Corretores de seguros trabalham com relacionamento o dia todo. Se você é um corretor, vai concordar comigo: para fazer um fechamento, você precisa encontrar os clientes certos, entrar em contato, manter o relacionamento, lembrar quando ele precisará renovar a apólice. São vários itens para lembrar e os melhores corretores fazem isso bem feito.
Todo detalhe faz a diferença na hora de usar técnicas de vendas de seguros, seja para enviar uma carta no dia de aniversário do cliente, ou para conseguir que ele leia a proposta de seguro.
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Se deixar de manter o relacionamento, ele fecha com outro corretor! Nesta postagem, você vai ver como vender mais seguros usando um sistema de CRM.
4 técnicas de vendas de seguros usando o CRM
Um sistema de CRM pode ajudar nas vendas de seguros. CRM é a sigla para “Gestão do Relacionamento com Clientes” e trata-se de uma estratégia que une todos os pontos de contato com os clientes.
Na prática da vida de corretor, uma ferramenta de CRM centraliza toda comunicação e agiliza os negócios, potencializando suas técnicas de vendas de seguros. Simples assim.
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#1. Para organizar a carteira de clientes
Um corretor de seguros, para saber como vender mais e melhor, precisa de uma ampla carteira de potenciais clientes (e clientes concretizados, é claro!) para trabalhar.
Essa carteira pode ficar em uma agenda pessoal, em fichas de cadastro, planilhas, lista de contatos do celular, etc. Mas aí aparece um problema: se você estiver fora do escritório, como irá acessar os dados do contato?
Ferramentas de CRM online facilitam o acesso aos dados de contatos de qualquer lugar. Deixou a agenda no escritório, mas lembrou que precisa ligar para um cliente? As informações estarão guardadas no aplicativo online.
A ideia é manter centralizados os dados de contato na ferramenta. Você têm em mãos as informações de endereço, telefones, os seguros que tal cliente pretende contratar (ou já contratou), as datas de vencimento dos seguros, quais foram os contatos que indicaram, etc. Assim, vai ficar muito mais fácil usar as melhores técnicas de vendas de seguros.
#2. Registrar toda a comunicação da equipe.
Em muitas corretoras de seguros, o processo de vendas começa na prática com o pessoal do Telemarketing. O pessoal entra em contato com o cliente em potencial, pergunta sobre as intenções de aquisição e então, agenda uma visita para os assessores comerciais.
Com uma ferramenta de CRM, a troca de informações fica centralizada, sem precisar que o pessoal do Telemarketing telefone para sua equipe de assessores. Aquela história de que o email não chegou, o celular estava fora de área, a caixa de email estava lotada, não haverá mais!
A informação estará disponível na hora que você precisa. Pense bem, não tem como vender mais seguros sem informações confiáveis e acessíveis de onde estiver o corretos.
E depois da visita? O cliente ficou interessado no seguro pessoal, residencial, automotivo? Quando ele pretende assinar o contrato? Essas informações podem ser inseridas na ferramenta de CRM online para os gestores acessarem, analisarem e usarem todas as suas técnicas de vendas de seguros.
#3. Ser lembrado de entrar em contato
Se o cliente não tem interesse em contratar agora, mas quer estudar melhor as propostas, como você faz para entrar em contato novamente? Se sua equipe deixar de entrar em contato, o cliente esquece!
Nessa hora que entra a funcionalidade de agendamento: você pode marcar para ser lembrado de entrar em contato dentro de 1 semana, daqui a 30 dias, enfim, na melhor data para fazer o acompanhamento. No dia do compromisso, você receberá um email automático te lembrando de entrar em contato.
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#4. Apontar as visitas que foram feitas
Chega de preencher extensos formulários para registrar as visitas realizadas. Você fica andando com uma papelada por aí e acaba perdendo um baita tempo preenchendo formulários. A papelada toma mais tempo que a própria visita.
Além disso, os gestores precisam organizar uma pilha de formulários de cada assessor diariamente. Sem falar nos custos de todo esse material impresso…
Uma ferramenta de CRM pode substituir a papelada, emitindo relatórios de visitas, quilômetros rodados, telefonemas, enfim, todos os custos do fechamento podem ser registrados no sistema.
No fim do dia, os gestores têm em mãos todos relatórios de seus assessores e da equipe de Telemarketing. O trabalho de organziar a papelada termina, todos ficam felizes e a festa começa! O negócio agora é comemorar os fechamentos!
Seguros, como vender mais e melhor? Use CRM!
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