O que você sabe sobre lead de vendas?
Elaboramos aqui um glossário para sanar todas as suas dúvidas sobre essa temática. Nas próximas linhas deste conteúdo, você vai descobrir:
- O que é lead?
- O que é captação de leads
- Qual a importância da captação de leads?
- O que é a nutrição de leads?
- Como gerar mais leads?
- O que é lead time?
- Para que serve o lead time?
- Quais são as principais métricas para a gestão de leads?
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Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre lead de vendas.
Veja também: Gestão de leads: um GUIA completo para um controle eficaz
O que é lead?
Os leads podem ser definidos como oportunidades de negócio para a sua empresa. Tratam-se de pessoas que, em algum momento, demonstraram certo interesse por suas soluções e, voluntariamente, deixaram um meio de contato e desejam saber mais sobre o seu produto ou serviço.
Saiba mais: Saiba o que são leads e conheça 8 dicas para conquistá-los
O que é captação de leads
Um lead é um cliente em potencial que está ao alcance da empresa. E, para capturar leads, é comum que a empresa ofereça conteúdos relevantes, materiais educativos, demonstrações da solução comercializada ou qualquer outro benefício em troca de alguns dados do usuário.
Ou seja, a captação de leads ocorre quando a empresa consegue fazer com que o visitante sinta-se interessado o suficiente pelas soluções que ela oferece a ponto de fornecer, voluntariamente, alguns dados (nome, telefone e e-mail, por exemplo) em troca de algo relevante.
Leia mais: Captação de leads: o que é e como por em prática em sua empresa agora mesmo!
Qual a importância da captação de leads?
Quando uma pessoa tem um primeiro contato com a empresa, dificilmente ela estará pronta para efetuar uma compra B2B.
Logo, a captação de leads é um processo importante para inserir esses usuários no funil de vendas e nutri-los até que eles estejam maduros e confortáveis o suficiente para tomarem sua decisão de compra.
Além disso, a importância da captação de leads também reside na possibilidade de construir um relacionamento mais próximo com esses clientes em potencial.
Depois de captar seus leads eles fluirão pelo pipeline de vendas e seus vendedores devem dar atenção a todos eles. Veja como a equipe comercial pode se organizar melhor, nessa hora, com ajuda do Agendor:
O que é a nutrição de leads?
A nutrição de leads é quando a empresa passa a fornecer conteúdos capazes de fazer com que os leads amadureçam, entendam melhor suas necessidades e como o produto ou serviço oferecido pode ajudá-lo a solucioná-las.
O objetivo da nutrição de leads é conduzir os leads por todas as etapas do funil de vendas e fazer com que eles se sintam prontos e seguros para tomarem sua decisão de compra.
Além disso, o processo de nutrição serve para manter o lead interessado nos produtos e serviços da sua empresa. Assim, há mais chances de conseguir fechar um bom negócio.
A nutrição de leads é uma importante etapa do pipeline de vendas, com o objetivo de movimentar os leads em direção ao fechamento de um venda, veja mais sobre o pipeline de vendas:
Leia também: Como usar a nutrição de leads para gerar mais vendas
Como gerar mais leads?
Para gerar leads para a sua empresa, existem diferentes ferramentas e estratégias que podem te ajudar. Veja a seguir alguns dicas essenciais:
- Defina as buyer personas do seu modelo de negócio;
- Faça um mapeamento do seu funil de vendas;
- Produza conteúdos relevantes para o blog da empresa;
- Utilize técnicas de SEO para impulsionar os conteúdos;
- Esteja presente nas redes sociais;
- Faça uso de e-mail marketing;
- Utilize landing pages para oferecer conteúdos ricos em troca do contato dos visitantes;
- Utilize CTA (Call To Action) para direcionar o visitante a outros conteúdos;
- Participe de feiras e eventos;
- Firme parceria com outras empresas.
Veja também: 6 dicas para tornar um lead quente para a venda
O que é lead time?
Lead time se refere ao tempo médio que uma empresa leva para atender as solicitações que recebe de seus leads e clientes.
Para que serve o lead time?
O lead time serve como um indicador de desempenho. Ao medir o lead time, a empresa passa a ter maior controle sobre o tempo que ela leva para atender as solicitações que recebe.
Dessa forma, é possível encontrar maneiras de agilizar os processos e deixar os leads mais satisfeitos.
Quais são as principais métricas para a gestão de leads?
Além do lead time, existem outros indicadores de desempenho que você pode implementar para fazer uma gestão de leads mais eficiente.
Custo por Lead – CPL
- CPL = Investimentos em marketing / Número de leads
Leads por Venda (LPV)
- LPV = Número de leads / Número de vendas
Taxas de conversão
- Taxa de conversão = Número de leads gerados / Total de leads convertidos em clientes
Confira também: Quais métricas de vendas avaliam a saúde do seu funil de vendas?
Veja mais alguns exemplos de métricas usadas em operações de vendas:
E aí? Esclarecemos as suas dúvidas sobre lead de vendas? Implemente as dicas que citamos aqui e feche mais negócios.
Saber qualificar corretamente seus leads é fundamental para qualquer empresa, veja como fazer isso baixando nosso e-book gratuito: Guia definitivo para qualificação de leads