Você sabe o que é SDR em vendas? Pois essa é uma figura de extrema importância para um processo comercial bem-sucedido, especialmente porque quanto mais leads qualificados uma empresa gera, maiores são as chances de convertê-los em clientes.
Principais aprendizados deste artigo:
- SDR é a sigla utilizada para se referir ao profissional que ocupa o cargo de Sales Development Representative. Em tradução livre, SDR significa Representante de Desenvolvimento de Negócios.
- Esse é um profissional fundamental para empresas que praticam vendas internas, as chamadas Inside Sales. Sua principal função é fazer uma pesquisa sobre os leads capturados pelo marketing e qualificá-los de modo a garantir que tenham, de fato, potencial para se tornarem clientes.
- Contratar um SDR para sua empresa pode otimizar suas estratégias de Inbound Marketing, reduzir o ciclo de venda, melhorar a qualificação de leads, convertê-los em clientes de forma mais fácil e reduzir a taxa de churn.
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O SDR, ou Sales Development Representative, desempenha um papel crucial na obtenção de resultados mais satisfatórios nas vendas e no aumento da competitividade da empresa.
E aí, bateu a curiosidade para aprender mais sobre esse profissional? Então, continue a leitura para aprender:
- o que é SRD em vendas;
- qual o perfil de um SDR em vendas;
- como trabalhar na área;
- quanto um SRD ganha!
Leia mais: Inside Sales — o que é e como implementar? Veja 6 dicas e 5 KPIs
O que é SDR ou Sales Development Representative?
SDR é a sigla utilizada para se referir ao profissional que ocupa o cargo de Sales Development Representative. Em livre tradução, SDR significa Representante de Desenvolvimento de Negócios. Outras denominações dadas ao SDR em vendas são hunter, prospector ou simplesmente analista de pré-vendas.
De qualquer maneira, este é um profissional fundamental para empresas que praticam vendas internas, as chamadas Inside Sales.
Dica! Aproveite e veja alguns KPIs muito usados nesse tipo de operação comercial:
Qual a função do SDR?
A principal função do SDR é fazer uma pesquisa sobre os leads capturados pelo marketing e qualificá-los de modo a garantir que tenham, de fato, potencial para se tornarem clientes.
Isto é, o profissional que ocupa a posição de Sales Development Representative atua nas etapas iniciais do processo de vendas.
Além disso, também são atribuições do SDR entrar em contato com os leads ativamente para verificar se há, de fato, interesse nas soluções que a empresa tem a oferecer.
O SDR só repassa para o executivo de vendas os leads mais qualificados, considerando critérios de qualificação previamente estabelecidos.
Abaixo, você confere um checklist com as principais funções do SDR:
- receber e organizar os leads do marketing;
- fazer pesquisas sobre os leads;
- elaborar um roteiro para o primeiro contato;
- investigar as características do lead e identificar suas necessidades;
- confirmar se o lead tem potencial para se tornar cliente;
- promover o engajamento do lead por meio de follow-ups;
- agendar o encontro com o representante de vendas.
Leia também: Sales development representative — TUDO sobre a função pré-vendas
Como saber se vale a pena investir em um cliente? Veja 3 dicas das perguntas certas para descobrir de forma prática e efetiva!
Quais são as vantagens de contar com um SDR?
A presença de um profissional de SDR traz inúmeras vantagens para uma empresa, entre as quais, citamos:
- otimização das estratégias de Inbound Marketing;
- redução do ciclo de venda;
- melhoria na qualificação de leads;
- mais facilidade para converter leads em clientes;
- redução da taxa de churn, pois os leads passados para o time de vendas estão bem alinhados ao perfil de cliente ideal da empresa.
Veja mais: BDR e SDR — desvende essa sopa de letrinhas!
Qual o perfil de um SDR?
Se você tem interesse em se tornar um bom profissional de SDR, é de extrema importância ser capaz de fazer a leitura de diferentes cenários e saber se relacionar bem com as pessoas.
Além disso, é fundamental ser um verdadeiro expert nas soluções que a empresa vende e conhecer todas as características do produto ou serviço.
É necessário também ter disposição e preparo para sanar todas as dúvidas que os leads apresentam e sagacidade para identificar reais oportunidades de negócio.
Inteligência emocional também é uma característica muito bem-vinda do perfil daqueles que desejam trabalhar como Sales Development Representative.
Definitivamente, um SDR precisa conhecer técnicas de persuasão. Mesmo que não vá finalizar a venda, ele precisa dominar técnicas que auxiliem a engajar o lead na jornada de compra.
Conheça algumas das maneiras de se fazer isso:
Não deixe de ler: SDR — o que é e qual a importância para a área de vendas?
Veja também este trecho do Gustavo Pagotto no podcast Fora do Forecast, em que ele fala sobre a importância de entender o perfil do vendedor ideal para desempenhar cada papel na área comercial:
Quanto ganha um SDR?
Após a questão sobre o que é SRD em vendas, essa é outra dúvida muito comum entre os profissionais que querem atuar como Sales Development Representative.
E a verdade é que a resposta depende de fatores como o nível de experiência, as especializações, a localização e a empresa contratante.
De acordo com dados recentes do site Vagas.com, um profissional de SDR pode ter como remuneração algo entre R$1.244 e R$3.008. A média salarial de um Sales Development Representative é de R$1.795.
Aproveite e leia também: Analista de pré-vendas: o que faz + expectativas de carreira
Como trabalhar como SDR?
Para trabalhar como SRD, é fundamental:
- saber gerir o próprio tempo;
- conhecer sobre os leads e ter plena noção de como guiá-los no processo de vendas;
- ter consciência da hora certa de envolver o vendedor;
- entender sobre relacionamento com o cliente;
- não deixar de estudar.
Agora que você já entende mais sobre o que é e como trabalhar como SDR em vendas, que tal se especializar para se tornar um ou, quem sabe, contratar um profissional do tipo para otimizar seu processo comercial?
Porém, é importante saber que contar com pessoas com expertise para cada uma das fases da venda, como é o caso do SDR na etapa de pré-venda, exige que a empresa tenha um processo comercial bem definido e estruturado.
Veja como fazer isso com ajuda de um sistema CRM: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais!
Perguntas frequentes sobre SDR
SDR é a sigla para o termo em inglês Sales Development Representative, que significa Representante de Desenvolvimento de Vendas. Esse profissional é o responsável pela busca e qualificação de leads, identificação de oportunidades de negócio e pelo suporte ativo à equipe comercial.
O cargo de SDR funciona nas etapas iniciais do processo de vendas. É seu papel fazer pesquisas e levantamentos sobre os leads entregues pelo time de marketing e qualificá-los.
O objetivo é garantir que tenham, de fato, potencial para se tornarem clientes da empresa.
Ao trabalhar com um SDR, a companhia tem um profissional especializado em estratégias de Inbound Marketing. Por atuar na pré-venda, o Sales Development Representative pode ajudar a reduzir o tempo do ciclo de vendas e aumentar as conversões.
O SDR pode impactar o funil de vendas por ser o responsável pela qualificação dos leads. Se esses não tiverem o perfil ideal para se tornarem clientes da companhia, todos os esforços são desperdiçados, o que gera perda de tempo e de dinheiro.
Para ser um SDR eficaz, algumas das principais habilidades são:
• saber se comunicar bem;
• se relacionar adequadamente com as pessoas;
• ter a capacidade de enxergar rapidamente boas oportunidades de vendas;
• lidar com metas e prazos;
• ter conhecimento pleno sobre as soluções vendidas pela empresa;
• conhecer boas técnicas de persuasão.