Você sabe o que é SDR em vendas? Pois essa é uma figura de extrema importância para um processo comercial bem-sucedido, especialmente porque, quanto mais leads qualificados uma empresa gera, maiores são as chances dela convertê-los em clientes.
Principais aprendizados deste artigo:
- SDR é a sigla utilizada para se referir ao profissional que ocupa o cargo de Sales Development Representative. Em tradução livre, SDR significa Representante de Desenvolvimento de Negócios.
- Esse é um profissional fundamental para empresas que praticam vendas internas, as chamadas Inside Sales. Sua principal função é fazer uma pesquisa sobre os leads capturados pelo marketing e qualificá-los de modo a garantir que tais leads têm, de fato, potencial para se tornarem clientes.
- Contratar um SDR para sua empresa pode otimizar suas estratégias de Inbound Marketing, reduzir o ciclo de venda, melhorar a qualificação de leads, converter leads em clientes de forma mais fácil e reduzir a taxa de churn.
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Isso acontece porque o SDR ou Sales Development Representative, desempenha um papel crucial na obtenção de resultados mais satisfatórios nas vendas e para o aumento da competitividade da empresa.
E aí, ficou curioso para aprender mais sobre esse profissional? Então continue lendo para aprender:
- o que é SRD em vendas;
- qual o perfil de um SDR em vendas;
- como trabalhar nessa área;
- quanto um SRD ganha!
>>>> Leia mais: Inside Sales — o que é e como implementar? Veja 6 dicas e 5 KPIs
O que é SDR ou Sales Development Representative?
SDR é a sigla utilizada para se referir ao profissional que ocupa o cargo de Sales Development Representative. Em livre tradução, SDR significa Representante de Desenvolvimento de Negócios.
Outras denominações dadas ao SDR em vendas são hunter, prospector ou simplesmente analista de pré-vendas. De qualquer maneira, esse é um profissional fundamental para empresas que praticam vendas internas, as chamadas Inside Sales.
Veja alguns KPIs muito usados nesse tipo de operação comercial:
Qual a função do SDR?
O profissional que ocupa a posição de Sales Development Representative atua nas etapas iniciais do processo de vendas. A principal função do SDR consiste em fazer uma pesquisa sobre os leads capturados pelo marketing e qualificá-los de modo a garantir que tais leads têm, de fato, potencial para se tornarem clientes.
Além disso, também são atribuições do SDR entrar em contato com os leads ativamente para verificar se eles estão verdadeiramente interessados nas soluções que a empresa tem a oferecer.
O SDR só repassa para o executivo de vendas os leads mais qualificados, considerando critérios de qualificação previamente estabelecidos.
Abaixo você confere um checklist com as principais funções do SDR:
- receber e organizar os leads do marketing;
- fazer pesquisas sobre os leads;
- elaborar um roteiro para o primeiro contato;
- investigar as características do lead e identificar suas necessidades;
- confirmar se o lead tem potencial para se tornar cliente;
- promover o engajamento do lead por meio de follow-ups;
- agendar o encontro com o representante de vendas.
>>>> Leia também: Sales development representative — TUDO sobre a função pré-vendas
Como saber se vale a pena investir em um cliente? Veja 3 dicas das perguntas certas para descobrir isso de forma prática e efetiva, confira:
Quais são as vantagens de contar com SDR?
A presença de um profissional de SDR pode representar inúmeras vantagens para uma empresa, entre os quais, podemos citar:
- otimização das estratégias de Inbound Marketing;
- redução do ciclo de venda;
- melhoria na qualificação de leads;
- maior facilidade para converter leads em clientes;
- redução da taxa de churn, pois os leads passados para o time de vendas estão bem alinhados ao perfil de cliente ideal da empresa.
>>>> Veja mais: BDR e SDR — desvende essa sopa de letrinhas!
Qual o perfil de um SDR?
Se você tem interesse em se tornar um bom profissional de SDR, é de extrema importância ser capaz de fazer a leitura de diferentes cenários e saber se relacionar com as pessoas. Além disso, é fundamental ser um verdadeiro expert nas soluções que a empresa vende, conhecendo todas as características do produto ou serviço.
É necessário também estar disposto e preparado para sanar todas as dúvidas que os leads apresentam e ter a sagacidade para identificar reais oportunidades de negócio.
Inteligência emocional também é uma característica muito bem-vinda do perfil daqueles que desejam trabalhar como Sales Development Representative.
Definitivamente um SDR precisa conhecer técnicas de persuasão, mesmo que ele não vá finalizar a venda, ele precisa dominar técnicas que auxiliem a engajar o lead na jornada de compra. Conheça algumas das maneiras de se fazer isso:
>>>> Veja também: SDR — o que é e qual a importância para a área de vendas?
Quanto ganha um SDR?
Após a questão sobre o que é SRD em vendas, essa é outra dúvida muito comum entre os profissionais que querem atuar como Sales Development Representative.
E a verdade é que a resposta depende de fatores como o nível de experiência, especializações, localização e a empresa para a qual você trabalha.
De acordo com dados recentes do site Vagas.com, um profissional de SDR pode ter como remuneração algo entre R$ 1.244 e R$ 3.008. A média salarial de um Sales Development Representative é de R$ 1.795.
>>>> Saiba mais: entenda o que faz o Analista de Pré-Vendas e quais as expectativas da carreira deste profissional
Como trabalhar como SDR?
Para trabalhar como SRD é fundamental:
- saber gerir o próprio tempo;
- conhecer sobre os leads e ter plena noção de como guiá-los no processo de vendas;
- ter consciência da hora certa de envolver o vendedor;
- entender sobre relacionamento com o cliente;
- não deixar de estudar e se especializar.
Então, agora que você já entende mais sobre o que é e como trabalhar como SDR em vendas, que tal se especializar para se tornar um ou quem sabe contratar um profissional do tipo para otimizar seu processo comercial?
Porém, é importante saber que usar profissionais especializados para cada uma das fases da venda, como é o caso do SDR na etapa de pré-venda, exige que a empresa aconteça com um processo comercial bem definido e estruturado.
Veja como fazer isso com ajuda de um sistema CRM: Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais!