Você sabia que, ao investir em certos tipos de sistemas para distribuidoras, é possível melhorar os resultados do seu negócio em diversas frentes? 

Da segurança de dados à otimização de processos, a tecnologia permite ampliar sua eficiência operacional, tornando a empresa mais competitiva e pronta para enfrentar os desafios diários.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A tecnologia é uma importante aliada para potencializar o desempenho comercial de distribuidoras, otimizar processos, aumentar sua produtividade e gerar mais lucro.
  • Com a transformação digital, softwares de segurança de dados se tornaram indispensáveis para proteger as informações importantes da empresa e de seus clientes contra perdas, roubos ou vazamentos.
  • Ao escolher um sistema para distribuidoras, avalie as necessidades da empresa, considerando seu planejamento estratégico, e invista em tecnologias que gerem retornos significativos em longo prazo.
  • Quer oferecer a seus clientes um atendimento de excelência? Conheça as vantagens do CRM: como usar na empresa e vender mais.
  •  O CRM é um dos principais softwares para distribuidoras. Com foco em otimizar o relacionamento com o cliente, a ferramenta, além de reunir todas as informações em um só lugar, fornece insights valiosos para a tomada de decisão.

Se a sua distribuidora ainda mantém processos engessados e burocráticos, está na hora de evoluir! A chegada da Era Digital trouxe ferramentas que proporcionam um salto na produtividade. Então, não há motivos para não aderi-las.

Sabendo do desafio que é escolher entre tantas possibilidades, preparamos uma lista com os principais tipos de sistemas para distribuidoras voltados para diversas funcionalidades. Conheça os softwares que todo gestor deve considerar para a sua empresa.

O “jeito antigo” de fazer as coisas deve ficar no passado e dar lugar a um futuro mais tecnológico, promissor e lucrativo. Quer saber como? É só ler este texto até o final!

6 tipos de ferramentas e sistemas para distribuidoras

Existe uma infinidade de softwares que potencializam o desempenho comercial de distribuidoras. Há sistemas de gestão focados em vendas, estoque, segurança e análise de dados, planejamento empresarial… Enfim, são muitas as possibilidades.

Listamos abaixo, separadas por área, as principais opções que você, gestor, precisa conhecer. Especificamos o que os sistemas fazem, benefícios que oferecem e exemplos de boas ferramentas que se encaixam em cada categoria.

1. Sistemas de CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é uma importante ferramenta de relacionamento com o cliente. Além de atuar como sistema de vendas para distribuidora, também se aplica a outras áreas, como marketing e atendimento ao cliente. 

Seus recursos incluem:

  • armazenamento de dados;
  • acompanhamento de contatos;
  • gestão de leads;
  • análise de interações.

Todos auxiliam as empresas com insights valiosos para compreender as necessidades dos clientes e tomar boas decisões.

Confira, no infográfico abaixo, as principais funções de um CRM de vendas:

sistema para distribuidora

Com um CRM, sua distribuidora tem acesso a vantagens, como:

  • otimização do atendimento ao cliente;
  • insights aprofundados sobre o seu negócio;
  • aumento nas vendas com base em dados direcionados;
  • melhora nos índices de satisfação do cliente;
  • construção de relacionamentos mais sólidos e duradouros.

Entre as opções de CRM disponíveis no mercado, a que mais se destaca é o Agendor, conhecido por sua interface intuitiva, funcionalidades adaptadas às necessidades das distribuidoras e por oferecer um excelente suporte ao cliente.

O Agendor oferece recursos-chave, pensados para ajudar as empresas a gerenciar seus relacionamentos com os clientes e impulsionar o crescimento dos negócios. Alguns exemplos, são:

  • gestão do funil de vendas;
  • gestão da carteira de clientes;
  • histórico de negociações;
  • calendário de atividades;
  • monitoramento de desempenho;
  • sincronização de dados entre a versão web e mobile;
  • criação de rota de vendas.

Confira, no vídeo abaixo, uma breve apresentação da plataforma:

2. Sistemas de Gestão de Estoque (WMS – Warehouse Management System)

Os sistemas de gestão de estoque, também conhecidos como WMS, são softwares projetados para otimizar o gerenciamento e a operacionalização de armazéns e estoques

Suas funcionalidades incluem recursos para monitorar o fluxo de entrada e saída de produtos, gerenciar inventários e otimizar o espaço de armazenamento.

Entre as vantagens de investir nesse tipo de sistema de gestão para distribuidora, destacam-se:

  • aumento na precisão do controle de estoque;
  • redução de erros de picking e packing;
  • melhor aproveitamento do espaço de armazenamento;
  • ampliação da eficiência operacional;
  • redução de custos.

Alguns exemplos de sistemas de gestão de estoque incluem o HighJump e o Infor WMS, que dispõem de uma variedade de recursos para atender às necessidades específicas de diferentes distribuidoras.

3. Software de Segurança de Dados

A informação é um ativo valioso para os negócios. Por isso, a segurança de dados é uma preocupação crescente para as empresas, especialmente no contexto de regulamentações de privacidade cada vez mais rigorosas, a exemplo da LGPD

Como consequência, o investimento em medidas de segurança ganhou o status de prioridade urgente.

Esse é o papel dos softwares de segurança de dados: proteger as informações importantes da empresa e de seus clientes contra perda, roubo ou vazamento

Para isso, entre seus principais recursos, destacamos: 

  • firewall, visando a segurança da rede;
  • criptografia, para a proteção de dados;
  • detecção de intrusões, para monitorar o tráfego na rede e o acesso aos dispositivos. 

Todas essas funcionalidades têm como objetivo garantir a segurança de dados confidenciais.

A implementação desse tipo de sistema para distribuidoras gera vantagens, como:

  • garantia de conformidade com as regulamentações vigentes;
  • proteção contra todo tipo de ataques cibernéticos;
  • segurança de informações confidenciais.

Exemplos de softwares de segurança de dados disponíveis hoje no mercado são o Symantec e o McAfee, que oferecem soluções para proteger as informações da sua empresa e de terceiros contra ameaças internas e externas.

4. Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)

Os sistemas de planejamento de recursos empresariais, ou simplesmente ERP, integram diversas operações de negócios em uma única plataforma

Abrangem áreas, como finanças, recursos humanos, vendas e logística e proporcionam uma visão unificada das operações.

Assim, o diferencial de um sistema ERP para distribuidoras está justamente nessa integração, que promove um alinhamento entre diferentes departamentos.

Investir em um sistema ERP para distribuidora gera uma série de benefícios, como:

  • facilidade na troca de informações;
  • melhora da colaboração entre os departamentos;
  • visão unificada das operações;
  • tomada de decisão otimizada;
  • aumento da eficiência operacional.

Alguns exemplos de sistemas ERP para distribuidoras incluem o Microsoft Dynamics e o SAP Business One.

5. Ferramentas de Análise de Dados e Business Intelligence

As ferramentas de análise de dados e business intelligence, voltadas para a análise de grandes volumes de dados e geração de insights operacionais e estratégicos, são opções interessantes de sistemas para distribuidoras.

As soluções incluem recursos, como relatórios personalizados, dashboards interativos e análise preditiva, que contribuem para tomadas de decisão mais assertivas.

As vantagens do uso desse tipo de ferramenta incluem:

  • facilidade em identificar tendências de vendas;
  • otimização da cadeia de suprimentos;
  • aprimoramento das estratégias de marketing;
  • acesso a insights valiosos para os negócios;
  • mais vantagem competitiva no mercado.

Entre as ferramentas de análise de dados e business intelligence mais usadas atualmente, temos o IBM Cognos e o Google Analytics. As opções oferecem recursos, como relatórios focados em entender o comportamento do consumidor e, assim, ajudam as empresas a extrair valor de seus dados.

6. Plataformas de Automação de Processos Robóticos (RPA)

As plataformas de automação de processos robóticos usam “bots” para automatizar atividades repetitivas e baseadas em regras. 

Servem para tarefas burocráticas que tomam bastante tempo, como: entrada de dados, processamento de pedidos e gerenciamento de inventários.

Ao investir nesse tipo de sistema, sua distribuidora pode esperar benefícios, como:

  • redução de custos;
  • aumento da precisão operacional;
  • melhora na eficiência e na produtividade;
  • redução do tempo e dos recursos necessários para tarefas manuais;
  • liberação dos colaboradores para tarefas mais estratégicas.

Entre as plataformas RPA, temos o UiPath e o Automation Anywhere, que oferecem recursos como inteligência artificial e dashboards, que possibilitam automatizar processos de negócios em diferentes setores e indústrias.

Em qual desses sistemas a sua distribuidora deve investir?

Todas as ferramentas apresentadas neste post contribuem, de diferentes formas, para elevar a eficiência operacional e a produtividade da sua distribuidora.

Contudo, apontar a escolha ideal não é uma tarefa fácil, visto que a definição depende dos desafios e das dores que o seu negócio enfrenta. 

Logo, para chegar a um veredito, é importante avaliar as necessidades específicas da sua companhia e considerar investimentos em tecnologias que proporcionem retornos significativos em longo prazo.

Quer saber como integrar essas ferramentas às suas estratégias de vendas? Estamos aqui para ajudar a impulsionar seu negócio e garantir o sucesso das suas operações de distribuição.

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