Neste exato momento, uma ou mais pessoas, em algum lugar do mundo, querem comprar exatamente o produto ou serviço que você está oferecendo. Essa notícia até parece ser favorável. Porém, o lado negativo é a pergunta que fica: afinal, como encontrar esses potenciais clientes espalhados por aí? Bem, a resposta é adotando o Social Selling.
Principais aprendizados deste artigo:
- Social Selling é uma técnica de vendas que usa as redes sociais para prospectar e construir relacionamentos com os clientes.
- A estratégia costuma usar ações de marketing digital para chamar a atenção dos possíveis clientes, bem como ferramentas para otimizar a execução das atividades necessárias.
- Para aplicar a tática, é essencial definir o público-alvo, segmentar as estratégias por perfis, usar o funil de vendas e monitorar os resultados para identificar as oportunidades de melhoria.
- O Social Selling é apenas uma das estratégias que você pode usar no setor comercial. Para aprender as outras opções, confira nossa apresentação com 12 técnicas de vendas e abordagens!
Em termos de vendas, as respostas já levantadas no mercado são tantas que, muitas vezes, os empreendedores se sentem um pouco perdidos em meio a um universo de promessas e alternativas.
Já os empresários bem-sucedidos sabem que, para obter bons resultados nas vendas, precisam adotar um mix de iniciativas integradas de marketing e vendas, evitando acreditar que somente uma ou duas são a solução para todos os problemas.
Entre várias ferramentas e processos disponíveis, uma estratégia de vendas eficaz deve incluir as redes sociais, espaço preferencial das pessoas que utilizam a web para comprar produtos e serviços.
Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue a leitura para saber o que é Social Selling e como implementá-lo em uma estratégia de vendas!
O que é Social Selling?
O Social Selling é a utilização das redes sociais para a criação e manutenção de relacionamentos que aprimoram os esforços de vendas de uma marca. Contudo, muito mais que estar presente nas redes sociais — criando perfis e fazendo publicações sem qualquer tipo de filtro — é preciso saber como integrá-las à estratégia da empresa.
Fazer Social Selling significa que a empresa deve adotar uma série de ferramentas de marketing digital disponíveis nas redes sociais para tornar a conversa com seus clientes mais significativa e pessoal, evitando as “cold calls”, ou seja, a prática de ligar para clientes sem qualquer contato prévio.
Esses recursos podem estar em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Cabe à sua empresa identificar qual delas seus potenciais clientes costumam utilizar para se relacionar.
A propósito, dados divulgados pelo Optinmonster mostram que 73% dos profissionais acreditam que essa estratégia é efetiva para o aumento das vendas. Além disso, 87% dos clientes acreditam que as redes sociais os ajudam a tomar melhores decisões de compra.
Tais estatísticas mostram que esta não é uma simples buzzword, mas sim uma tática importante que não pode ficar de fora da estratégia de vendas de seu negócio. Inclusive, o Social Selling B2B — feito por empresas que vendem para outras companhias — também é uma ótima opção, viu?
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Como usar a estratégia de Social Selling no seu negócio?
Para usar a estratégia de Social Selling B2B, é preciso que você:
- saiba quem é seu público;
- use um funil de vendas;
- segmente sua estratégia;
- monitore os resultados.
Abaixo, você confere como colocar cada uma dessas dicas em prática!
1. Saiba quem é seu público
Saber quem é seu público-alvo possibilita descobrir quais redes sociais usa e, portanto, em quais você deve focar sua estratégia. Esse passo é vital, pois direciona os esforços.
Afinal, nem todo público usa os mesmos canais. No caso de clientes B2B, por exemplo, o ideal é focar no LinkedIn, que é voltado para as relações profissionais.
2. Use o funil de vendas
Embora apresente pequenas variações em cada fonte consultada, o funil de vendas é amplamente conhecido pelos gestores da área.
Aqui, a ferramenta é importante porque as redes sociais exercem um papel crucial em cada uma das etapas do processo de vendas, desde a construção de reconhecimento (no topo do funil) até o fechamento da venda e obtenção de recomendações (em sua parte inferior).
De qualquer forma, o funil de vendas exerce a função de permitir o acompanhamento de qual fase cada cliente está e, portanto, quais são as melhores estratégias para atraí-lo.
3. Segmente sua estratégia
Na fase de reconhecimento (topo do funil), por exemplo, sua empresa pode usar os perfis nas redes sociais para encontrar usuários que se encaixam no perfil de seus compradores, verificar influenciadores do segmento, ampliar o alcance do marketing de conteúdo e até mesmo promover conteúdo de forma paga.
Já na etapa seguinte, de geração de leads, as redes sociais contribuem gerando tráfego para o website e as landing pages da sua empresa.
Na qualificação dos leads, as redes sociais também podem apoiar a estratégia de vendas construindo um perfil mais detalhado do prospect, incluindo quem ele é, onde mora, o que está fazendo e o que está pensando.
Por último, depois do fechamento do negócio, as redes sociais seguem apoiando a estratégia de vendas quando os vendedores seguem curtindo, compartilhando e recomendando posts junto aos seus clientes, o que favorece iniciativas como o cross-sell, o up-sell e as recomendações.
4. Monitore os resultados
Para finalizar, é vital monitorar o desempenho das ações para descobrir quais tipos de abordagens dão melhores resultados. Melhor dizendo, quais são mais eficazes para atrair novos clientes.
Esse processo é feito acompanhando métricas que indicam o sucesso da estratégia, como número de conversões ou custo de aquisição de clientes (CAC).
Neste ponto, indicamos adotar uma solução de CRM de vendas, já que a ferramenta possibilita acompanhar todas as etapas do processo comercial, desde o planejamento até o pós-venda.
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