Você sabe o que é smarketing? Confira agora mesmo do que se trata esse termo e como pode ajudar a linhar sua equipe de marketing e vendas!
Você já pensou que uma simples mudança de comportamento das suas equipes de marketing e vendas pode alavancar seus resultados?
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
Muitas empresas têm pensado e discutido sobre isso, e é por esse motivo que o smarketing tem se destacado como principal estratégia para gerar receitas.
O que você vai conferir:
O que é smarketing?
Na metodologia inbound, existe uma fase na qual transformamos leads em clientes, correto? Leads são captados e nutridos pelo marketing, até o momento em que a equipe de vendas entra em ação para fechar o negócio e transformar esses leads em clientes.
Isso significa que o fechamento da venda é uma continuidade do trabalho do marketing, concorda?
Então por que será que marketing e vendas vivem discutindo sobre qual é a atividade mais importante? Quem traz resultados, afinal, marketing ou vendas? Ou ambos?
É com base nesse entendimento – de que marketing e vendas devem trabalhar de maneira alinhada – que os CEOs da Hubspot cunharam o termo Smarketing, que é a junção das palavras Sales (vendas) e Marketing.
Essa metodologia de trabalho considera que vendas e marketing fazem parte do mesmo time, portanto, devem compartilhar o mesmo entendimento sobre a jornada do consumidor, o funil de vendas e também as personas do negócio, a fim de gerar mais vendas.
Agora que já sabe o que é smarketing por definição, saiba por que você deve investir e suas principais vantagens!
Por que investir em smarketing?
Muitas empresas ainda pensam que smarketing é apenas mais um modismo. Na verdade, você pode dar o nome que quiser a essa estratégia, mas isso não muda o fato de que as empresas que estão investindo no alinhamento entre marketing e vendas têm um crescimento anual de 20%.
Mesmo com a crise? Mesmo com a crise.
E o que faz com que esses resultados do smarketing sejam possíveis?
Basicamente, ao adotar o smarketing como cultura na empresa, você otimiza o trabalho do marketing e de vendas, pois promove um entendimento único sobre todo o processo e responsabiliza cada equipe por igual pelos resultados do seu negócio.
Alinhamento de marketing e vendas com resultados:
- Com o smarketing, marketing e vendas trabalham em torno dos mesmos objetivos: gerar receita;
- Eles também estão focados nas mesmas personas, pois identificam, em conjunto, quem são os clientes ideais e que podem trazer melhores resultados para sua empresa;
- Ambas equipes falam a mesma linguagem, portanto, comunicam-se melhor;
- Através de relatórios de circuito fechado, a informação circula entre as equipes, alimentando e realimentando os dados coletados sobre personas e clientes;
- Embasados em dados reais, e não em previsões, ambas equipes têm maior poder de decisão sobre as estratégias de vendas e marketing a serem adotadas para atingir o público certo, na hora certa, levando a solução mais adequada (o que vai gerar mais vendas).
Por mais que seja um termo recente e uma prática ainda pouco utilizada pelas empresas, o smarketing já apresenta resultados surpreendentes, o que contribui para que essa tendência se fortaleça e venha a fazer parte das estratégias de negócios com muito mais frequência.
E você, já está implementando o smarketing na sua empresa? Veja, a seguir, algumas dicas sobre a importância de alinhar logo suas equipes.
4 vantagens do Smarketing para sua empresa
Historicamente, vendas e marketing não se dão bem. Segundo um estudo da Hubspot, 87% dos profissionais dessas equipes avaliam a outra negativamente. Bom, isso precisa mudar!
O Smarketing procura alinhar as duas equipes e mostrar que eles jogam no mesmo time, já que ambos trabalham para ajudar a empresa a crescer e aumentar a receita! Confira agora 4 vantagens do Smarketing para sua empresa. Acompanhe!
1. Smarketing funciona para qualquer empresa
A primeira vantagem é que você pode adotar essa ideia não importa qual o tamanho da sua empresa e o segmento em que ela atua. Alinhar os dois times traz resultados expressivos para qualquer empresa e você pode começar com essa ideia agora mesmo!
O Smarketing não é apenas uma ferramenta para melhorar as vendas e atrair mais leads, ele ajuda os times a se entenderem melhor, dialogarem mais e trabalharem em conjunto para o crescimento da empresa!
2. Vendas e marketing passam a falar a mesma língua
O alinhamento entre os times é um dos pontos mais complicados para as empresas. O Smarketing ajuda o time de vendas a entender quais ações são feitas pelo marketing e vice-versa. Essa é uma oportunidade de alinhar as ações de acordo com o funil de vendas da empresa e otimizar os esforços.
Por exemplo, se o time de marketing foca em produzir e-books para o fundo do funil, o vendedor pode sugerir o consumo desse material para um cliente que está próximo de fechar negócio.
3. Definição eficaz do sales-ready lead
Sabe aquele cliente que está pronto para realizar uma compra? Ele é o sales-ready lead. Ou seja, uma lead gerada para o time de marketing que está pronta para ser convertida pelo time de vendas.
Para isso, é preciso que ambos os times definam as características dessa lead, ou seja, quais as ações e qualificações que determinam uma sales-ready lead.
4. Service level agreement
O SLA é, provavelmente, o ponto mais importante de implantar o Smarketing. Basicamente, é um acordo de rendimento feito entre os times. Por exemplo: o marketing precisa entregar 5 mil leads para o time de vendas e eles precisam entrar em contato com uma nova lead a cada hora.
Pode parecer ambicioso, mas é um modelo que funciona muito bem! Ao fornecer um objetivo os esforços se tornam palpáveis, ou seja, a equipe precisa trabalhar e criar táticas para atender a uma demanda X. Isso torna os esforços mais objetivos e melhora os resultados de ambos os times.
É importante que times falem a mesma língua e entendam quais são os esforços feitos por cada um de acordo com o estágio da lead e o funil de vendas. Mas o Smarketing traz também mais um ponto: o diálogo. Lembra que 87% dos profissionais dão avaliações negativas do outro time? Essa é a hora de mudar?
O SLA é uma ferramenta que incentiva a comunicação, já que é ideal que os gestores de cada área se encontrem bissemanalmente ou mensalmente. Mas esse ponto também é válido para os profissionais dos times. Ao entenderem como cada um deles ajuda a empresa, a comunicação é aprimorada e o negócio só tende a se beneficiar.
Marketing e Vendas: 4 segredos que um time deveria saber sobre o outro
Como dissemos, é comum ver os times de marketing e de vendas de uma empresa batendo cabeça. Isso acontece porque a lógica de um geralmente não é compatível com a do outro.
Ainda assim, faz-se fundamental que essas equipes tenham um mínimo de compatibilidade entre si para que os resultados obtidos pela empresa sejam satisfatórios a todos.
Logo, é importante que cada uma delas conheça melhor o universo da outra. Para isso, vamos revelar alguns segredos de cada equipe. Com isso, a implementação do smarketing trará mais resultados.
1. A equipe de vendas atua muito na base da intuição
Por mais que se diga que não, o fato é que, para lidar com tantos clientes e ter meios para conseguir êxito na negociação, fica difícil adotar uma técnica. Ela até existe e funciona, mas não em todos os casos.
O bom vendedor é aquele que, além da técnica, usa também a sua intuição para convencer clientes a fechar o negócio. Isso não pode ser visto como uma característica negativa, muito pelo contrário.
Em situações em que a negociação está intrincada e ninguém parece estar em condições de ceder, o ideal é ter um profissional com o jogo de cintura necessário para encontrar uma solução viável e alcançar os objetivos.
2. Profissionais de marketing não são tão originais assim
Por mais que um profissional de marketing seja genial, o fato é que para ser bem-sucedido ele precisa andar na linha. Ou seja, não dá para criar coisas muito fora da compreensão das pessoas, porque assim as campanhas não terão o sucesso pretendido e o marketing de resultados não acontecerá como planejado.
Trabalhar com comunicação significa reinventar, de modo a cativar pessoas com coisas que já existem. É diferente do artista, que tem a liberdade de inventar coisas novas com base em sua visão peculiar de mundo.
O trabalho do marketing está muito mais associado a agradar o cliente do que a criar coisas novas.
3. Vendedores só pensam em atingir metas
Sejam as mensais, as bimestrais, as trimestrais, as anuais. O que importa para eles são os resultados.
Isso gera possibilidades reais de as equipes de marketing criarem certa implicância em relação aos vendedores quando não oferecem a eles a quantidade de leads mínima para fechar o período. Pode parecer um detalhe, mas para o setor de marketing significa muito.
4. Profissionais de marketing constroem ideias, mas não são muito práticos
Assim como os arquitetos, os profissionais de marketing são responsáveis por construções. Eles reinventam coisas, elaboram soluções, mas não são práticos. Pelo contrário, se dependesse deles, a vida dos vendedores seria muito mais difícil. Isso costuma gerar conflitos com frequência.
Marketing e vendas: promova o smarketing de resultados
Conhecendo o universo da outra equipe, é natural que se crie empatia e assim a relação melhore. Não é porque a equipe de marketing vive em outra dimensão que ela não pode ser útil para a equipe de vendas e vice-versa.
Sendo assim, procure estreitar as relações entre essas duas equipes na sua empresa e colha os frutos de mais vendas e um marketing com resultados excelentes.
Webinário gratuito: Como alinhar marketing e vendas para impulsionar seus resultados?
Quer saber mais sobre smarketing? Então assista ao nosso webinário gratuito de como integrar o marketing e vendas de sua empresa.
Saiba mais sobre a importância de fazer um bom alinhamento entre marketing e vendas, os erros mais comuns nesse processo, tais como:
- Não alinhar definições de importantes para o negócio, como de leads qualificados, por exemplo;
- Não compartilhar informações;
- Não trocar feedbacks entre as duas áreas;
- Uma área achar que é m ais relevante que a outra.
Aprenda também boas práticas na integração desses dois times:
- Definição de objetivos comuns;
- Ações integradas e colaborativas;
- Use um sistema integrado para compartilhar informações;
- Promova reuniões de alinhamento entre marketing e vendas.
Tudo isso nesse webinar realizado pelo Agendor em parceria com a Dialetto.
Conheça os palestrantes:
Luana Pereira (Dialetto): Possui mais de três anos de experiência no segmento de tecnologia e inovação, com foco em vendas complexas e B2B. Já ajudou empresas como a Pixeon, Vista, AltoQi e Exact Sales a venderem mais com a ajuda do Inbound Marketing.
Douglas da Silva (Agendor): Profissional de marketing com formação em design pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Hochschule für Kunst, Design und Populäre Musik Freiburg. Entusiasta do universo digital, atua nas suas diversas vertentes, possuindo expertise relevante na concepção de estratégias de inbound marketing.