Conhecer técnicas de vendas industriais pode te ajudar a se destacar no mercado B2B. Isso porque elas ajudam a compreender as necessidades dos clientes e, assim, apresentar soluções alinhadas à proposta de valor da empresa. Ademais, contribuem para a construção de relações sólidas e negociações mais eficazes.
Principais aprendizados deste artigo:
- A principal diferença entre as vendas B2B e B2C está no cliente. Enquanto na primeira, a negociação se dá com outras empresas, na segunda, a venda é feita diretamente para o consumidor final.
- As vendas B2B industriais requerem técnicas mais avançadas, dada a complexidade nas negociações, que envolvem um ticket médio alto e critérios mais rigorosos para a tomada de decisão.
- Técnicas de vendas industriais geralmente demandam uma abordagem de vendas consultivas, focada na construção de relacionamentos, para identificar e resolver as dores específicas do cliente.
- Para obter bons resultados neste mercado, é importante se aprimorar constantemente. Baixe nosso material gratuito com 12 técnicas de vendas e abordagem: PPT treinamento de vendas.
- O uso de um sistema CRM é crucial para a otimização das vendas B2B, uma vez que contribui para a automatização de tarefas, além de melhorar a gestão do relacionamento com os clientes.
Mas por que é tão importante se preparar para atuar neste mercado?
De acordo com dados da plataforma de insights Think with Google, o mercado B2B está em expansão. Neste contexto, 47% dos empresários direcionam mais de 20% de seu orçamento mensal para serviços de terceiros devido a demandas internas complexas e maior competitividade.
O que é visto como uma ameaça para os negócios também pode ser uma grande oportunidade para quem deseja se destacar. Para isso, é preciso compreender a jornada dos consumidores B2B e descobrir como atender às suas expectativas.
Para te ajudar, explicamos, neste post, a importância de adaptar a abordagem para este mercado. Também apresentamos as principais técnicas de vendas industriais, com estratégias para otimizar seu processo e gerar mais resultados.
Quem é o cliente industrial e como ele se diferencia do B2C?
O cliente industrial ou B2B é aquele que compra em nome de uma companhia. Daí a sigla B2B, que significa business to business, ou seja, negociações realizadas entre empresas.
O cliente industrial precisa ser muito racional, considerando que compra em maior quantidade, no caso de produtos, ou soluções especializadas, quando se refere a tecnologias e serviços.
Sua tomada de decisão nunca é centralizada em um único indivíduo e geralmente envolve conhecimento técnico especializado. Por exemplo, a negociação de um novo software sempre contará com a supervisão do setor de TI.
Ademais, sempre busca melhores condições de compra, afinal, considera o retorno sobre o investimento (ROI).
Assim, o relacionamento com clientes industriais exige atenção devido à complexidade do mercado B2B.
Isso porque essas negociações envolvem tickets médios mais altos e critérios rigorosos para a tomada de decisão. Logo, demandam uma abordagem mais detalhada e personalizada para atender às demandas específicas e garantir a satisfação do cliente.
No mercado B2C, em contrapartida, as vendas focam o consumidor final, o que centraliza o processo de tomada de decisão em uma pessoa ou em um pequeno grupo.
Por que é importante adaptar técnicas de vendas para o setor industrial?
A indústria demanda uma abordagem de vendas mais consultiva, com foco em identificar e resolver as dores específicas do cliente.
Ou seja, mais do que oferecer um produto ou serviço, para alcançar o sucesso neste setor, o vendedor deve entender profundamente as necessidades de seus clientes.
Com isso, é possível desenvolver uma abordagem personalizada, capaz de construir confiança e, ao mesmo tempo, fortalecer o relacionamento.
Logo, as estratégias de vendas no mercado industrial precisam se adequar a essa realidade, por meio de técnicas de vendas B2B adaptadas ao perfil do cliente.
Como funciona o funil de vendas B2B?
O funil de vendas B2B funciona de forma muito semelhante ao B2C. Trata-se da representação da jornada do cliente, do momento em que ele descobre que tem um problema ou necessidade, até a finalização da compra.
Suas etapas são:
- consciência (Awareness): quando a empresa identifica que há algo a resolver;
- consideração (Consideration): momento em que pesquisa por possíveis soluções;
- decisão (Decision): após reunir as melhores opções, analisa diversos fatores para decidir qual é a melhor escolha e, então, faz a compra;
- fidelização (Loyalty): o vendedor assegura a satisfação do cliente com a solução adquirida, a fim de manter o relacionamento.
Inclusive, usar o funil de vendas torna seu processo mais previsível e organizado. Confira, no infográfico abaixo, 6 benefícios de usar a ferramenta:
3 técnicas de vendas adaptadas ao mercado industrial
Como vimos até aqui, o sucesso neste mercado depende da adaptação da sua abordagem ao processo de vendas nas indústrias. Confira três técnicas focadas no setor e que realmente dão resultados.
1. Consultoria e diagnóstico
A estratégia de diagnóstico e consultoria tem como base a análise da situação da organização. O objetivo é entender suas principais demandas, os gargalos que prejudicam os resultados e as oportunidades de crescimento.
A ideia é mostrar como a sua solução pode ajudá-lo no dia a dia: o produto resolve um problema pontual? Aumenta a produtividade em processos específicos?
O diagnóstico se baseia em dados e relatos para entender os desafios da companhia. Por isso, é importante usar um CRM para gerenciar informações dos clientes e obter insights.
2. Abordagem consultiva
Semelhante ao item anterior, aqui, o vendedor assume uma postura consultiva. Ou seja: ouve o cliente para conhecer suas dores e entender o cenário do negócio, para oferecer soluções personalizadas para demandas.
A abordagem consultiva requer conhecimento técnico e expertise para a construção de um relacionamento sólido, a fim de ganhar a confiança do prospect.
3. Negociação e fechamento
Como vimos, o processo de vendas para a indústria envolve um nível complexo de negociações. Por isso, requer do vendedor:
- estratégia;
- preparação para lidar com as principais objeções;
- jogo de cintura para chegar a um bom acordo para ambas as partes;
- atenção para enxergar o momento certo de fechar vendas.
E, novamente, o CRM é a ferramenta-chave para que esse vendedor tenha acesso às informações necessárias para identificar e agarrar as melhores oportunidades.
Para complementar, temos um webinar cheio de informações para quem deseja criar um time de vendas de alta performance. Confira:
Qual a importância da tecnologia para a estratégia de vendas industriais?
A tecnologia desempenha um papel crucial nas vendas industriais, pois viabiliza a automatização de processos e a personalização do atendimento — fatores decisivos que somam muitos pontos na disputa com a concorrência pela atenção dos clientes.
Neste contexto, o uso de ferramentas, como o CRM do Agendor, ganha espaço, já que contribui para otimizar as vendas industriais ao permitir:
- automatizar processos, o que facilita o trabalho dos agentes, que não perdem mais tempo com atividades burocráticas e se dedicam ao que mais importa: construir relacionamentos fortes com os clientes;
- personalizar o atendimento ao cliente, o que permite uma abordagem mais próxima, capaz de gerar uma impressão positiva desde o primeiro contato;
- otimizar a gestão do relacionamento com o cliente e contribuir para o aumento da confiança e para a construção de parcerias de longa data;
- insights valiosos, por meio do acesso a dados que servem como base para uma argumentação sólida e consistente durante as negociações.
Que tal aprimorar suas técnicas de vendas industriais?
Para superar os desafios do mercado industrial, é preciso conhecer e explorar diferentes estratégias e técnicas de vendas.
Aqui ou em qualquer outro setor, o foco no cliente e em suas necessidades é um fator determinante para quem busca sucesso nas negociações e quer fechar mais vendas.
Ademais, manter a organização e ter em mãos informações atualizadas para otimizar suas decisões de negócios é vital para uma gestão mais efetiva.
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