O uso de chatbots é uma tendência de mercado que só vem ganhando força nos últimos anos. É crescente o número de empresas adeptas dessa ferramenta e têm obtido bons resultados em marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Um chatbot é um software conversacional que usa recursos de inteligência artificial para automatizar as interações com os clientes, simulando a capacidade humana de comunicação. 
  • A ferramenta funciona a partir de uma plataforma de mensagens, como o WhatsApp, e pode basear suas respostas em comandos pré-definidos ou usar o machine learning para identificar intenções. 
  • Os chatbots proporcionam maior agilidade no atendimento aos clientes, disponibilidade constante, economia de custos e melhora da geração de leads e do relacionamento com os consumidores. 
  • É possível usar a tecnologia nas etapas de prospecção e qualificação, bem como na coleta de dados sobre os clientes e na execução de estratégias de fidelização. 
  • O uso de chatbots não é a única estratégia para melhorar as vendas. Para aprender mais, baixe a nossa apresentação gratuita com 9 dicas para se tornar um expert em vendas difíceis!

Afinal, os chatbots permitem estabelecer um relacionamento com o público, otimizando as estratégias de prospecção e fidelização de clientes. E esse é um mercado em expansão, viu?

Segundo o Statista, é esperado que o market size de chatbots seja avaliado em cerca de 1,25 bilhão de dólares até 2025. Outro levantamento, da Juniper Research, mostrou que a tecnologia pode fazer com que as empresas economizem mais de 2 bilhões de horas em atendimento ao cliente. 

Simplificando, a ferramenta não apenas se mostra lucrativa para quem a desenvolve, mas também ajuda os negócios que as adotam no seu dia a dia a serem mais produtivos e economizar dinheiro. 

Quer aprender mais sobre chatbots antes de escolher usar um na sua empresa? Então, veio ao lugar certo. Neste artigo, explicamos o que e como funciona o chatbot, mas também os principais benefícios e quais os melhores do mercado. Vamos lá?

Primeiro, o que é chatbot?

Um chatbot pode ser definido como um software que simula conversas entre duas pessoas. Para simplificar, trata-se de um robô conversacional que troca mensagens com usuários humanos. As interações ocorrem de maneira automatizada com uso de recursos de Inteligência Artificial e simulam a capacidade de uma pessoal real se comunicar.

E esse é um conceito bem antigo. O primeiro chatbot data do ano de 1966, quando o cientista e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Joseph Weizenbaum, desenvolveu o software Eliza.

Eliza era um chatbot projetado para conversar com humanos a partir de respostas previamente definidas. Esse primeiro robô conversacional conseguia reconhecer aproximadamente 250 tipos de frases.

É claro que com o avanço da tecnologia a ferramenta foi refinada e, hoje, é possível conversar com um chatbot sem nem perceber, de tão natural que a conversa é. Interessante, não é mesmo?

>>>> Leia também: o que é chatbot? Como essa ferramenta funciona e como usá-la

Como funciona o chatbot, afinal?

Agora que você já sabe o que é chatbot, é preciso entender que essa ferramenta funciona a partir de uma plataforma para troca de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Telegram, Messenger e Skype.

Há, basicamente, duas possibilidades para um chatbot operar. A primeira delas é por meio de respostas pré-definidas em seu banco de dados. Tais respostas são enviadas para os usuários à medida que determinados comandos e palavras-chave são acionados.

A outra modalidade é por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning. Na prática, é a capacidade das máquinas aprenderem. 

Ou seja, quanto mais os usuários conversarem com o chatbot, mais “inteligente” ele fica, podendo enviar respostas personalizadas e mais precisas. 

Chatbots desse tipo conseguem, inclusive, identificar a intenção da conversa, não se limitando a reconhecer palavras-chave, deixando a interação ainda mais natural. 

>>>> Leia mais: chatbot para vendas — o que é essa ferramenta e como usá-la para impulsionar o faturamento do seu negócio

Quais as vantagens de usar um chatbot?

Entre as principais vantagens de usar um chatbot, podemos citar:

  • mais agilidade no atendimento aos clientes; 
  • disponibilidade 24 horas por dia;
  • coleta de dados sobre os consumidores; 
  • melhora do relacionamento com o cliente; 
  • aumento na geração de leads; 
  • economia de custos. 

No mais, os chatbots não são uma substituição dos agentes humanos. Eles são uma ferramenta que ajuda a tornar suas equipes de vendas e atendimento mais produtivas, permitindo que elas foquem em tarefas mais complexas. 

>>>> Veja mais: como gerar leads com chatbot? Confira estratégias e dicas inovadoras

Como usar um chatbot na sua empresa?

O Chatbot é uma ferramenta que serve para automatizar o atendimento, sem precisar dispor de atendentes humanos 24/7. Com os chatbots, é possível atender demandas de baixa complexidade, otimizando tempo e esforços, além de provendo retorno rápido para os clientes.

Também é possível usar os chatbots de outras maneiras, como:

  • prospecção de novas oportunidades de negócio;
  • qualificação de leads com conteúdos relevantes;
  • envio de lembretes de abandono de carrinho, no caso de e-commerces;
  • integração de informações úteis sobre seus produtos ou serviços presentes no site da empresa;
  • coleta e análise de feedback dos clientes;
  • execução de estratégias de pós-venda e fidelização.

>>>> Veja também: chatbot para atendimento — 4 dicas para melhorar a experiência do cliente

Chatbot vs e-mail marketing: qual é o melhor?

Para as estratégias de marketing e relacionamento, muitas empresas ainda ficam na dúvida sobre qual ferramenta é a melhor: o chatbot ou o e-mail marketing? 

Bem, o uso de um não necessariamente deve excluir a necessidade de outro. Até porque ambas as ferramentas possuem suas vantagens.

No chatbot, por exemplo, as chances do usuário abrir uma mensagem que você disparar são maiores. Além disso, os robôs de mensagens instantâneas são a preferência de usuários mais jovens.

Por outro lado, o e-mail marketing permite nutrir os leads com conteúdos mais ricos e aprofundados.

Logo, a escolha da ferramenta mais adequada depende das características do seu público-alvo e das estratégias de qualificação e relacionamento que você quer adotar. E por que não usar logo as duas?

Porém, fique atento, porque ao usar diferentes formas de captação de leads, como chatbots, e-mail marketing, blogs e outras, é importante segmentar essas origens de clientes para descobrir quais são as estratégias mais efetivas. 

Veja como com o Agendor:

Quanto custa um chatbot?

O valor do investimento para desenvolver e implementar um chatbot na sua empresa depende do tipo de software que você quer usar e das funcionalidades que você deseja integrar à plataforma.

Tendo isso em vista, os preços costumam variar de R$ 40 a R$ 2.000 por mês por agente de atendimento. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada das opções para ver a que se encaixa no seu orçamento. 

Quais os melhores chatbots do mercado?

Os melhores chatbots do mercado hoje são:

Bom, agora que você já conhece mais sobre chatbots, que tal investir em uma ferramenta dessa para a sua empresa? 

No entanto, saiba que depois de começar a usar chatbots em seu negócio, é fundamental acompanhar os resultados e comparar seus KPIs de vendas antes e depois desse projeto.

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