Conquistar cada vez mais clientes de maneira escalável, sem precisar aumentar na mesma proporção os investimentos e os custos, é um dos maiores desafios de qualquer gestor empresarial ou gerente de marketing e vendas.
Nesse sentido, as estratégias de Inbound marketing podem ser grandes aliadas de empresas que buscam gerar novas oportunidades de negócios de forma economicamente viável e qualificada.
Para saber mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas, continue a leitura e confira as respostas para as seguintes perguntas:
- O que é Inbound?
- Qual a diferença entre Inbound e Outbound?
- Como funciona Inbound Marketing?
- Qual o objetivo do Inbound Marketing?
- O que é o Inbound Sales?
- 9 dicas de Inbound para usar na sua empresa
Leia também: Entenda o que é Inbound Sales e baixe infográfico: 10 erros que vão fazer suas vendas inbound naufragar
O que é Inbound?
Em livre tradução, Inbound significa “de entrada”. Esse termo é utilizado para se referir à atração espontânea de novos clientes.
O Inbound está relacionado, portanto, a ser encontrado pelos clientes e ajudá-los a percorrer a jornada de compra.
Veja mais: Entenda o que é Inbound Marketing e Sales e conheça 4 estratégias que funcionam
Qual a diferença entre Inbound e Outbound?
O Outbound, ou “de saída” em livre tradução, é o oposto do Inbound. Se neste trabalha-se com a atração voluntária de novos clientes, no Outbound é a empresa que vai até potenciais clientes de maneira ativa.
Enquanto no Inbound busca-se fazer com que a empresa seja encontrada de forma espontânea pelos clientes, no Outbound é feito exatamente o contrário.
São utilizadas estratégias mais tradicionais e as chamadas estratégias de “interrupção”, como cold calling e cold mailing, anúncios em mídias offline (jornais, revistas, TV e rádio).
Já as estratégias de Inbound envolvem produção de conteúdo em formato de blog posts, vídeos no YouTube, e-mail marketing, publicações nas redes sociais, técnicas de SEO etc.
Leia mais: As principais formas de captar clientes: Inbound X Outbound Marketing
Neste vídeo, você confere como o marketing digital pode ter um importante papel em sua estratégia de atração de clientes inbound:
Como funciona Inbound Marketing?
O Inbound Marketing funciona a partir da internet. As estratégias de atração são voltadas para o ambiente online, buscando atrair mais visitantes para o site e blog da empresa, oferecer conteúdos em troca de dados de contato e qualificar os leads com esses materiais.
A intenção é ajudá-los a entender melhor o problema que eles enfrentam e mostrar como a sua empresa pode solucionar tal desafio.
Com base nos dados coletados dos leads, consegue-se segmentar as ações de Inbound Marketing, facilitando a conversão deles em clientes.
DICA: 6 ferramentas de inbound marketing que você não pode deixar de usar
Qual o objetivo do Inbound Marketing?
O principal objetivo do Inbound Marketing é ajudar potenciais clientes a entenderem suas necessidades e solucionar seus problemas.
A intenção é fornecer conteúdos e informações sobre o desafio enfrentado para atrair e engajar clientes em potencial e ajudá-los a chegar a uma decisão de compra.
Veja também: Conheça os benefícios do inbound marketing para a equipe de vendas
O que é o Inbound Sales?
O Inbound Sales se opõe à abordagem comercial direta. Aqui busca-se entender e respeitar o tempo que cada cliente leva para chegar a sua decisão de compra.
No Inbound Sales, o cliente chega até a empresa interessado em saber mais sobre sua proposta de valor e sobre como ela pode solucionar os problemas que ele enfrenta.
Ele, então, é orientado pelo time de vendas durante as etapas do processo comercial a partir de conteúdos que vão ensiná-lo sobre o produto ou serviço e ajudá-lo a decidir.
Confira em nosso blog: CRM e Inbound Marketing: 4 razões para integrá-los
Neste infográfico você confere algumas das técnicas usadas na hora de captar clientes:
9 dicas de Inbound para usar na sua empresa
Se você tem interesse em implementar o Inbound Marketing e Sales na sua empresa, confira abaixo algumas dicas essenciais que vão te ajudar a ter sucesso com essas estratégias.
- Tenha um perfil de cliente ideal bem definido;
- Conheça os problemas enfrentados por suas personas;
- Faça uso de landing pages para segmentar e qualificar os contatos;
- Ofereça conteúdos que agreguem valor para o lead;
- Pontue seus leads (lead scoring) para indicar o nível de maturidade deles;
- Utilize uma plataforma de CRM para gerenciar seus leads de maneira mais eficaz;
- Personalize as interações com os leads, principalmente no envio de e-mail marketing;
- Invista em um software de automação de marketing para ganhar mais agilidade e escalabilidade;
- Promova o alinhamento entre as equipes de marketing e de vendas a partir de um Acordo de Nível de Serviço (SLA).
Veja dicas de como alinhar as áreas de marketing e vendas neste vídeo do CMO do Agendor, Júlio Paullilo:
Saiba mais: Inbound Marketing: o que é e como ele pode potencializar seus negócios
Bom, agora que você já sabe mais sobre Inbound, que tal começar a implementar na sua empresa e atrair mais oportunidades de negócio?
Depois de atrair novos leads por meio do inbound marketing, você deve qualificá-los, em busca das melhores oportunidades de vendas. Este e-book gratuito vai ajudar você, baixe agora: Guia definitivo para qualificação de leads – Saiba como tornar o processo de qualificação de leads da sua empresa mais inteligente e assertivo