Saiba como usar a técnica do Storytelling Marketing e seus conceitos para inovar nas vendas.
Você já deve ter ouvido muitas vezes aquelas famosas histórias iniciadas pelo “era uma vez”. O que você ainda não deve saber é que o storytelling (contação de histórias, em uma tradução livre) tem se tornado uma boa arma para alavancar as vendas de diversas empresas.
Já são oferecidos cursos sobre o assunto e como ele pode ajudar na atuação de várias áreas profissionais. Mas, afinal, o que é storytelling e para que serve? E o Storytelling Marketing?
O conceito do Storytelling
O que significa Storytelling: começo, meio e fim, com um clímax e personagens marcantes: essa receita é a base para as histórias mais famosas que conhecemos hoje em dia.
Storytelling une as palavras inglesas story (história) e telling (contar).
É um meio de dialogar com o público usando a história da empresa, do produto, a necessidade e a expectativa do cliente.
O conceito de storytelling passa por algumas fases. Primeiro vem a sabedoria para ouvir e entender o público-alvo. Depois, é preciso aprender mais sobre a empresa em questão e descobrir qual é o seu trajeto pelo mercado, ou seja, sua história (ou histórias).
Em seguida, o que resta é explorar essas histórias para criar novos conceitos e campanhas que encantem os clientes e os tornem fiéis à marca.
Mas se engana quem pensa que qualquer conto pode ser considerado um meio de storytelling. Para que a técnica dê certo, a história deve conter elementos que instiguem e emocionem quem está ouvindo.
Fazer com que os clientes se identifiquem com o que está sendo contado é essencial para o sucesso da campanha.
Por que praticar o Storytelling Marketing?
Storytelling Marketing é a aplicação dos conceitos de Storytelling ao Marketing e às Vendas.
Em estudos, pesquisadores da Washington University descobriram que o ouvinte de uma história pode ser tudo, menos passivo.
Monitorando a atividade cerebral de diversas pessoas enquanto elas liam uma história, conseguiram ver que algumas áreas do cérebro eram ativadas em total acordo com o livro que era lido.
As regiões ligadas à função motora eram ativadas toda vez que os personagens praticavam alguma ação, enquanto os neurônios ligados à visão eram ativados a cada troca de cenário
Para concluir: quando lemos uma história onde alguém levanta uma xícara, por exemplo, nosso cérebro imita o movimento ao ativar as áreas responsáveis por tal, trazendo a sensação de que nós estamos praticando a mesma ação.
Isso também ocorre na relação das pessoas com as empresas: a divulgação através de histórias cria uma relação emocional muito mais forte com os clientes, além de otimizar o potencial de lembrança dos mesmos.
Além disso, o storytelling marketing torna tudo muito mais interessante do que o uso de dados estatísticos.
Veja também: Neurociência aplicada ao marketing: entrevista com o especialista Julian Frenk
Transmídia Storytelling
Sabemos que campanhas publicitárias estão presentes nas mais diversas mídias, como rádio, televisão e internet. Transmídia Storytelling é a arte de contar histórias de acordo com a linguagem específica de cada meio.
Ela é utilizada para manter relações com os mais variados públicos e engajar diferentes grupos de pessoas. Segmentar as campanhas de marketing por meio, pode ajudar muito na propagação das suas ideias.
O Storytelling não apresenta limites: uma campanha pode começar na internet e percorrer o rádio e a televisão, bem como fazer o caminho inverso. Atualmente, as redes sociais são grandes auxiliares dessa técnica, pois permitem a interação do público com o que é contado e o compartilhamento das informações.
Confira em nosso blog: Os benefícios de um processo de storytelling dentro de uma empresa B2B
A importância para os profissionais
Que uma boa técnica de Storytelling Marketing pode aumentar significativamente as vendas de determinada empresa é fato, mas os benefícios de saber contar histórias não param por aí.
O Storytelling Marketing pode agregar muito na vida de um profissional, ajudando na comunicação com outras pessoas e no compartilhamento de ideias em geral.
Trabalhando com palestras motivacionais há nove anos, preciso ter o domínio da oratória para atrair e cativar meu público, fazendo com que quem está na platéia não se perca entre uma narração e outra.
Utilizo os truques de mágica para chegar ao clímax da minha história, tendo sempre o cuidado de integrar todos os presentes e fazer com que se sintam parte do que estou apresentando. Posso afirmar: o storytelling auxilia (e muito!) a trazer os resultados previstos e causar uma impressão positiva no espectador.
Dicas para aperfeiçoar a técnica de Storytelling:
- Saiba usar o seu bom humor, bem como ritmos diferenciados e poesia. Esses meios são famosos por atingir a emoção do ouvinte.
- Conte histórias apropriadas à ocasião e ao público, tendo um cuidado especial com a segmentação (idade do público, interesses, etc).
- Não leve mais de vinte minutos para contar cada história. Ao se prolongarem demais, elas podem se tornar entediantes e enfadonhas.
- Saiba seu objetivo ao selecionar uma história: ela pode influenciar, impressionar, cativar, persuadir, educar, vender ou causar diversas outras impressões e emoções ao público.
- Mantenha o contato visual com seus ouvintes.
- Varie o tom de voz e as expressões faciais usadas para demonstrar as emoções contidas em cada história.
- Como começar: o “era uma vez” é clássico, mas variar é sempre uma atitude sábia a ser tomada.
Em suma: o Storytelling Marketing serve, principalmente, para mostrar os valores e princípios de cada empresa de forma marcante e inteligente. Trabalhar com a contação de histórias, além de divertido, pode aumentar o número de vendas e clientes em um passe de mágica.
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Marco Zanqueta, palestrante motivacional há nove anos, une a arte de falar em público com a magia dos truques de ilusionismo. Suas palestras e dinâmicas de equipe foram desenvolvidas para modernizar e trazer melhores resultados de maneira diferenciada.
Créditos pelas imagens: ravensbourne3ds