OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave. O objetivo da estratégia é facilitar a definição e o acompanhamento dos objetivos do negócio.
Além disso, os OKR fornecem métricas intermediárias que ajudam a orientar a performance do time rumo ao alcance dos melhores resultados.
Quer saber mais sobre o potencial dos OKRs? Continue a leitura para saber a resposta para as 7 perguntas-chave sobre o tema:
- O que é OKR?
- Qual a origem da metodologia OKR?
- Como construir um OKR?
- Como medir OKR?
- O que é OKR para vendas?
- Por que usar OKR para vendas?
- Qual a diferença entre KPI e OKR?
Boa leitura!
1. O que é OKR?
OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou, em português, Objetivos e Resultados-chave. Trata-se de uma estratégia utilizada para definir e orientar metas, facilitando a conquista de objetivos por meio do alinhamento do time.
2. Qual a origem da metodologia OKR?
A metodologia OKR foi criada por Andrew Grove, cofundador da Intel, nos anos 70. Porém, apenas nos anos 1990 (mais precisamente em 1999), a metodologia ganhou popularidade com a ajuda de John Doerr, que implantou a técnica no Google. Aliás, o Google utiliza a metodologia OKR até hoje na empresa.
Originalmente, a metodologia OKR foi inspirada no método MBO, ou Management By Objectives. Este método foi criado por Peter Drucker, famoso estudioso da área de gestão, e também era baseado em metas para gerar resultados.
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3. Como construir um OKR?
Para construir um OKR, é preciso considerar a estrutura do sistema:
1. Objetivos delimitados
A pergunta-chave da primeira etapa de construção de um OKR é: “O que eu quero alcançar?”
Os objetivos delimitados neste momento devem ser realistas, inspiradores e qualitativos (ou seja, com impacto mensurável nas ações da organização). A ideia é que, com objetivos inspiradores, a equipe se movimente e se sinta engajada em cumprir as metas determinadas.
Leia mais: saiba como estruturar e atingir metas realistas
2. Prazo
O segundo aspecto essencial para a construção de um OKR é a determinação dos prazos. Determinar datas-limite para o cumprimento dos objetivos ajuda a torná-los palpáveis, bem como a orientar as ações da equipe no período.
3. Resultados-chave
O terceiro aspecto estrutural para elaborar um OKR é responder à pergunta: “como eu vou mensurar os resultados?”
Para isso, é importante elencar alguns KPIs (Key Performance Indicators) e indicadores que ajudem a apontar o andamento dos OKRs desenhados.
A ideia é que cada OKR tenha entre 2 e 5 indicadores-chave (quantitativos, ou seja, com resultados numéricos) atrelados. Isso porque a combinação destes índices pode auxiliar na obtenção de um panorama realista sobre o trabalho do time.
Leitura complementar: entenda como os OKRs auxiliam na Gestão por Resultados!
4. Como medir OKR?
A mensuração do andamento de um OKR acontece com a ajuda de KPIs, ou Key Performance Indicators. Estes KPIs são indicadores que acompanham a atuação da equipe responsável pelo OKR sob diferentes óticas.
Veja o exemplo abaixo:
Suponhamos que a empresa X tenha, como objetivo, aumentar em 25% sua geração de leads em 1 ano.
Para que o objetivo seja alcançado, a equipe deve se atentar ao cumprimento de alguns resultados-chave, tais como:
- Produzir 6 conteúdos mensais para blog
- Desenvolver 2 materiais para captação de contatos por mês
- Melhorar em 15% a taxa de conversão nos funis de nutrição por mês
5. O que é OKR para vendas?
A metodologia OKR é uma técnica de gestão de resultados que tem, como base, a definição de objetivos e de resultados-chave que orientam o alcance destes objetivos.
No caso do OKR para vendas, esta metodologia é aplicada pelo setor comercial, e os objetivos traçados se relacionam à obtenção de uma melhor performance em vendas.
Leia mais sobre os OKRs para vendas!
6. Por que usar OKR para vendas?
Veja alguns dos benefícios de utilizar a metodologia OKR para vendas:
- Engajamento da equipe: a construção coletiva dos OKRs de vendas contribuem para a geração do senso de pertencimento àquele grupo, independentemente do cargo.
- Conhecimento compartilhado: com uma documentação transparente sobre o progresso dos objetivos, toda a equipe tem a oportunidade de se manter alinhada, incluindo novos colaboradores que passam a integrar a equipe no meio do processo.
- Visão das prioridades: com o auxílio da metodologia OKR, é possível priorizar com clareza os objetivos da equipe.
- Mais produtividade: com a definição dos OKRs, a equipe consegue trabalhar com mais foco e entendimento dos processos necessários para conquistar a meta definida.
Trabalhar com OKRs em vendas é uma excelente forma de evitar o microgerenciamento. Saiba mais sobre o impacto negativo dessa prática:
7. Qual a diferença entre KPI e OKR?
A principal diferença entre OKR e KPI diz respeito aos objetivos das metodologias. Veja a seguir:
- OKRs: são utilizados para alinhar objetivos que levem aos resultados-chave pré-definidos;
- KPIs: são ferramentas de mensuração da efetividade dos processos realizados para alcançar os OKRs.
Quer mais dicas para gerenciar sua empresa com base em indicadores? Acesse nosso Guia KPIs de Vendas: Indicadores de Desempenho para potencializar a performance da equipe!