“É impossível agradar a todo mundo”, “quem tudo quer, nada tem”, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
Mais do que frases que você pode usar em seu dia a dia social, essas sentenças ajudam a traduzir um importante conceito de marketing: o nicho de mercado.
Aquela parcela especial do público que você escolheu para atender melhor do que todos os concorrentes.
Mas como escolher um nicho de mercado lucrativo?
Esse é um questionamento que muitos empreendedores fazem, especialmente os de pequeno e médio porte ou que estão iniciando suas operações.
Isso porque, ao definir um nicho de mercado, fica mais fácil se posicionar como autoridade e conquistar um público fiel aos seus produtos e serviços.
Mas, antes de tudo, você sabe o que significa nicho de mercado?
Se não, fica tranquilo que vamos explicar tudo para você neste conteúdo. Prossiga a leitura para conferir nos tópicos a seguir:
- O que é nicho de mercado?
- Por que é importante definir um nicho de mercado para a sua empresa?
- Como se identifica um nicho de mercado?
- Como saber se um nicho de mercado é bom?
- Como escolher um nicho de mercado lucrativo?
Leia também: Segmentação de clientes: o que é e como executar com maestria para alcançar resultados comerciais!
O que é nicho de mercado?
O que é nicho de mercado pode ser definido como um recorte que se faz em um mercado maior. O ideal é que esse recorte ainda seja pouco explorado por outros players, facilitando sua entrada nesse mercado.
Trata-se de um tipo de segmentação em que se define um grupo menor com interesses, comportamentos, dores e necessidades bem específicas, as quais ainda não foram plenamente atendidas por outras empresas que focam no mercado mais amplo.
Leia mais: Porque (e como) você deve encontrar seu nicho de mercado
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Por que é importante definir um nicho de mercado para a sua empresa?
A definição de um nicho de mercado para o seu modelo de negócio é importante por inúmeros motivos. Um deles se refere à sustentabilidade financeira da sua empresa.
Tentar competir em um mercado amplo, composto por grandes corporações já bem estabelecidas, pode levar a sua empresa a ruir.
Por outro lado, se você focar em um nicho específico, você consegue manter o seu negócio mais competitivo, agregar valor às suas soluções e tornar sua empresa mais lucrativa.
A importância de definir um nicho de mercado também está nos investimentos menores em marketing para divulgar suas soluções e fazer a gestão de relacionamento com seu público-alvo.
Dividir os clientes por perfis também vai te ajudar a vender mais, conheça alguns tipos de clientes mais comuns:
Confira: Os 13 tipos de clientes mais difíceis que sua empresa pode atender
Como se identifica um nicho de mercado?
Para identificar um nicho de mercado, você pode considerar critérios geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.
É possível, por exemplo, que a sua empresa se dedique a atender uma região específica da sua cidade, estado ou país. Ou, então, destinar suas soluções apenas para mulheres negras empreendedoras de 30 a 40 anos.
Você também pode identificar um nicho de mercado considerando valores, crenças e hábitos de consumo do seu público-alvo.
Veja mais: Como segmentar o mercado e aumentar as vendas
Precisando segmentar seus clientes para escolher um nicho e definir estratégias? Veja como um sistema CRM pode alcaufar você a fazer isso:
Como saber se um nicho de mercado é bom?
Para saber se um determinado nicho de mercado é realmente promissor, é preciso ser feita uma avaliação sobre as necessidades desse recorte do mercado que ainda não foram atendidas.
Além disso, é importante entender também a relação entre esse nicho e as outras empresas. Será que esses clientes estariam dispostos a trocar essas marcas pela sua?
Faça também uma pesquisa para saber o quão dispostos os seus potenciais clientes estão a pagar por uma solução que contemple de forma plena suas atuais necessidades.
Veja também: 3 formas de classificar clientes para definir estratégias com mais assertividade
Como escolher um nicho de mercado lucrativo?
Agora que você já sabe o que significa nicho de mercado, por que é importante definir e como identificar, é hora de descobrir algumas dicas que vão te ajudar a escolher um nicho capaz de gerar bons lucros para a sua empresa.
- Reveja as suas estratégias de negócio do ponto de vista quantitativo (metas de vendas e lucro) e qualitativo (valores, missão, responsabilidade corporativa);
- Investigue as necessidades do mercado e de seus clientes atuais;
- Entenda como seus produtos e serviços ajudam seus clientes hoje e como é possível ajudá-los ainda mais;
- Faça diferentes recortes do mercado e avalie qual está mais alinhado aos objetivos da sua empresa;
- Identifique seus diferenciais competitivos;
- Realize projeções financeiras para avaliar o potencial de retorno dos nichos de mercado.
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Bom, ficou claro o que significa nicho de mercado e a importância de fazer essa segmentação?
Lembre-se de que conseguir identificar nichos promissores pode ser determinante para a sobrevivência e desenvolvimento do seu modelo de negócio.
Ao segmentar corretamente seu mercado e escolher nichos de atuação mais lucrativos e rentáveis, sua empresa pode se tornar muito mais bem-sucedida.
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