Trabalhar como representante comercial é uma atividade extremamente desafiadora. Porém, bastante lucrativa para os profissionais que sabem a maneira certa de gerenciar seus clientes. E, para colher os frutos desse trabalho, vale a pena adotar um bom sistema para representante comercial.
Principais aprendizados deste artigo:
- O representante comercial é um profissional contratado para divulgar e vender as soluções da empresa. Logo, precisa saber usar as técnicas e as ferramentas corretas.
- Um sistema de CRM para representantes comerciais deve ter: central de notificação de atividades, gestão de funil de vendas, mapa de vendas, calendário de oportunidades e resumo de tarefas.
- Outros pontos úteis são: aplicativo para celular, identificação de chamadas, assistente automatizado de vendas e espaço para o monitoramento de métricas.
- Um bom sistema para representante comercial não precisa ser caro ou complicado de usar. Na verdade, o Agendor não é nenhum dos dois. Faça seu cadastro e confira como a ferramenta funciona!
Experiência, boa comunicação, capacidade de ouvir, transmitir confiança e persistência são algumas das características dos bons representantes comerciais. Mas e as ferramentas de vendas, como entram nessa história?
Hoje, com a transformação digital trazendo tantas oportunidades para quem quer ter mais produtividade no trabalho, os grandes representantes comerciais não podem dispensar um sistema de gestão de vendas.
Neste post, você vai ver quais são as características essenciais de um sistema para representantes comerciais. Assim, poderá escolher um na medida certa.
Aliás, se você está preocupado com o preço, saiba que existe um CRM para representante comercial grátis. E, para entender como funciona, aprende mais sobre as funcionalidades no decorrer deste artigo.
Boa leitura!
Primeiramente, o que é um representante comercial?
O representante comercial é um profissional que faz as vendas de produtos e/ou serviços de uma empresa. Ele pode ser contratado via CLT ou atuar como autônomo. De qualquer forma, essa é a pessoa que “vende o peixe” da organização.
Esse profissional deve adotar as melhores técnicas de vendas e, ainda, usar os sistemas para representante comercial para otimizar seu dia a dia. Quer saber o que essa ferramenta precisa ter? Então, continue lendo!
>>>> Leia mais: o que faz um representante comercial? Descubra seu papel na prática
Confira também este infográfico com as características dos bons representantes comerciais:
Qual o melhor sistema para representante comercial? Funcionalidades indispensáveis
O melhor CRM para representante comercial precisa ter:
- notificação de atividades;
- funil de vendas;
- mapa de vendas;
- calendário de oportunidades;
- resumo de tarefas diárias;
- monitoramento de métricas;
- histórico de interação com clientes;
- app no celular;
- identificação de chamadas;
- assistente automatizado de vendas.
A seguir, confira os motivos que tornam cada uma dessas funcionalidades essenciais!
1. Notificação de atividades
Quantas oportunidades de vendas um representante comercial gerencia por dia ou semana? Para cada uma dessas oportunidades, uma série de atividades são necessárias.
Por exemplo: responder ligações, enviar e-mails, elaborar propostas, fazer visitas, estudar as necessidades do cliente e muitas outras.
Com tudo isso para fazer, pode acontecer de deixar passar um compromisso. Logo, receber notificações via e-mail ou SMS é uma funcionalidade fundamental em qualquer sistema para representantes comerciais.
2. Funil de vendas
O funil de vendas é uma das funcionalidades mais usadas de um sistema de gestão comercial. Trata-se da representação de todos os negócios em andamento na empresa. Ele é bastante visual e fácil de entender.
Com esse recurso do sistema para representante comercial, o profissional percebe rapidamente quais os valores das oportunidades em jogo e seu potencial de fechamento. Dessa forma, pode organizar suas prioridades e focar naquilo que mais interessa.
3. Mapa de vendas
O mapa de vendas é uma funcionalidade mais avançada dos sistemas para representantes comerciais.
Com ele, pode-se detectar negócios de grande importância que estão no funil de vendas há mais tempo do que o indicado. E que, por isso, seria bom dar uma atenção especial a eles.
>>>> Veja também: mapa de oportunidades — a trilha certa para o sucesso em vendas
4. Calendário de atividades
Que tal visualizar todos os compromissos em uma tela com formato de calendário?
Assim, fica muito mais fácil gerenciar seu tempo e saber o que exatamente precisa fazer a cada dia da semana, todas as semanas do mês.
Ícones indicam o tipo de tarefa em cada dia, fazendo com que uma olhada rápida em seu calendário passe muitas informações.
5. Resumo de tarefas diárias
Pois é, mesmo com tantos calendários e lembretes, às vezes, o dia a dia é tão corrido que acabamos deixando passar um compromisso importante.
Entretanto, se você receber logo pela manhã, todo dia, um resumo de tudo que tem que fazer, aí não tem como esquecer de nada!
6. Monitoramento de métricas
Ainda na dúvida de qual o melhor sistema para representante comercial? Então, saiba que ele precisa ter a função de monitoramento de métricas, para que o profissional possa acompanhar seu desempenho em tempo real.
Assim, ele consegue analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
Com essa funcionalidade, pode-se observar as estatísticas e descobrir o perfil de clientes que mais compram, por exemplo, podendo focar seus esforços neles.
Nota-se também que determinada etapa de seu funil de vendas converte menos avanços para a etapa seguinte ou que é muito demorada. Nesse caso, é possível rever o que está fazendo, para melhorar essa etapa do processo de vendas.
Confira algumas métricas de vendas importantes na imagem abaixo:
7. Histórico de interação com clientes
Ter todas as informações detalhadas do que foi acertado com o cliente, na palma da sua mão, onde estiver, é uma das grandes vantagens de um sistema para representantes comerciais. E, para que isso funcione, é crucial ter disciplina, registrando tudo no sistema.
Uma vantagem de alguns sistemas para representantes comerciais é a gravação automática de e-mails. Você não precisa mais ficar procurando na caixa de entrada onde foi parar aquela mensagem com um dado importante que precisa ser confirmado!
8. App no celular
Vamos combinar que nem sempre pega bem abrir seu laptop ou notebook na frente do cliente. O dispositivo toma espaço e, em alguns casos, ele pode achar que você está conferindo e-mails enquanto conversam.
Já com um app de vendas no celular, achar as informações que precisa fica muito mais fácil e discreto. Basta avisar o cliente que vai fazer isso e retirar seu smartphone do bolso. E, sim, todos os melhores CRM para representantes comerciais têm app para celular.
Bacana, não?
>>>> Saiba mais: funcionalidades essenciais em um aplicativo de vendas para celular
9. Identificação de chamadas
Quem nunca se atrapalhou na hora de atender um cliente pelo telefone, ao não reconhecer a voz do outro lado da linha?
Evite isso com um identificador de chamadas em seu programa para representante comercial. Antes de atender, você já sabe com quem está falando e o chama pelo nome!
10. Assistente automatizado de vendas
Quem não gosta de receber uma boa dica depois de ligar para um cliente, enviar a proposta ou fazer uma visita?
Um bom sistema para representante comercial pode contar com essa funcionalidade. Sempre que o representante terminar uma tarefa, já recebe indicações automáticas dos próximos passos a seguir.
>>>> Confira em nosso blog: como ter sucesso na gestão de representantes comerciais?
O que achou dessas funcionalidades? Será que um sistema para representantes comerciais não poderia ajudar você a vender mais e mais depressa? Confira mais algumas dicas neste e-book gratuito: guia como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais!
Aproveite também para usar o melhor CRM para representante comercial do mercado: o Agendor. Com ele, você tem acesso a todas as funcionalidades que citamos neste artigo. E, o melhor, gratuitamente.
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