Fit de mercado é uma expressão que define se o produto ou serviço oferecido pela empresa é compatível com as necessidades do mercado e dos clientes.
Para ter sucesso em vendas, portanto, saber a definição de fit de mercado, ou market fit, é um bom começo. Entretanto, para ir além na estratégia, é preciso se aprofundar mais no assunto.
Continue a leitura deste artigo e veja 5 perguntas e respostas sobre o assunto:
- O que é Fit de mercado?
- O que significa “ter fit”?
- O que é Product Market Fit?
- Qual é a importância do PMF (Product Market Fit)?
- O que fazer para atingir o Product Market Fit?
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O que é fit de mercado?
Fit de mercado é o nome dado à “sintonia” entre um produto ou serviço e o mercado no qual está inserido. Outro nome utilizado para definir o “market fit” é a tradução para o português “ajuste de mercado”, que reforça a ideia de que uma empresa com bom fit está adequada (ou ajustada) às necessidades do consumidor do segmento no qual atua.
Um produto que tem fit com o mercado cumpre uma série de requisitos, tais como:
- preço competitivo;
- alto valor agregado para o cliente;
- coerência com as necessidades do consumidor;
- potencial de resolução da “dor” da buyer persona;
- desenho claro do público-alvo buscado.
Fit de mercado é um dos mais populares termos de vendas. Quer conhecer mais palavras fundamentais no vocabulário de um bom empreendedor? Leia nosso glossário completo com termos de vendas!
O que significa “ter fit”?
A expressão “ter fit” tem múltiplos significados. Em geral, ela está relacionada à sintonia, sinergia, identificação entre um produto ou serviço e seu cliente — ou o mercado no qual ele está inserido.
Veja abaixo alguns exemplos nos quais a expressão “ter fit” é usada:
- quando um cliente tem fit com uma marca: se enquadra no perfil de cliente ideal;
- marca que tem fit com o mercado: se enquadra nas necessidades do segmento;
- colaborador tem fit com a empresa: seus valores e propósitos têm sinergia com o DNA da empresa.
O que é Product Market Fit?
Product Market Fit é uma espécie de indicador que aponta a “adequação do produto ao mercado”. O conceito foi criado por Marc Andreessen, um investidor do Vale do Silício, e diz respeito ao fator de inserção de um produto no mercado.
Empresas que contam com um bom Product Market Fit (ou PMF, como o termo é chamado) estão inseridas em um segmento forte e oferecem produtos ou serviços que satisfaçam às necessidades do público deste segmento e que coloquem as organizações à frente de seus concorrentes.
Em resumo: Product Market Fit é uma ferramenta que ajuda a mapear o sucesso ou fracasso de um produto no mercado. Este mapeamento é feito com base em uma equação que relaciona as necessidades dos consumidores e a solução oferecida pelo negócio.
O Product Market Fit é uma das etapas fundamentais para orientar a prospecção de clientes. Aliás, falamos mais sobre ele neste artigo. Que tal ler e se informar um pouco mais sobre o tema?
Entenda melhor o que é PMF neste vídeo:
Qual é a importância do PMF (Product Market Fit)?
Ao compreender o PMF de sua solução, a empresa é capaz de avaliar sua existência no mercado, compreender se está se posicionando de forma correta e, principalmente, identificar gargalos na sinergia do produto com o mercado.
O entendimento do Product Market Fit permite compreender, por exemplo, as razões pelas quais o lançamento de um produto no mercado não prosperou, ou os melhores momentos para inserir um novo serviço no catálogo da empresa.
Além disso, o acompanhamento do PMF permite identificar padrões de consumo que podem contribuir para o sucesso ou para o fracasso de um novo produto ou serviço.
O que fazer para atingir o Product Market Fit?
Veja a seguir uma lista de atitudes que ajudam as empresas a alcançarem seu Product Market Fit:
- Estude o mercado frequentemente;
- Entenda as necessidades do seu consumidor;
- Identifique desejos que ainda não foram atendidos por outras soluções do mercado;
- Elabore uma proposta de valor inegável para o seu produto;
- Crie uma versão de teste do produto;
- Faça experimentos em grupos focais para entender o nível de sinergia e receptividade entre o consumidor e o produto;
- Colete feedbacks e utilize-os para aperfeiçoar o produto;
- Assegure-se de que um montante considerável do público disponível deseja ou precisa do seu produto (use pesquisas e questionários para isso!)
- Lance o produto otimizado
- Acompanhe seu resultado e refaça o processo periodicamente.
Veja mais dicas para conquistar o seu mercado:
Fit de mercado deve ser buscado continuamente
Para concluir, um ponto de atenção importante: para continuamente ter product fit, é preciso monitorar o PMF de forma frequente na sua empresa. Isso porque o mercado se transforma o tempo inteiro e, caso seja negligenciado esse fator, as soluções podem acabar se tornando obsoletas ou perdendo espaço para a concorrência.
Por isso, fique sempre atento ao seu fit de mercado!
Uma boa maneira de entender o quanto sua solução é relevante para o público é avaliar diariamente o desempenho do Funil de Vendas. Entenda mais no nosso material Funil de Vendas na Prática!