Acompanhar a taxa de resposta dos cold mails te ajuda a monitorar os resultados das campanhas e entender se a estratégia gerou resultados ou precisa de revisão para o negócio bater suas metas de vendas.
Principais aprendizados deste artigo:
- Pesquisas mostram que a taxa média de resposta do cold mail é de 1 a 5%. De toda forma, essa ainda é uma estratégia válida para conquistar novos clientes, já que ajuda a qualificar os leads com potencial de conversão.
- Adotar estratégias, como usar números e fazer perguntas estratégicas na linha de assunto, contribui para o aumento da taxa de abertura e resposta, já que estimula a curiosidade.
- Para melhorar a taxa de abertura das suas mensagens, invista em linhas de assunto mais longas, personalização e follow-up para aparecer mais vezes para o destinatário.
- Acompanhar a taxa de resposta do cold mail ajuda a criar um processo comercial mais assertivo. Veja detalhes no e-book gratuito: como elaborar um processo de vendas e suas etapas!
O cold mailing é uma estratégia de envio de mensagens por e-mail para um potencial cliente sem contato prévio. Ou seja, a empresa vai até ele pela primeira vez com uma mensagem de apresentação.
Vale destacar que a tática pode ser bastante útil na prospecção de clientes, já que ajuda a apresentar o negócio para potenciais consumidores. Entretanto, você deve ficar de olho nas taxas de resposta e abertura para orientar o desenrolar da campanha.
Para te ajudar, preparamos o artigo a seguir. Nele, você confere:
- qual é uma boa taxa de abertura de cold e-mail;
- como melhorar a taxa de abertura de e-mail;
- como fazer um bom cold mail.
Boa leitura!
Qual é a taxa de resposta do cold mail?
A taxa de resposta do cold mail figura entre 1% e 5%, segundo relatório do Woodpecker. Enquanto isso, a taxa de abertura é de 44%, conforme dados do QuickMail. Isso significa que quase metade das pessoas visualizam a mensagem, mas menos de 5% respondem.
>>>> Aproveite para ler: conquistando clientes por e-mail — tudo o que você precisa saber sobre cold e-mail
Qual é uma boa taxa de resposta de e-mail?
Uma boa taxa de resposta para cold mail fica próxima dos 5%. Logo, você deve receber 5 retornos a cada 100 e-mails que envia. Adicionalmente, o esperado é que a maioria das respostas seja positiva para sua abordagem. Ou seja, faça o que foi pedido no corpo do e-mail.
Já a taxa de abertura deve superar os 40% para gerar um bom retorno à sua campanha de cold mailing. Em outras palavras, a cada 100 e-mails enviados, pelo menos 40 devem ser abertos.
Percebe que seus e-mails não alcançam esse nível? Saiba que existem táticas para escrever um bom cold mail, e mostramos as melhores a seguir!
Como fazer um bom cold mail?
Para fazer um bom cold mail, é preciso:
- ser breve e objetivo;
- fazer perguntas;
- usar um CTA forte.
Aprenda mais a seguir!
1. Ser breve e objetivo
Muitas vezes, os destinatários leem seus e-mails no celular entre uma reunião e outra. Por isso, o ideal é não demorar muito para dizer o motivo do seu contato.
Seja objetivo. Diga logo de cara ao seu potencial cliente quem você é, onde conseguiu o contato, a razão da mensagem e como sua empresa pode ajudá-lo a resolver um problema. Mantenha em mente que seu e-mail precisa agregar algum valor na vida desse cliente.
Por exemplo: Olá, [nome do lead]. [Nome de um contato em comum] me passou o seu e-mail e gostaria de conversar com você para apresentar a nossa solução.
2. Fazer perguntas
Os dados compartilhados pelo Klenty mostram que usar uma pergunta na linha de assunto pode aumentar a taxa de abertura dos cold mails em quase 49%. Isso acontece porque as pessoas se sentem compelidas a responder.
No entanto, evite perguntas genéricas. O ideal é pensar com cuidado e usar questões que agucem a curiosidade dos leitores e se relacionem com o que sua empresa oferece, como: “Por que X% das empresas do segmento Y fecham em menos de 5 anos?”
3. Usar um CTA forte
O CTA é o call to action — chamado para ação — do seu e-mail. É nesta parte que você sugere uma ação para o remetente, como responder à mensagem ou acessar um link.
Portanto, precisa ser forte, chamar a atenção e ser direto. Lembre-se de que o cliente precisa saber o que fazer logo de cara. Aqui, vale colocar uma despedida simples e um pedido de resposta. Outra alternativa é usar um botão, caso o CTA incentive o acesso a um link.
>>>> Aprenda como fazer um bom CTA em: call to action — o que é e como convencer o usuário em 4 dicas práticas
Como melhorar a taxa de resposta de e-mail?
Para melhorar a taxa de resposta do cold mail, você deve:
- usar linhas de assunto mais longas;
- personalizar as mensagens;
- fazer follow-up;
- usar o nome do remetente;
- fazer testes;
- fazer a gestão da lista de contatos.
Vale destacar que, ao melhorar as taxas de resposta em cold e-mails, você atrai mais leads e, consequentemente, consegue mais oportunidades de negócios para a sua empresa.
Continue a leitura para aprender como colocar as dicas em prática!
1. Usar linhas de assunto mais longas
Segundo o Gitnux, o ideal é que as linhas de assunto tenham entre 61 e 70 caracteres, já contando com os espaços. Linhas mais longas são mais eficazes do que textos curtos em quase 33% das vezes.
2. Personalizar as mensagens
Dados do Super Office mostram que 33% das pessoas abrem os e-mails baseando-se inteiramente na linha de assunto. Portanto, você precisa caprichar na hora de escrever. Afinal, quanto mais contatos abrirem sua mensagem, maior é a probabilidade de obter respostas, concorda?
Para personalizar uma mensagem, aborde assuntos relevantes para o segmento do cliente, como tendências, pesquisas na área ou fale diretamente sobre suas dores, por exemplo: “7 ferramentas para aumentar a produtividade em empresas de [nicho do contato]”.
3. Fazer follow-up
Segundo os dados compartilhados pela pesquisa do QuickMail citada anteriormente, mais da metade das respostas de um e-mail derivam de uma mensagem de follow-up.
Além disso, o levantamento descobriu que 3 é o número ideal de tentativas de contato.
Caso perceba que não houve resposta ao seu e-mail, repita o envio alguns dias depois, destacando ser uma segunda tentativa de contato.
4. Usar o nome do remetente
Para reforçar a ideia de personalização, use o nome do remetente sempre que puder. Você pode usar: Oi, fulano, tenho uma novidade para te contar.
A ação pode melhorar as taxas de abertura e resposta dos seus cold mails. Segundo a pesquisa da Klenty, trazida anteriormente, 35% dos usuários abrem e-mails quando as mensagens mostram seus nomes na linha de assunto.
5. Fazer testes
As ferramentas para campanhas de cold mail viabilizam o teste A/B, que envia duas variações de um mesmo e-mail (com diferenças sutis de abordagem, linguagem ou design) para amostras de contatos.
Assim, você identifica qual tem a maior taxa de resposta e aplica a versão de mais sucesso ao restante da lista.
6. Fazer a gestão da lista de contatos
Por fim, faça a gestão da sua lista de e-mails para garantir que todos os endereços sejam reais e pertençam a quem criou (e usa) a conta. Além disso, segmente os contatos conforme seus interesses para criar conteúdos mais adequados para cada perfil.
Por exemplo, crie um grupo de contatos apenas com gerentes de vendas, outro com representantes comerciais externos e assim por diante.
Com esta ação, você entende o que escrever para aumentar sua taxa de resposta no cold mail, já que envia mensagens que falam diretamente com as dores dos clientes.
Quer aprender como aumentar ainda mais a taxa de resposta dos seus cold mails? Então, aproveite para baixar o nosso guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados.
No material você encontra tudo o que precisa saber para gerar uma carteira de leads de sucesso seguindo três etapas: pesquisa, preparação e ação!