Um histórico completo e detalhado, facilidade de implementação e acesso remoto são apenas algumas das principais funcionalidades que um bom software de vendas, como um sistema de CRM, deve conter. E não apenas por vaidade, já que todas elas são essenciais para o sucesso da área comercial.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um software de vendas é uma ferramenta que auxilia em todas as etapas da gestão comercial. Em muitos casos, ele é conhecido por CRM, ou gestão de relacionamento com o cliente, em português.
- Usar um sistema para gerenciar as vendas agiliza as negociações, dá mais poder de barganha para a empresa e ainda deixa os resultados de vendas mais previsíveis.
- Ao escolher um software de vendas, se certifique de que a ferramenta possua: histórico de interações, alerta de follow-up, acesso remoto e pipeline de vendas completo.
- Aproveite para testar gratuitamente um software de vendas 100% brasileiro. Faça sua inscrição no Agendor e veja como ele pode ajudar sua equipe a vender mais!
Isso porque o processo de vendas por softwares deve facilitar a vida dos profissionais, entregando avisos automáticos de follow-up via e-mail ou mensagens de texto, ou ainda um pipeline de vendas completo, entre muitas outras funcionalidades.
E você, já que usa essa ferramenta na sua empresa? Então, continue conosco e aprenda:
- o que é um software de gestão de vendas;
- quais são as principais funcionalidades que os melhores softwares de vendas devem ter;
- como escolher o ideal para o seu negócio.
Boa leitura!
Antes de tudo: o que é um software de gestão de vendas?
Um software de vendas é uma ferramenta digital desenvolvida para gestão comercial. O sistema oferece suporte operacional e tático para os times de vendas e tomadores de decisão, desde o cadastramento de clientes e potenciais clientes até a geração de relatórios.
E você pode até já conhecer o software de vendas, mas por outro nome: CRM, Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Com um programa como esse, é possível ter um histórico consolidado das interações com os clientes para não haver ruídos na comunicação, tampouco cobranças ou questionamentos desnecessários.
Dessa forma, é possível manter um relacionamento mais alinhado e garantir mais sinergia nas trocas comerciais.
Além disso, um software de vendas promove maior previsibilidade nas vendas. Sendo positivo ou negativo, uma ferramenta adequada oferece um parâmetro sobre os fechamentos futuros.
Assim, sua equipe fica apta a observar os resultados com mais facilidade e trabalhar para reverter um cenário desfavorável.
Por outro lado, os vendedores podem desfrutar de um ambiente mais apropriado para executar suas atividades. Afinal, nenhum vendedor gosta de preencher planilhas e relatórios burocráticos enquanto poderia estar, de fato, vendendo, concorda?
Com um software de vendas que seja intuitivo, sua equipe comercial tem mais tempo para se dedicar a atividades que realmente trazem resultados. Isso porque o próprio sistema fica encarregado em gerar insights e relatórios para mensurar os resultados da área.
Quais os benefícios de um processo de vendas por softwares?
Os benefícios do software de vendas vão muito além de organização dos dados e geração de relatório. Na verdade, essas funcionalidades são premissas básicas a serem seguidas. A questão maior aqui é: velocidade e acessibilidade. Esses fatores são determinantes para uma gestão comercial realmente infalível.
Ao mensurar os resultados em tempo real, os líderes de vendas não precisam ficar horas (ou dias!) montando uma planilha com dados incertos para emitir relatórios que, muitas vezes, não refletem a realidade.
Ou seja, os gestores ganham velocidade na gestão e tomam decisões mais assertivas para atingir os resultados da área.
A acessibilidade também faz toda a diferença para a competitividade da empresa. Com acesso on e off-line, o time de vendas tem a possibilidade de inserir comentários, dados, informações sobre os clientes de onde estiver.
Nesse sentido, o risco de esquecer informações da visita ao cliente até chegar no escritório é zero. E quanto mais informações os vendedores tiverem sobre o que seus clientes precisam, maior será o seu diferencial em relação à concorrência.
E mais: um software de vendas pode gerar notificações para nenhum vendedor esquecer seus compromissos com os clientes e prospects.
Na prática, isso significa mais informações sobre o cliente, vendedores mais alinhados com suas necessidades, maior poder de barganha, tomadas de decisões mais estratégicas e mais facilidade para trabalhar.
Além disso, um software de vendas também entrega:
- mais agilidade à frente das negociações;
- menos dificuldade para fechar vendas;
- maior poder de negociação;
- relações mais valiosas e duradouras com os clientes;
- mais confiança sobre o seu processo comercial;
- resultados mais previsíveis;
- times independentes;
- alta performance da área comercial.
5 funcionalidades indispensáveis dos melhores softwares de vendas
Para que você possa entender com mais facilidade cada uma das funcionalidades encontradas nos melhores softwares de vendas, nos baseamos nos depoimentos de pessoas que usam sistemas do tipo em suas empresas e estão muito satisfeitas com eles.
Não perca tempo e confira!
1. Histórico do relacionamento e motivo de perda de venda
Muitas empresas acham que é perda de tempo registrar todo o histórico de relacionamento com os clientes. Outras, até acham importante, e fazem isso em planilhas, sem ajuda de um software para vendas.
Na verdade, sem analisar comportamentos passados para melhorar o atendimento futuro daquele cliente e gerar um aprendizado para lidar com situações semelhantes referentes a outros prospects, fica muito difícil aprimorar seu processo comercial.
Além disso, a falta de histórico pode gerar dúvidas em relação ao que foi acordado com o cliente. Se um vendedor não possui um registro de todas as interações com os clientes, como poderá saber exatamente as condições daquela negociação?
Sem essa funcionalidade, uma tratativa baseada no achismo gera cobranças e questionamentos, abrindo margem para que os concorrentes se mostrem mais comprometidos em sanar a dor do cliente, e isso é tudo o que não queremos, não é mesmo?
Vale destacar que entender o motivo de perda dos negócios pode ainda ajudar na qualificação de leads e na priorização do funil de vendas. Mais foco naquilo que converte!
Sendo assim, mais do que registrar os motivos de perda, se preocupe em escolher um CRM que gere um relatório de fácil visualização para compreender esses indicadores. Observe um exemplo do Painel de Vendas do Agendor:
Ao passar o cursor do mouse sobre o gráfico, a plataforma do Agendor lê o indicador para que você compreenda com mais facilidade suas variáveis.
E se precisar personalizar, fique tranquilo. Você pode (e deve) ajustar as variáveis para serem aderentes ao seu modelo de negócio.
Entenda como personalizar os Motivos de perda de negócios no Agendor em menos de 2 minutos:
2. Rapidez e facilidade de implementação
Eduardo Dias, gestor de negócios da Connect, detectou o seguinte problema em sua empresa:
“Muitas oportunidades acabavam passando despercebidas, pois contávamos mais com a memória e controles avulsos do que com um sistema estruturado”.
E ele aventou a possibilidade de adquirir um software de vendas para solucionar isso. Tinha um receio que, como você verá abaixo, mostrou-se injustificado:
“Meu receio inicial era de ser complicado e eu acabar perdendo mais tempo buscando me organizar com o Agendor do que buscando negócios. Após poucos dias de uso, esse receio se desfez e passei a utilizá-lo de maneira natural”.
E isso não é tudo, veja as vantagens que Eduardo relata com o uso de um software de controle de vendas:
“O Agendor é uma solução de excelente custo-benefício, que se paga facilmente pelas oportunidades de negócio geradas com sua utilização. Estamos a cada dia aumentando nossa base de clientes e abrangência de atuação […]. Além disso, o suporte é surpreendente, sempre me atendendo com extrema rapidez e dedicação”.
O Agendor é tão intuitivo que você pode conhecê-lo em apenas 6 minutos! Veja:
Se você quer ter o mesmo sucesso que a Connect, baixe nosso Kit para o Sucesso com CRM — Um guia completo, com diversos materiais, para sua empresa implantar o CRM sem dificuldades.
E se quiser ler o case completo: case de sucesso com o Agendor — Connect — Diálogo e Negociação
3. Acesso remoto e facilidade de uso
Nos dias de hoje, em que a transformação digital está trazendo cada vez mais produtividade para as empresas, um bom software de vendas deve contar com a ajuda da nuvem e da conectividade via dispositivos mobile, facilitando muito o trabalho das equipes.
Foi o que descobriu Tiago Coralo, diretor comercial da TWT:
“O software que utilizamos anteriormente era complexo e demandava muito de nossos representantes para alimentar o sistema. Ao investirmos no Agendor, percebemos rapidamente como a ferramenta é simples e funcional”.
E complementa:
“Temos feito nossos follow-ups em dia e não perdemos mais o timing da negociação. Destacamos como pontos positivos do Agendor a praticidade e a facilidade de navegação em todas as telas e o acesso por aplicativo para smartphone”.
Portanto, ao procurar um software de gestão de vendas para gerenciar seu negócio, não deixe de incluir entre os quesitos estes dois pontos importantes:
- uso fácil e intuitivo, dispensando treinamentos demorados;
- acesso mobile via smartphones e outros dispositivos, para que sua força comercial possa usar o aplicativo para vendas de onde estiver.
Saiba mais sobre o App de vendas Agendor:
Veja este case na íntegra aqui: case de sucesso com o Agendor — TWT Equipamentos Industriais
4. Avisos automáticos de follow-up
Escrevemos alguns artigos interessantes sobre a quantidade de vendas perdidas devido a erros de follow-up, principalmente esquecer de retornar ligações ou de enviar orçamentos e propostas, por exemplo.
Por isso, um software de vendas precisa contar com um sistema de avisos preenchidos pelo próprio vendedor e com ajuda, também, de alertas do próprio software, que avisa quando retornar ligações e-mail para os clientes, o assunto em pauta e outras informações. O ideal é que isso ocorra também via mensagens de texto.
Veja o que aconteceu na Empicamp, nas palavras de Jean Robson Baptista, gestor de vendas da empresa, depois de adotar um software de gerenciamento de vendas com esta funcionalidade:
“A funcionalidade que mais gostamos são os envios de e-mails de avisos do sistema e os e-mails de acompanhamento. Partindo do princípio que toda a empresa precisa de um CRM, o Agendor atinge as expectativas de um gestor com agilidade e simplicidade. Retiramos planilhas isoladas do processo com o Agendor. Antes, cada vendedor fazia uma planilha de acompanhamento e fazia muito mal. Hoje, com o Agendor em operação, isso é mais rápido e a gestão recebe a informação ‘Just in time’. Mostra inclusive, em certos casos, a falta de acompanhamento”.
Para definir alertas no Agendor, basta seguir os seguintes passos:
- Vá para a aba de Tarefas
Na aba de Tarefas, você pode registrar e definir lembretes para vários tipos de atividades diferentes, como envio de e-mail, ligação, envio de proposta, reunião ou visita. Observe o retângulo maior em vermelho.
Imagine que é preciso agendar uma ligação de follow-up com o cliente. Para isso, basta selecionar um tipo de atividade que você deve fazer e descrever o objetivo ou o que deve ser abordado nessa tarefa.
- Adicione uma nova atividade
- Defina um prazo
Depois de agendar, basta salvar a atividade, no botão verde.
- A plataforma envia notificações.
Para que você não se esqueça de nenhum compromisso, a plataforma dispara alertas automáticos. Veja como funcionam as notificações do Agendor:
5. Pipeline de vendas para acompanhamento dos negócios
Com um pipeline de vendas em que estão registradas todas as oportunidades em andamento em seu funil, fica muito mais fácil para o gestor comercial fazer previsões e acompanhar a evolução dos negócios.
E outras áreas da empresa também podem se beneficiar disso, como conta o CEO da Celero, João Henrique Tosin:
“O funil é vida! Por ele, a gente consegue prever como serão as entradas do próximo mês. Nosso time adora o Kanban para passar os processos, e a personalização também é muito interessante. Não é à toa que um dos meus usuários do Agendor é meu diretor de marketing. Ele acompanha diretamente as conversões”.
Na imagem abaixo você confere a funcionalidade de funil de vendas no software do Agendor. Ou melhor, múltiplos funis, porque é possível criar e estruturar mais de um processo de venda para sua gestão comercial.
Em vermelho, você pode selecionar qual funil deseja visualizar. E para personalizar os funis, basta selecionar o botão de engrenagem, em roxo.
Repare que, no lado superior direito da tela, é possível filtrar os resultados:
Além disso, você pode, por meio das cores e dos ícones presentes em cada negociação, verificar as oportunidades que estão com atividades em atraso, em dia, ou sem atividades agendadas.
Que tal fazer um teste grátis antes de escolher seu software de vendas?
Compreendeu quais são os critérios que você deve procurar em um bom software de vendas? Caso tenha dúvidas sobre qual escolher, saiba que você pode usar o Agendor gratuitamente por tempo ilimitado.
Isso mesmo, existe uma versão grátis do sistema de CRM feito inteiramente pensado para o público brasileiro e ainda planos pagos — e mais completos — que suprem todas as necessidades da sua empresa.
Aproveite e faça sua inscrição agora mesmo e descubra, na prática, como o melhor software de vendas do Brasil pode alavancar seu negócio!