Nem todo mundo precisa ser um vendedor-nato para vender. Muitas vezes é bem melhor que você não tenha o estereótipo do vendedor
Você já deve ter se deparado com a afirmação de que as pessoas odeiam vendedores, não é mesmo?
Por que será?
Será que é porque vendedores sempre insistem para que as pessoas comprem o produto, conhecem mal o seu público e só falam sobre eles mesmos, ao invés de escutar os problemas de um cliente?
Nesta postagem, confira as melhores táticas para vender mais e fugir desse estereótipo errado sobre vendedores.
OBS: Preparamos uma apresentação com as principais táticas de venda desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo
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5 táticas para vender mais conhecendo melhor seus clientes
Pense em um psicólogo. Você chega em seu consultório e, por algum motivo você foi até lá.
Precisa contar o que está acontecendo para que ele possa aconselhá-lo, falar o tratamento e como pode ajudar.
Mas, imagina que, assim que você chega, ele apenas fala sobre si e sobre quem ele já atendeu.
Ele está querendo se autopromover e assim esquece de fazer o mais importante: manter o foco no paciente.
Um psicólogo precisa ouvir o paciente. Quem iria contratar um psicólogo que só quer se vangloriar e mostrar como é maravilhoso – e porque você deveria contratá-lo?
A mesma coisa acontece com um vendedor.
Ninguém quer que o vendedor fale apenas de si. As pessoas querem ser ouvidas. O motivo do vendedor estar ali é para falar do cliente, não dele.
As pessoas não vão comprar de um vendedor que só fala de si. Porque são os clientes que deveriam ser o foco das coisas.
É por isso que cada vez mais empresas estão optando por contratar embaixadores que não são vendedores e, que não têm o vício de vendas para fazer parte de sua equipe de vendas.
Se você é embaixador da sua empresa, mas não tem formação de vendas, aqui estão algumas táticas de venda que você pode ajudar para aprimorar o seu approach comercial.
Veja também: Como melhorar o desempenho da equipe em vendas com 12 dicas
#1. Inicie o contato
Isso não significa que você deve sair fazendo contato e abordando pessoas pela rua afora. Mas você precisa falar com as pessoas com uma abordagem positiva e otimista.
O papel do vendedor é levar as boas novas para seus clientes. E quando você chega com uma perspectiva otimista, as pessoas deixam de pensar que você é apenas mais um interesseiro.
A cordialidade precisa ser a primeira arma de qualquer vendedor.
As pessoas querem ser tratadas de maneira especial. Afinal, diariamente somos tratados como números e estatística por tantos vendedores e tantas empresas, que queremos ter um pouco de dignidade.
O vendedor que age assim sempre estará um passo a frente de todo o resto.
#2. Descubra sobre seu cliente
Quem é o seu cliente?
O que ele quer, o que ele espera conseguir ao comprar o seu produto?
Será que ele pode pagar pelo seu produto?
Será que você tem a solução exata para as necessidades dele?
Você precisa saber sobre seu público.
Essa é uma das táticas para vender mais que você não pode deixar de usar.
Não basta apenas parecer que está interessado no cliente, você precisa estar verdadeiramente interessado em tudo que ele pode fazer para você.
Faça o dever de casa. Descubra quem é o seu cliente, quais são seus problemas e, como você pode usar a sua solução para agir em sua dor e eliminar os seus problemas.
Esse é o mínimo que você precisa saber para ter certeza de que um potencial cliente realmente tem potencial para comprar de você.
#3. Demonstração
A experimentação, ou a experiência é uma das melhores táticas de vendas que uma pessoa pode usar.
Dar o gostinho de alguma coisa para uma pessoa é algo completamente convincente.
Afinal, as pessoas querem experimentar aquilo que estão pensando em comprar e, saber se a experiência vale a pena.
Quando a experiência não vale a pena, as pessoas enxergam a compra como uma despesa, quando a experiência vale a pena, as pessoas enxergam a compra como um investimento.
E quando isso acontece, eles chegam à conclusão de que tudo vale (ou não a pena). É justamente esse o objetivo de um vendedor. Fazer com que as coisas valham a pena.
#4. Faça perguntas
Antes de qualquer coisa, se você não pedir a venda para seu potencial cliente, a resposta sempre vai ser não.
Mas, não é só isso.
O processo de vendas é feito de perguntas. Você precisa perguntar para entender as necessidades de seus clientes. Caso contrário, eles nunca vão achar que você está realmente preocupado com suas necessidades.
Quanto mais perguntas você fizer, mais próximo você estará de ter a solução certa para seus clientes.
#5. Referências
A sua venda não termina quando o seu cliente compra. Nesse momento se inicia um relacionamento que precisa continuar.
É justamente a certeza de que comprou o produto certo que faz com que os clientes sintam que estão sendo atendidos conforme suas necessidades.
Quando você faz bem o trabalho, e entrega o que promete, consegue referências e novos potenciais clientes que vão acreditar em como você pode ajudá-los a resolver seus problemas.
Essa é uma das táticas de vendas que além de fechar um negócio, atraia novos clientes.
Saiba mais: Turbine a gestão da força de vendas e marketing com estas dicas
Você vende o que?
No final do dia, todo mundo vende alguma coisa pra alguém. E, saber fazer isso sem parecer estar forçando o seu cliente a algo que ele não quer, é imprescindível, uma das mai valiosas táticas para vender mais.
Quem tenta fazer o cliente comprar o seu produto por força ou insistência está queimando cartucho. Em dias em que o consumidor sabe muito bem onde está se metendo, empurrar qualquer coisa é um belo de um prejuízo ao vendedor. Não é isso que vai fazer ele comprar.
Parecer um vendedor já não vai mais ajudar você a vender. Você precisa realmente perder a imagem deturpada de vendas e, o estereotipo do vendedor.
Não apenas o seu processo de vendas vai ficar mais curto, mas também seus clientes vão parar de olhar para você como um profissional inconveniente.
E, quando as pessoas param de enxergar você como um vendedor, começam a ouvir o que você está dizendo e, a responder verdadeiramente a suas perguntas.
É nesse momento que grandes vendas acontecem e, relacionamentos verdadeiros brotam.
- Aja como um portador de boas novas.
- Conheça seu produto (e o concorrente) como ninguém.
- Vá até seus potenciais clientes com as perguntas certas.
- Escute-os até que eles estejam prontos para avançar.
- Peça a venda e cultive um bom relacionamento.
É dessas coisas que as verdadeiras vendas são feitas, essas são as melhores táticas de vendas!
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