Você sabe quais são as funcionalidades que um bom sistema para controle de vendas deve ter ou como escolher o melhor software para otimizar os processos comerciais do seu negócio?
Com tantas opções no mercado, sabemos que a decisão não é nada fácil. Porém, para te ajudar a não errar, trouxemos as melhores dicas!
Principais aprendizados deste artigo:
- Contar com um sistema para controle de vendas é importante porque eleva a produtividade dos vendedores e elimina o excesso de trabalhos manuais.
- Algumas funcionalidades essenciais são: funil de vendas, base de dados de clientes, gestão de tarefas, lembretes de atividades e relatórios de indicadores de vendas.
- Os relatórios devem conter os mais relevantes indicadores de performance de vendas, como taxa de conversão, valor médio da venda, churn rate, LTV, CAC e número de vendas por vendedor.
- Crie uma conta grátis para experimentar todos os recursos do sistema de controle de vendas do Agendor.
Primeiro, é preciso saber que é de suma importância ter um sistema para controle de vendas (como um CRM) na sua empresa. Um dos motivos é que os gestores comerciais têm tantas responsabilidades e atividades que, muitas vezes, se sentem sobrecarregados e sem direção.
Essa condição de trabalho pode levar à criação de relatórios genéricos e vagos, — que até sugerem crescimento, mas só permitem chegar aos reais resultados da empresa se os profissionais tiverem acesso a documentos confiáveis, com números e métricas exatas.
Por razões assim, preparamos este artigo para mostrar quais funcionalidades procurar em um sistema para controle de vendas e dar dicas de como escolher o melhor para a sua empresa. Confira!
Extra! Se você começou agora no setor de vendas ou prefere uma abordagem mais direta, conheça nossa Planilha de Controle de Vendas gratuita! Veja como utilizá-la no vídeo abaixo:
Como escolher um bom sistema de controle de vendas?
Sabemos que a forma mais eficiente para alcançar bons resultados comerciais é contar com um gerenciador de vendas adequado. Porém, entre tantos softwares disponíveis, como escolher o que mais se encaixa nas necessidades da sua empresa?
Bem, para começar, um bom sistema para controle de vendas é aquele que deixa todos satisfeitos:
- você, gestor comercial, por meio dos relatórios que entregam uma visão perfeita da realidade do seu time;
- sua equipe de vendas, mediante uma orientação direcionada por números que ajudam a aumentar a produtividade e melhorar os resultados.
Em seguida, é preciso considerar os critérios de escolha a partir de questionamentos como:
- Qual gerenciador de vendas mais ajuda o seu time a alcançar as metas?
- Qual mais combina com a sua visão empresarial?
- Qual tem um custo acessível?
- Qual tem fácil implementação e requer pouco esforço?
Viu como é simples? Fizemos todo o trabalho árduo para você! Agora, é só conferir esse pequeno guia de como escolher o software ideal para o seu negócio.
Veja abaixo as quatro funcionalidades primordiais que todo sistema para controle de vendas deve ter!
Aproveite e leia também: “Sistema de cadastro de clientes: dicas práticas para escolher um”
4 principais funcionalidades de um sistema para controle de vendas
Um sistema para controle de vendas pode ter muitas funcionalidades. No entanto, separamos as quatro essenciais para você se atentar e acertar na contratação.
1. Controle de clientes
Os clientes procuram muito mais do que apenas preços baixos na hora de escolher onde comprar. Um atendimento diferenciado, por exemplo, no qual sentem que não são apenas mais um para a empresa, faz a diferença no momento da fidelização.
Um bom software de vendas centraliza o cadastro de clientes e facilita o acesso por toda a equipe. Dessa forma, o atendimento fica bem mais personalizado e rápido, o que deixa os clientes mais satisfeitos.
No sistema para controle de vendas do Agendor, os vendedores contam com uma base centralizada com todos os clientes cadastrados e filtros inteligentes para alcançar os perfis certos e realizarem abordagens e atendimentos otimizados.
Outro ponto é nunca pensar que o processo de vendas acaba com o fechamento de um negócio. Na verdade, o relacionamento com o cliente vai bem além desta etapa.
Ele precisa acreditar que fez a melhor escolha e que a sua empresa é a melhor para solucionar o seu problema. Sem essa percepção, pode se tornar um cliente de uma compra só!
O pós-venda é essencial, já que existe a possibilidade de realizar um upselling — vender mais funcionalidades do produto ou serviço ao cliente —, ou um cross-selling — vender um produto ou serviço complementar.
Sem falar nas indicações que o cliente pode fazer e que resultam em novos compradores. Só que para indicar sua empresa, seus produtos ou serviços, ele precisa estar muito satisfeito, concorda?
Um CRM de vendas, como o Agendor, envia lembretes aos vendedores sobre os próximos passos do processo de vendas. Assim, eles não se esquecem de nenhum compromisso agendado com o cliente ou providência solicitada por ele.
2. Comunicação interna entre a equipe
Ter a pretensão de melhorar a comunicação interna da empresa não é suficiente. É preciso contar com ferramentas que, de forma prática, ampliam a transmissão de informações entre os membros do seu time.
Agendar lembretes para sua equipe comercial
Marcou uma reunião? Estabeleceu um deadline? O cliente pediu uma proposta? Alerte a equipe de vendas por meio de uma ferramenta intuitiva.
Um bom sistema para controle de vendas deve enviar lembretes para todos da equipe, via e-mail, notificação no celular ou pelo próprio sistema.
Visualizar tarefas e prazos em forma de calendário
Visualizar as tarefas em forma de calendário fica bem mais simples e claro para toda a equipe. Todos entendem melhor as atividades e responsabilidades, o que facilita muito a rotina.
Centralizar a troca de e-mails entre os funcionários e os clientes
Todos nós já passamos por aquele momento em que necessitamos de uma informação perdida em algum e-mail ou pasta.
Otimize seu tempo e do seu time e reúna todos os registros em um só lugar, em um CRM de vendas como o Agendor.
3. Fácil visualização de negócios em fechamento
Um sistema para controle de vendas ideal é aquele que analisa automaticamente as métricas, os indicadores de desempenho, que fornece relatórios com detalhes e centraliza todas as informações.
Funcionalidades assim são essenciais porque ajudam a identificar rapidamente as melhores oportunidades de fechamento de um negócio!
Além disso, um controle de vendas simples e dinâmico auxilia — e muito — o trabalho do seu time de vendas, pois permite que os vendedores direcionem os esforços ao ponto de mais efeito e resultados para a empresa.
4. Análise dos resultados dos negócios
Essa é uma das funcionalidades mais procuradas pelos gestores da área de vendas.
Com as métricas definidas e um processo devidamente estruturado, é possível avaliar as performances coletivas e individuais de cada vendedor, projetar e ler os números e, assim, determinar melhorias, caso necessário.
Aliás, métricas de vendas não são somente sobre conversão. Existem muitos outros indicadores de desempenho que a área comercial precisa analisar se deseja trabalhar com eficiência.
Por esse motivo, apresentamos, a seguir, métricas essenciais para medir com a ajuda de uma ferramenta de vendas.
Antes, confira no infográfico abaixo o resumo das funcionalidades de um bom sistema para controle de vendas:
Como fazer controle de vendas e estoque?
Fazer o controle de vendas e estoque não é uma tarefa tão complicada, principalmente se você usa um sistema de gerenciamento. Aliás, basta:
- categorizar todos os seus produtos ou serviços;
- identificar o que comercializa por códigos;
- registrar o que entra e sai do estoque;
- fazer inventários com frequência para acompanhar a movimentação;
- analisar os indicadores de desempenho de vendas e demais relatórios periodicamente.
Veja também: “Sistema comercial: o que é e como ele contribui para a organização das empresas”
6 indicadores de desempenho para acompanhar no sistema para controle de vendas
Para entender como fazer o controle de vendas corretamente, é fundamental saber quais indicadores acompanhar. Portanto, separamos os seis principais para você a seguir. Confira!
1. Taxa de conversão
A conversão de leads (pessoas que demonstram algum interesse na empresa e deixam um meio de contato, como e-mail ou WhatsApp) é essencial para a boa saúde do negócio.
O conhecimento das taxas de conversão ao longo do processo de vendas permite identificar as oportunidades de melhoria, além de fazer previsões de fechamento mais corretas.
Saber exatamente quantos potenciais clientes foram transformados em clientes, de fato, é importante para entender onde e como centralizar esforços.
Confira também; ”Quais são as taxas de conversão de clientes mais comuns?”
2. Valor médio da transação
O valor médio de transação, ou ticket médio, é a média que cada cliente gasta na sua empresa. Por vezes, pode ser mais vantajoso se empenhar em aumentar esse número do que captar novos clientes. Porém, você só saberá qual a melhor tática se analisar a taxa com cuidado.
Entenda mais no artigo: “O que é ticket médio e como entender isso vai melhorar suas vendas”
3. CAC — Custo de aquisição do cliente
Será que o custo para trazer um cliente novo é maior que o lucro que ele gera? Por questões administrativas, divulgação, marketing e outros, esse valor pode ser muito alto ou talvez muito baixo. Analise o CAC periodicamente para direcionar seus esforços com precisão.
Para calcular o custo de aquisição do cliente, você deve somar todos os investimentos com vendas e marketing de determinado período e dividir pelo número de clientes conquistados nesse mesmo intervalo.
No artigo “Custo de Aquisição de Clientes: porque é importante mantê-lo sob controle” você confere todos os detalhes.
4. Número de vendas por vendedor
Analisar quem do seu time está bem e quem precisa melhorar é essencial para atingir a meta de vendas de sua equipe. Também é saudável que os próprios vendedores visualizem suas performances e as comparem às dos colegas.
Sugestão de leitura: “Colaboração ou competição no trabalho: qual o melhor para a empresa?”
5. LTV — Lifetime Value
Lifetime Value significa valor do tempo de vida do cliente, em português. Em um primeiro momento, pode até parecer um conceito complexo, mas, na verdade, é mais simples de se entender do que você imagina.
Trata-se do valor monetário que um cliente deixa para a empresa ao longo de todo o seu relacionamento comercial.
O cálculo do LTV funciona tanto para clientes específicos (para compará-los), ou como o LTV médio, para os gestores terem a noção de quanto a empresa ganhou, ao longo do tempo, ao adquirir um novo cliente.
Em companhias com receita recorrente, como as do modelo SaaS (que vendem softwares como serviços por assinatura), é possível fazer o cálculo do LTV ao multiplicar o valor da assinatura mensal do serviço pelo número médio de meses em que um cliente se mantém fiel à empresa.
Temos um artigo que explica todos os detalhes. Confira! “O que é LTV: entenda essa métrica e sua importância para o negócio”
6. Churn Rate ou taxa de desistência
Também muito importante para empresas SaaS e companhias que contam com receitas recorrentes, como escolas e academias, a taxa de churn mede a porcentagem de clientes que desistiram da contratação em determinado período.
Para chegar ao resultado, divida o número de clientes que cancelaram a assinatura em um certo intervalo pelo número de clientes que estavam na base da empresa no início do mesmo período e multiplique por 100. Assim, você achará a porcentagem.
Precisa de mais detalhes? Então, leia: “Churn Rate: alerta para a perda de clientes! 5 dicas para diminuir”
Por que usar um controle de vendas simples, porém, eficiente?
Controlar as vendas e a equipe comercial é organizar um planejamento e saber exatamente como executá-lo.
Portanto, ajude a sua equipe de vendas com a aquisição do melhor sistema para controle de vendas para seu negócio, e formalize e sistematize todas as tarefas para o aperfeiçoamento eficaz dos processos comerciais.
Analise performances, resultados e números e deixe o seu cliente cada vez mais satisfeito!
Conheça o sistema de CRM para controle de vendas grátis do Agendor e compare as funcionalidades da nossa solução com as que sua empresa precisa e se surpreenda!
Como ter acesso ao sistema para controle de vendas grátis do Agendor?
Para ter acesso ao sistema de gerenciamento de vendas do Agendor, você precisa ser um vendedor individual ou empreendedor, ou fazer parte de uma equipe que ainda não conta com um programa para controle comercial gratuito.
Você usa CRM de vendas do Agendor gratuitamente e só pedimos que nos indique empresas B2B com equipes que precisam de um software como o nosso.
Estão entre as funcionalidades do nosso programa de controle de vendas on-line grátis:
- acesso até três usuários;
- limite de cadastros: 10.000 pessoas, 10.000 empresas e 1.500 negócios;
- 2 GB de armazenamento;
- orientação por e-mail;
- fluxo inteligente de atividades;
- app para usar no celular.
Dica! Assista a este vídeo e descubra agora como funciona o Agendor:
Quer saber mais detalhes de como usar nosso programa grátis para controle de vendas? Então, confira tudo sobre o sistema CRM gratuito n°1 para times comerciais em crescimento.
FAQ
Para realizar o controle de vendas, é necessário registrar todas as interações com os clientes, inclusive informações como data, status da negociação e valor. Também é importante monitorar o desempenho de cada vendedor, da equipe e emitir relatórios para encontrar pontos positivos e de melhoria.
Um sistema de controle de vendas é uma solução tecnológica que centraliza o registro de todas as operações comerciais e que ajuda a analisar os resultados e obter insights para aprimorar o processo comercial. Funciona a partir da inclusão de dados e informações que geram históricos para verificações posteriores.
Um sistema de controle de vendas pode ajudar a aumentar as suas vendas porque fornece dados para monitorar o desempenho individual, identificar boas oportunidades de negócio e encontrar maneiras de atender com precisão os clientes, o que resulta em mais conversões.
O melhor sistema para controle de vendas é aquele que oferece as funcionalidades que o seu time comercial precisa para melhorar a performance e otimizar a rotina. Estão entre as mais importantes: controle de clientes, ferramentas de comunicação interna, visualização de negócios em fechamento e análise de resultados.
O sistema é integrável com ferramentas como ERP, plataformas de pagamento, software de automação de marketing, soluções de logística e plataformas de atendimento ao cliente.
Sim. O sistema de controle de vendas é indicado para pequenas empresas, assim como para as médias e as grandes, pois otimiza o acompanhamento dos resultados comerciais e da performance dos vendedores.