MRR é a abreviação de Monthly Recurring Revenue, ou, traduzindo ao pé da letra, Receita Mensal Recorrente. Trata-se de uma métrica que ajuda a garantir a saúde financeira de um negócio, permitindo estimativas realistas sobre ganhos fixos mensais e receitas esperadas.
Quer entender qual o impacto do cálculo do MRR no seu negócio? Então continue a leitura e desvende os mistérios deste indicador em 6 perguntas essenciais sobre o tema:
- O que é mrr?
- O que é MRR churn?
- Como calcular a receita recorrente mensal (MRR)?
- Por que trabalhar a MRR?
- Qual a diferença entre ARR e MRR?
- Como aumentar o MRR?
Boa leitura!
1. O que é MRR?
MRR é a sigla correspondente à expressão Monthly Recurring Revenue, ou, em potuguês, “Receita Mensal Recorrente”. Trata-se de um indicador que reúne toda a receita frequente da empresa, ou seja, aquela que se repete mensalmente.
É um indicador bastante utilizado em empresas SaaS (que vendem softwares como serviço) ou que trabalham com planos de assinatura.
Cálculo do MRR:
número de clientes x receita recorrente paga por cada um deles
Veja um exemplo:
Se sua empresa comercializa planos de assinatura de um sistema a R$199 mensais, e vende este plano para 35 clientes, o MRR é calculado assim:
35*199 = R$6.965,00.
2. O que é MRR churn?
MRR churn é o nome dado ao indicador que calcula o valor “perdido” em recorrência, em função da desistência de clientes.
O cálculo do MRR Churn é feito assim:
clientes perdidos * valor pago mensalmente por eles.
Suponhamos que, em um mês, sua empresa perca um total de 5 assinaturas de serviço no valor de R$199,00. Neste caso, o MRR Churn será:
5 * 199 = R$995,00
Este é o valor que sua empresa deixou de ganhar com a desistência dos 5 clientes.
Leitura complementar: O que é churn rate? Como evitar a taxa?
Conheça outros importantes KPIs de vendas, que vão ajudar na gestão dos vendedores:
3. Como calcular a receita recorrente mensal (MRR)?
O cálculo do indicador MRR – Receita Mensal Recorrente obedece à seguinte fórmula:
MRR = número de clientes recorrentes * valor pago mensalmente por cada um deles
De forma prática, funciona assim:
Se sua empresa tem 150 clientes consumidores de um plano de assinatura a R$250 mensais, o MRR será:
150*250 = R$37.500.
Esta é a receita recorrente esperada pela empresa, ou seja, o valor que entrará no caixa da empresa de forma previsível.
4. Por que trabalhar a MRR?
Trabalhar o acompanhamento do índice MRR, ou da Receita Mensal Recorrente, é um caminho para assegurar a saúde financeira do negócio.
Com um bom provisionamento de recursos, as organizações se preparam para fazer investimentos realistas e para direcionar estratégias de captação de novos clientes no momento certo ou, ainda, para focar na renovação de contratos em um bom timing.
Veja mais alguns benefícios de acompanhar o MRR abaixo:
- motivação do time, ao acompanhar as tendências de crescimento do negócio;
- clareza e estímulo a novos investidores;
- decisões orçamentárias assertivas;
- previsibilidade de gargalos, ajudando a solucionar problemas antes que eles se tornem graves;
- compreensão das tendências de comportamento do consumidor (como o tempo médio de duração dos contratos — ou Lifetime Value (LTV) dos clientes);
Leitura complementar: O que é e como acompanhar o LTV.
5. Qual a diferença entre ARR e MRR?
ARR é a sigla para Anual Recurring Revenue, ou Receita Recorrente Anual. A principal diferença entre o ARR e o MRR é, portanto, o período analisado pelo indicador.
Enquanto o MRR foca na recorrência mensal, o ARR busca uma previsão de longo prazo, mais precisamente, 12 meses.
6. Como aumentar o MRR?
Veja algumas dicas para aumentar o MRR em sua empresa:
- Apostar em fidelização de clientes, fazendo com que permaneçam no plano contratado por mais tempo;
- Otimizar estratégias de prospecção de clientes, renovando a base de clientes sempre que possível;
- Trabalhar o processo com paciência, compreendendo as particularidades dos clientes e cada ciclo de vendas;
- Investir em Upsell e Cross-sell, otimizando a performance de cada cliente conquistado;
- Rever periodicamente o valor cobrado pelo serviço — e fazer reajustes, se necessário
- Automatizar a cobrança, reduzindo a inadimplência e reduzindo a responsabilidade do cliente com o pagamento mensal;
- Apostar em um atendimento ao cliente impecável;
- Estimular o marketing de indicação, ampliando a base de novos clientes a partir de boas recomendações;
- Limitar as condições e ofertas atreladas à versão gratuita do seu plano (que tal transformá-lo em uma versão trial limitada a um período de uso?)
- Criar planos intermediários que atendam a diferentes perfis de clientes;
- Investir em Customer Success para garantir uma excelente experiência de compra e uso do serviço.
Veja como acompanhar indicadores de vendas no Agendor:
Leitura complementar: saiba mais sobre os principais caminhos para aumentar o seu MRR!
- Como fidelizar clientes?
- 7 segredos sobre prospecção de clientes
- Upsell e Cross-Sell
- Tudo sobre Marketing de Indicação ou Referral Marketing
- Customer Success + 4 desafios
Continue aprendendo: acesse gratuitamente nosso Ebook: Como escalar resultados usando as principais métricas de vendas!