Você sabe quais são as funcionalidades que um bom sistema para controle de vendas deve ter ou ainda como escolher o melhor software para otimizar os processos diários do seu negócio? Pois é, com tantas opções no mercado, essa se torna uma tarefa nada fácil. Mas estamos aqui para ajudar!
Principais aprendizados deste artigo:
- Contar com um sistema de controle de vendas é importante porque eleva a produtividade dos vendedores e elimina o excesso de trabalhos manuais.
- Algumas funcionalidades essenciais são: funil de vendas, base de dados de clientes, gestão de tarefas, lembretes de atividades e relatórios de indicadores de vendas.
- Os relatórios devem conter os mais relevantes indicadores de performance de vendas, como: taxa de conversão, valor médio da venda, churn rate, LVT, CAC e número de vendas por vendedor.
- CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do sistema de controle de vendas do Agendor.
Primeiro, é preciso saber que é de suma importância ter um sistema de controle de vendas (como um CRM) na empresa. Porque os gestores de vendas têm tantas responsabilidades e atividades que, muitas vezes, se sentem sobrecarregados e sem direção.
Isso pode levar à criação de relatórios genéricos e vagos, que podem até dar uma ideia de crescimento, mas só conhecemos a fundo os resultados da empresa se tivermos em mãos um relatório confiável com números, performances e métricas exatas.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar quais funcionalidades procurar em um sistema para controle de vendas e dicas de como escolher o melhor para a sua empresa. Confira!
Se você está começando agora e prefere uma abordagem mais direta, conheça nossa Planilha de Controle de Vendas gratuita! Veja como utilizá-la no vídeo abaixo:
Como escolher um bom sistema de controle de vendas?
Sabemos que a forma mais eficiente para alcançar os resultados de vendas é ter uma ferramenta para o controle das vendas adequada. Mas como escolher, entre tantos softwares para controle de vendas, o que mais se encaixa nas suas necessidades?
Bem, para começar, um bom sistema de controle de vendas é aquele que deixa todos satisfeitos:
- Você, o gestor comercial, através dos relatórios emitidos que lhe dão uma visão verdadeira da realidade;
- Sua equipe de vendas, mediante uma orientação direcionada para números que melhorem sua produtividade e suas vendas.
Em seguida, você pode considerar como critérios de escolha os seguintes questionamentos:
- Qual mais ajuda o seu time a alcançar as metas?
- Qual mais combina com a sua visão empresarial?
- Qual tem um custo acessível?
- Qual possui fácil implementação e requer pouco?
Viu como é simples? Fizemos todo o trabalho árduo para você.
Agora, é só conferir esse pequeno guia de como escolher o programa para controle de vendas ideal para o seu negócio. Veja abaixo as 4 funcionalidades primordiais que todo software de controle de vendas deve ter!
Leia mais: Checklist: Como escolher um sistema de cadastro de clientes
4 principais funcionalidades de um sistema de controle de vendas
Um sistema de controle de vendas pode ter muitas funcionalidades. No entanto, separamos as quatro fundamentais para que você possa ficar atento a elas na hora de escolher o sistema de gerenciamento de vendas perfeito para o seu negócio.
1. Controle de clientes
Hoje em dia os clientes procuram muito mais que preços baixos na hora de escolher a empresa onde vão investir dinheiro.
Por falar nisso, um atendimento diferenciado, no qual ele sinta que não é apenas mais um para a empresa, faz a diferença no momento da fidelização.
Um bom software de vendas centraliza o cadastro de clientes, permitindo, assim, o fácil acesso por toda a equipe. Dessa forma, o atendimento fica bem mais personalizado e rápido, deixando os clientes mais satisfeitos.
No sistema de controle de vendas do Agendor, os vendedores contam com uma base centralizada com todos os clientes cadastrados e filtros inteligentes para alcançar os perfis certos e realizarem abordagens e atendimentos otimizados.
Outro ponto é nunca pensar que o processo de vendas acaba com o fechamento de um negócio.
Na verdade, o relacionamento com o cliente vai bem além do fechamento da venda, o cliente precisa ser convencido de que fez a melhor escolha e que a sua empresa é a melhor para solucionar o seu problema.
Sem isso, esse pode se tornar um cliente de uma compra só!
O pós-venda é essencial, já que com ele existe a possibilidade de realizar um up-selling — vender mais funcionalidades do produto ou serviço ao cliente, ou um cross-selling — vender um produto ou serviço complementar a ele.
Sem falar nas indicações que ele pode lhe fornecer, gerando novos clientes! Só que para indicar sua empresa, seus produtos ou serviços, o cliente precisa estar muito satisfeito com ela, concorda?
Um bom sistema de controle de vendas envia lembretes aos vendedores sobre os próximos passos a serem tomados no processo de vendas. E, assim, não esquecem nenhum compromisso agendado com o cliente ou providência solicitada por ele.
2. Comunicação interna entre a equipe
Ter a pretensão de melhorar a comunicação interna da empresa não é suficiente, mas sim possuir funcionalidades que, de forma prática, ampliam a transmissão de informações entre seu time.
Agendar lembretes para sua equipe comercial
Marcou uma reunião? Estabeleceu um deadline? O cliente pediu uma proposta? Alerte a equipe de vendas por meio de uma ferramenta intuitiva.
Um bom sistema de controle de vendas deve enviar lembretes para todos da equipe, via e-mail, notificação no celular e pelo próprio sistema.
Visualizar tarefas e prazos em forma de calendário
Visualize as tarefas de todos em forma de calendário — tudo fica bem mais simples e claro para toda a equipe. Entendemos muito melhor aquilo que conseguimos visualizar com clareza e objetividade!
Centralizar a troca de e-mails entre os funcionários e os clientes
Todos nós já passamos por aquele momento em que necessitamos de uma informação e ela estava perdida em algum e-mail, em alguma pasta, em alguma data.
Otimize seu tempo e reúna todas as informações em um só lugar, no software para controle de vendas.
3. Fácil visualização de negócios em fechamento
Um sistema para controle de vendas ideal é aquele que analisa automaticamente as métricas, fornece relatórios com detalhes e centraliza todas as informações.
E, com isso, ele identifica automaticamente onde estão as possibilidades mais picantes de fechamento de um negócio!
Isso auxilia e muito o trabalho do seu time de vendas, pois ele possibilita que você possa investir seus esforços exatamente onde eles fazem mais efeito e traz os melhores resultados para a empresa.
4. Análise dos resultados dos negócios
Essa é uma das funcionalidades mais procuradas pelos gestores da área de vendas.
Porque com as métricas bem definidas e um processo devidamente estruturado, é possível avaliar as performances coletivas e individuais de cada vendedor, projetar e ler os números e, com isso, determinar melhorias, caso necessário.
Aliás, métricas de vendas não são somente sobre conversão. Existem muitos outros indicadores de desempenho que precisam ser analisados em uma área comercial que deseja trabalhar com eficiência.
Por isso, conheça outras métricas essenciais que podem ser medidas com a ajuda de uma ferramenta de vendas, a seguir!
Mas antes, confira o resumo das funcionalidades de um bom sistema para controle de vendas no infográfico abaixo:
Como fazer controle de estoque e vendas?
Fazer o controle de estoque e vendas não é uma tarefa tão complicada, especialmente se você usa um sistema de gerenciamento de vendas. Aliás, basta:
- categorizar todos os seus produtos ou serviços;
- identificar tudo o que é comercializado por códigos;
- registrar o que entra e sai do estoque;
- fazer inventários com frequência, para acompanhar a movimentação;
- analisar os indicadores de desempenho de vendas e outros relatórios periodicamente.
>>>> Veja também: sistema comercial — entenda o que é e como ele ajuda os negócios da empresa
6 indicadores de desempenho para acompanhar no sistema de controle de vendas
Para entender como fazer o controle de vendas corretamente, é fundamental saber quais indicadores acompanhar. Por isso, separamos os 6 principais para você a seguir. Confira!
1. Taxas de conversão
A conversão de leads (pessoas que demonstram algum interesse na empresa e deixam uma forma de contato) é essencial para a boa saúde do negócio.
O conhecimento das taxas de conversão ao longo do processo de vendas permite identificar as oportunidades de melhoria, além de fazer previsões de vendas mais corretas.
Saber exatamente quantos potenciais clientes foram transformados em clientes de fato é importante para saber onde e como centralizar esforços. Conheça seu funil de vendas!
>>>> Veja mais: quais são as taxas de conversão de clientes mais comuns?
2. Valor médio da transação
Também chamado de ticket médio ele é quanto, em média, cada cliente gasta na empresa por compra?
Pode ser mais vantajoso concentrar esforços em aumentar esse valor do que em captar novos clientes! Porém, você só sabe qual a melhor tática analisando esses números com cuidado.
>>>> Veja mais: o que é ticket médio e como entender isso vai melhorar suas vendas
3. CAC — Custo de aquisição do cliente
Será que o custo para trazer um cliente novo é maior que o lucro que este cliente traz?
Por questões administrativas, divulgação, marketing, entre outros, este valor pode ser muito alto ou talvez muito baixo. Analise essa métrica periodicamente para direcionar seus esforços.
Para achar o custo de aquisição do cliente você deve somar todos os custos de vendas e marketing de um determinado período e dividir pelo número de clientes conquistados nesse mesmo período.
>>>> Veja mais: custo de aquisição de clientes — porque é importante mantê-lo sob controle
4. Número de vendas por vendedor
Analisar quem na equipe de vendas está indo bem e quem precisa melhorar é essencial para atingir a meta de vendas de sua equipe.
Também é saudável que os próprios vendedores visualizem como estão indo, em comparação aos seus colegas!
5. LTV — lifetime value
Lifetime value é conhecido em português como valor do tempo de vida do cliente.
Esse pode até parecer um conceito complexo, mas, na verdade, é mais simples de se entender do que você imagina. Trata-se do valor monetário que um cliente deixa para a empresa ao longo de todo o seu relacionamento com ela.
O LTV pode ser calculado individualmente para clientes específicos, visando compará-los, como também o LTV médio, para a empresa ter noção de quanto ganha, ao longo do tempo, ao adquirir um novo cliente.
Em empresas de renda recorrente, como SaaS (que vendem softwares como serviços por assinatura) o cálculo do LTV pode ser feito multiplicando o valor da assinatura mensal do serviço da empresa pelo número médio de meses em que um cliente se mantém fiel à empresa.
>>>> Veja mais: o que é LTV — entenda essa métrica e sua importância para o negócio
6. Churn Rate ou taxa de desistência
Também muito importante para empresas SaaS e outras empresas que contam com receitas recorrentes, como escolas e academias, a taxa de churn mede a porcentagem de clientes que desistiram da empresa em determinado período.
Para chegar a esse número, divida o número de clientes que cancelaram sua assinatura do serviço da empresa em um período pelo número de clientes que a empresa contava no início desse período e multiplique por 100, assim, você achará a porcentagem.
>>>> Veja mais: churn rate — sinal de alerta para a perda de clientes
Controlar as vendas e a equipe comercial é planejar e saber exatamente como executar esse planejamento.
Por isso, ajude a sua equipe de vendas adquirindo o melhor sistema de controle de vendas para seu negócio, formalizando e sistematizando todas as tarefas para o aperfeiçoamento eficaz de todos os processos de sua empresa.
Analise performances, resultados e números, tudo isso deixando seu cliente cada vez mais satisfeito. Conheça o sistema de CRM para controle de vendas grátis do Agendor, e compare as funcionalidades que ele possui com as que sua empresa precisa.
Como ter acesso ao sistema de controle de vendas grátis do Agendor?
Para ter acesso ao sistema de gerenciamento de vendas do Agendor, você precisa ser um vendedor individual ou empreendedor, ou ainda fazer parte de uma equipe que ainda não conta com um programa para controle de vendas gratuito.
Você usa o sistema gratuitamente e o Agendor só pede que você indique empresas B2B com equipes que precisam do software para controle de vendas.
Entre as funcionalidades que você tem acesso usando nosso programa de controle de vendas online grátis, podemos citar:
- acesso até 3 usuários;
- limite de cadastros: 10.000 pessoas, 10.000 empresas e 1.500 negócios;
- 2 GB de armazenamento;
- orientação por e-mail;
- fluxo inteligente de atividades;
- app para usar no celular.
Quer saber ainda mais detalhes de como usar nosso programa para controle de vendas grátis? Então, ACESSE ESTE LINK agora mesmo!
Assista também a este vídeo para entender como o Agendor funciona:
E se você quiser ter um sistema de controle de vendas baseado em planilhas à sua disposição agora mesmo, baixe este kit gratuito: 3 tipos de planilhas para colocar em ordem sua rotina comercial!