Funil de vendas é uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para acompanhar a jornada do cliente em todos os seus estágios, direcionando, a cada etapa, as melhores estratégias e táticas.
Porém, para executar um funil de vendas com precisão, é preciso ir além neste conceito.
Por isso, ao continuar e leitura, você descobre:
- O que é funil de vendas?
- Quais são as principais etapas do funil de vendas?
- Como fazer um funil de vendas?
- O que é funil de vendas no marketing digital
- Qual a importância do funil de vendas
- Tipos de funil de vendas
- Hacks para otimizar o funil de vendas
1. O que é funil de vendas?
Funil de vendas é uma ferramenta estratégica criada com o objetivo de monitorar e acompanhar o potencial cliente em todos os seus estágios de compra.
Ao longo do funil de vendas, cada etapa representa um nível de amadurecimento do cliente em relação ao produto ou serviço oferecido pela empresa, e, consequentemente, sobre a decisão de compra.
Empresas que utilizam o funil de vendas para acompanhar a jornada do cliente são capazes de identificar e desenvolver estratégias de nutrição e conversão adequadas ao nível de maturidade do lead em cada uma das etapas da jornada.
Leitura complementar: O que é funil de vendas?
2. Quais são as principais etapas do funil de vendas?
As principais etapas do funil de vendas convencional são:
- Topo do Funil: percepção e descoberta
- Meio do Funil: reconhecimento do problema e consideração da proposta
- Fundo do Funil: decisão de compra.
Muito se diz sobre a forma como o comportamento do consumidor influencia nas etapas do funil de vendas, bem como em seu formato. Há, inclusive, linhas de pesquisa que apontam que a maioria dos funis sequer lembra mais um funil, como este estudo, intitulado “A morte do funil de vendas”.
Entretanto, é importante conhecermos as etapas do funil de vendas tradicional para que, então, seja possível adaptá-lo conforme o comportamento do cliente.
Você conhece os benefícios de um funil de vendas? Descubra abaixo!
3. Como fazer um funil de vendas?
Basicamente, para fazer um funil de vendas, é necessário considerar os 7 passos abaixo:
- Determine o objetivo do seu negócio
- Estude e desenhe a jornada do cliente
- Relacione ações do time de vendas a cada etapa da jornada
- Ordene as ações a partir do primeiro ponto de contato até a conversão de venda
- Determine os gatilhos para cada ponto de virada do funil (o que faz um cliente mudar de estágio?)
- Delimite o tempo ideal de permanência do lead em cada estágio do funil de vendas
- Acompanhe o funil em prática e certifique-se de que não haja nenhum gargalo em sua execução.
Leituras complementares:
4. O que é funil de vendas no marketing digital
Em marketing digital, a estratégia do funil de vendas tem, como objetivo principal, criar uma sequência orientada de ações com estímulos de conteúdos relevantes, fazendo com que os leads se movimentem de uma etapa para outra.
O funil de vendas é estratégico para o marketing digital, uma vez que garante a sintonia entre a maturidade do lead e a profundidade do conteúdo oferecido em cada etapa.
Entenda: como criar um funil de vendas no marketing digital?
5. Qual a importância do funil de vendas
O funil de vendas é importante para:
- Conferir previsibilidade aos resultados, uma vez que cada etapa do funil depende do desempenho da etapa anterior;
- Otimizar a gestão da força de vendas, padronizando os processos e tornando a ação do time focada em resultados;
- Maior produtividade: com um funil pré-desenhado, fica mais fácil tomar decisões durante o acompanhamento da jornada do cliente, o que torna a equipe mais produtiva e disponível para condutas estratégicas;
- Maiores chances de conversão: ao longo do funil, os leads são cuidadosamente nutridos para que cheguem à etapa final prontos para a conversão.
Um CRM como o Agendor permite à sua operação comercial alcançar todos os benefícios de uma gestão do funil de vendas. Saiba mais:
6. Tipos de funil de vendas
Os principais tipos de funil de vendas utilizados no mercado são:
- Funil de vendas com foco na conversão de leads qualificados;
- Funil com foco na nutrição de leads;
- Funil com foco na tomada de decisão;
- Funil de pós-venda.
Entenda com detalhes como funciona cada tipo de funil de vendas.
7. Hacks para otimizar o funil de vendas
Veja 8 dicas para otimizar o funil de vendas:
- Conheça seu público-alvo e tenha personas bem definidas;
- Crie conteúdos diretos, capazes de oferecer respostas a perguntas;
- Use diferentes canais para construir presença digital;
- Ofereça diferentes meios de comunicação com o cliente;
- Crie CTAs com alto potencial de conversão;
- Realize testes A/B para atestar a fluidez do funil;
- Monitore resultados e ajuste gaps com frequência;
- Treine a equipe para dominar as ferramentas de gestão do funil de vendas.
Saiba mais sobre o CRM como ferramenta de apoio na gestão do funil de vendas.
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