A prospecção ativa é um dos maiores desafios para quem trabalha com vendas. Mas, com o uso correto de ferramentas como o cold mail, é possível conduzir melhor essa primeira etapa do processo comercial e obter excelentes resultados.
Se bem executada, a estratégia de envio de cold mails é capaz de despertar o interesse de potenciais clientes na sua proposta de valor e, futuramente, convencê-los a fechar negócio com você.
Neste artigo, você vai entender melhor tudo o que você precisa saber sobre o que é cold mail.
Continue a leitura para descobrir a diferença entre cold mail e e-mail marketing, os desafios dessa estratégia e 5 dicas de como elaborar bons cold mails para seus leads:
- Personalize sua abordagem;
- Não faça disparos em massa;
- Não polua seus cold mails com imagens e links;
- Estruture um fluxo de cadência;
- Crie um assunto que chame a atenção do lead.
Leia também: Conquistando clientes por email: Tudo o que você precisa saber sobre cold email
O que é cold mail?
Podemos definir o que é cold mail como uma estratégia que consiste em enviar e-mails para potenciais clientes que, até então, não entraram em contato com a sua empresa.
A intenção é iniciar ativamente um contato com um prospect que, segundo critérios pré-estabelecidos, têm potencial para se interessarem por seu produto ou serviço e se tornarem clientes.
Leia mais: GUIA: como criar e-mail de prospecção de clientes
Cold mail é spam?
Essa é uma dúvida bastante comum. Apesar de muitas pessoas confundirem cold mail com spam, a resposta é: não, cold mail não é o mesmo que spam.
Os spams são mensagens disparadas em massa por e-mail. De conteúdo genérico, os e-mails considerados spams, em geral, possuem muitas imagens e links.
Já os cold mails apresentam uma abordagem mais personalizada e são encaminhados apenas para leads com reais chances de se interessarem pela solução que a empresa oferece.
Veja também: 3 exemplos de email de prospecção: conheça as melhores práticas!
Qual a diferença entre cold mail e e-mail marketing?
Também não é difícil observar certa confusão entre cold mail e e-mail marketing. A diferença entre essas estratégias é que enquanto as mensagens de cold mail são enviadas para contatos “frios”, o e-mail marketing é disparado para quem já conhece a empresa e autoriza o envio dessas mensagens.
Ainda sobre o e-mail marketing, ele é enviado para nutrir os leads com conteúdos ricos e qualificá-los.
Veja mais: Cold calling 2.0: como otimizar os resultados das suas “ligações frias”
Principais desafios do cold mail
A estratégia de envio de cold mail possui alguns desafios que valem a pena mencionarmos aqui. São eles:
- O endereço de e-mail não existe;
- O mesmo endereço abrange diferentes pessoas;
- Identificar os tomadores de decisão.
Como fazer um cold mail?
Para que você possa ser bem sucedido na sua estratégia de cold mail e fazer com que seus leads não só abram as mensagens mas também respondam e aceitem dar continuidade ao relacionamento, trouxemos aqui 5 dicas valiosas.
1. Personalize sua abordagem
Quanto mais personalizada for a sua abordagem no cold mail, mais eficaz ele tende a ser. Pesquise sobre o lead e mostre que você sabe com quem está falando.
Além de usar o nome do destinatário, mencione informações sobre a empresa, o mercado em que ela atua e o cargo que o lead ocupa.
Com a personalização do cold mail, fica mais fácil gerar rapport e despertar o interesse dos leads.
Para sua personalização ficar mais efetiva, use técnicas de abordagem de vendas como estas:
2. Não faça disparos em massa
Outra dica para que a sua estratégia de cold mail dê certo é evitar fazer disparos em massa de uma mesma mensagem para vários contatos. Isso vai de encontro à nossa dica anterior.
3. Não polua seus cold mails com imagens e links
O uso excessivo de imagens e links direcionando o leitor para outras páginas da web deve ser evitado. Caso contrário, seu cold mail pode ser identificado como spam pelos servidores de e-mail.
Um elevator pitch é uma forma simples e objetiva de apresentar sua empresa, pode ser útil nessa hora, veja como funciona:
4. Estruture um fluxo de cadência
Estruturar um fluxo de cadência significa definir quantos cold mails serão disparados e com que intervalo de tempo. Dessa forma, você consegue organizar melhor sua estratégia e de fato criar uma conversa com seu potencial cliente.
5. Crie um assunto que chame a atenção do lead
O assunto do e-mail é determinante para captar a atenção do lead e fazer com que ele abra a mensagem.
Tendo isso em vista, algumas recomendações que você pode seguir na hora de criar o assunto são:
- Seja direto e instigante;
- Evite assuntos longos;
- Faça uma pergunta;
- Não use muitos pontos de exclamação;
- Insira o nome do destinatário no assunto;
- Estabeleça um senso de urgência;
- Não coloque as palavras em CAIXA ALTA;
- Fuja de termos como “Clique aqui” e “Não perca essa oportunidade”.
Confira em nosso blog: O que é cold calling e como utilizar essa técnica de prospecção?
Bom, agora que você já sabe mais sobre cold mail, invista nessa estratégia para prospectar melhor e gerar novas oportunidades de negócio.
Saiba mais: Prospectando e convertendo clientes com o uso do e-mail marketing
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