O ano de 2024 já está à vista e, como de costume, compilamos as principais tendências de vendas, marketing e atendimento ao cliente para ajudar as empresas a se prepararem para os desafios e oportunidades que surgirão no próximo ano.
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Principais aprendizados deste artigo:
- Em 2024, visando o aprimoramento da conversão de clientes, é essencial otimizar formulários de leads e páginas de cadastro, concentrando-se apenas nos dados fundamentais para cada fase do funil de marketing.
- Dentre as tendências de vendas para 2024, a fidelização pode ser a mais desafiadora, já que os clientes estão exigentes como nunca. Aproveite e baixe o ebook sobre O passo a passo da fidelização
- No próximo ano, a venda social (social selling) se estabelece como uma obrigação para todas as empresas que possuem contas comerciais nas redes sociais. Isso porque, em um ambiente onde todos estão constantemente “vendendo” algo, sua presença online é a principal vitrine para a sua marca
- A consciência ambiental é um despertar determinante para todas as pessoas e empresas. Ela tem sido frequentemente inserida no centro do comportamento do cliente, redefinindo a dinâmica das vendas.
- A IA generativa pode facilmente ser utilizada para aprimorar processos organizacionais, capacitando empresas a criar e automatizar de forma inteligente. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e confira o VoIP GPT, um recurso impulsionado por IA generativa para transformar a produtividade do seu time!
E já adiantamos um ponto importante: a inteligência artificial veio para ficar.
Este é o momento de “olhar com mais carinho” para as inovações e estudar como elas se aplicam no seu negócio.
Veremos, ao longo do artigo, que a tecnologia rege as principais tendências em 2024, e por isso, é determinante estudar os processos internos atuais e as ferramentas utilizadas para saber como implementar essas inovações de forma eficaz, e garantir a competitividade no mercado.
Pronto para desvendar as tendências de vendas de 2024? Então, vem com a gente!
Maior atenção à privacidade de dados
Segundo uma pesquisa da McKinsey, 87% dos consumidores recusam-se a negociar com empresas cujas práticas de privacidade são motivo de preocupação, o que mostra que questões relativas à privacidade de dados emergem como um pilar incontestável da confiança do consumidor.
Nesse contexto, os clientes exigem transparência, e esperam que suas informações sejam coletadas e armazenadas apenas quando estritamente necessário.
Isso é também comprovado pela mesma pesquisa da McKinsey, que mostra que mais da metade dos consumidores confiam mais em uma empresa se esta não solicitar informações irrelevantes para contato.
A tendência para 2024 é, portanto, que os consumidores se tornem ainda mais criteriosos ao compartilhar seus dados, colocando a segurança e a confiança em primeiro lugar.
Como se preparar?
Para aprimorar a conversão de clientes, é essencial otimizar formulários de leads e páginas de cadastro, concentrando-se apenas nos dados fundamentais para cada fase do funil de marketing.
Além disso, é indispensável solicitar consentimento explícito e comunicar claramente a finalidade da coleta de dados, o que fortalece a confiança do cliente.
Embora a coleta extensiva de dados possa parecer tentadora, a necessidade de equilibrar ambições de dados com ética é vital.
Por isso, mais do que rever os processos de marketing e coleta de dados, é importante educar e treinar equipes sobre segurança de dados, integrando essas preocupações à cultura organizacional.
Leia também: Como funciona a LGPD no CRM? Saiba quais dados devem ser protegidos
A venda social torna-se obrigatória
Muito se falava sobre a venda social como uma alternativa de canal de negócios para as organizações.
Na verdade, em 2024, a venda social se estabelece como uma obrigação para todas as empresas que possuem contas comerciais nas redes sociais.
Isso porque, em um ambiente onde todos estão constantemente “vendendo” algo, sua presença online é a principal vitrine para a sua marca.
Não se trata somente de promover produtos e serviços nas redes, mas também de produzir conteúdo capaz de plantar aquela sementinha de interesse em seu público-alvo.
Como se preparar?
Interagir, responder perguntas e fomentar debates são práticas essenciais para cultivar um relacionamento significativo e se destacar nas mídias sociais.
Para esse fim, é necessário construir uma estratégia de social media para que sua presença digital seja uma extensão da identidade da sua empresa.
Tenha em mente que, atualmente, um perfil desatualizado ou pouco informativo prejudica a imagem da sua marca, e pode afastar potenciais clientes.
Saiba mais em: Social Media Optimization (SMO): como aprimorar sua presença digital?
A fidelização é um processo constante
Dentre as tendências de vendas para 2024, a fidelização pode ser a mais desafiadora, já que os clientes estão exigentes como nunca.
Como veremos mais adiante, os chatbots conversacionais ainda são ferramentas de atendimento indispensáveis. Porém, elas não são a única variável na equação da fidelização.
Para o próximo ano, será necessário encontrar formas de manter seu produto ou serviço relevante de maneira contínua, garantindo o engajamento, a satisfação e a fidelização de clientes.
Isso envolve uma abordagem ativa, que eduque os clientes sobre os benefícios de seus produtos e assegura que o valor investido tenha um retorno positivo.
Em outras palavras, é crucial construir uma estratégia de sucesso do cliente que seja capaz de personalizar a experiência global do consumidor com a sua empresa.
Como se preparar?
Nesta tendência, a tecnologia já se apresenta como uma protagonista, uma vez que será preciso construir um histórico detalhado sobre a jornada do cliente, compreendendo o comportamento do cliente por meio de dados, antecipando suas necessidades e promovendo uma satisfação contínua.
Nesse contexto, todas as iniciativas devem ser concentradas em um sistema de CRM robusto, facilitando o acesso a informações cruciais e simplificando a gestão de relacionamentos.
Como efeito, é possível proporcionar abordagem proativa e centrada no cliente, sendo este o caminho mais seguro para satisfazê-los e fidelizá-los.
Conheça técnicas de pós-vendas que podem te ajudar com isso:
Experiências conversacionais aumentarão a recorrência de compras
As experiências conversacionais já são uma ferramenta fundamental na jornada de compra digital dos consumidores.
As interações entre marcas e clientes que acontecem em tempo real, por meio de chatbots ou assistentes virtuais, são projetadas para serem cada vez mais naturais, envolventes e personalizadas.
Para se ter ideia, 52% dos consumidores têm maior probabilidade de repetir compras se a empresa oferecer suporte via chat ao vivo, de acordo com um levantamento da empresa Kayako, o que enfatiza a importância da comunicação instantânea e acessível para a conversão de clientes.
Essa tendência de vendas para 2024 parece se reforçar quando observamos outro dado importante: 79% das empresas afirmam que o chat ao vivo teve resultados positivos em vendas e receitas.
E mais: é esperado que o mercado de chatbot atinja US$ 9,4 bilhões até 2024. Ou seja, esta é, sem dúvidas, uma ferramenta que estará ainda mais presente como canal de comunicação e vendas nas empresas no próximo ano.
Como se preparar?
Aqui, a dica parece simples e direta: integre plataformas de chatbots conversacionais em seu site, aplicativo ou redes sociais, garantindo uma resposta rápida às solicitações e chamadas dos clientes.
É necessário, sobretudo, investir em chatbots personalizados para oferecer suporte em tempo real, personalizado e eficiente, aumentando a satisfação do cliente.
Realidade aumentada na experiência de compra
À medida que as vendas digitais crescem, a necessidade de aprimorar a experiência de compra se torna mais latente.
Segundo pesquisas, 51% dos clientes afirmam que a maior desvantagem das compras online é não poder “tocar, sentir e experimentar um produto”.
Nesse cenário, recursos como o “experimente antes de comprar” na realidade aumentada oferecem aos clientes uma vantagem decisiva, auxiliando-os a fazer escolhas mais assertivas, reduzindo as chances de devoluções ou trocas.
Essa ferramenta tecnológica pode facilmente solucionar a dor de 35% dos consumidores que dizem que comprariam mais se pudessem experimentar produtos virtualmente antes da aquisição.
Isso parece fazer muito sentido, pois dados compartilhados pela Shopify mostram que produtos com conteúdo interativo de RA (realidade aumentada) apresentaram uma taxa de conversão 94% maior do que produtos sem RA.
Como se preparar?
Negócios que vendem produtos, ainda mais no modelo B2B, podem ter dificuldade em incorporar a RA em suas ofertas.
No entanto, é importante olhar para esse recurso de forma criativa, visando aprimorar a experiência do cliente, como visualização de produtos complexos ou demonstração de soluções.
Também é interessante colaborar com desenvolvedores de realidade aumentada para criar conteúdo interativo relevante para o seu setor, como por exemplo, ferramentas de treinamento virtual para clientes, que os ajudam a compreender melhor como implementar e utilizar seus produtos ou serviços.
Sustentabilidade em foco
A consciência ambiental é um despertar determinante para todas as pessoas e empresas. Ela tem sido frequentemente inserida no centro do comportamento do consumidor, redefinindo a dinâmica das vendas.
Estudos apontam que 85% dos consumidores globais alteraram seus padrões de compra nos últimos cinco anos para incorporar mais práticas sustentáveis. Isso não é apenas uma mudança passageira, mas principalmente um movimento significativo que reflete a demanda crescente por produtos e serviços que respeitem o meio ambiente.
As organizações sofrem uma pressão completamente pertinente no que se refere às práticas sustentáveis. Agora, mais do que nunca, temos vivido os impactos do aquecimento global na pele, literalmente. Nesse sentido, os consumidores esperam se relacionar com empresas responsáveis, que valorizam a redução dos impactos ambientais e a utilização sustentável de seus recursos.
Como se preparar?
É mais do que necessário revisitar seus processos internos e políticas de descarte em suas operações, informando os clientes sobre suas escolhas conscientes.
Isso deve ser parte da sua cultura organizacional, envolvendo todos os níveis da empresa.
Para isso, também é preciso estar aberto a adotar tecnologias inovadoras que reduzam o impacto ambiental de suas operações.
Veja também: Como os princípios ESG impactam as vendas e como as empresas podem começar a agir nesse sentido
IA generativa nas operações da empresa
Se fizermos uma retrospectiva sobre os principais acontecimentos de 2023, certamente a IA generativa seria o centro das atenções.
Essa inovação encheu os olhos de criadores de conteúdo digitais, e pode facilmente ser utilizada para aprimorar processos organizacionais, capacitando empresas a criar e automatizar de forma inteligente, tanto internamente quanto na experiência do cliente.
A IA generativa nada mais é do que uma categoria de inteligência artificial que viabiliza a criação de conteúdo totalmente do zero, a partir de comandos apresentados pelos usuários.
Essa tecnologia é uma excelente alternativa não apenas para otimizar, mas também para elevar a precisão de processos internos nas empresas.
Como se preparar?
Será fundamental buscar por soluções que incorporam a IA generativa.
Aqui no Agendor, por exemplo, desenvolvemos para nossos clientes o recurso de VoIP GPT, uma funcionalidade que permite automatizar o processo de revisão de conversas, ganhando tempo para que a equipe foque somente em suas vendas.
A ideia é simples: depois de uma ligação, usamos IA generativa para criar um resumo inteligente com os principais pontos abordados em uma conversa com o cliente.
Entenda como funciona na prática:
Agora que você já conhece as principais tendências de vendas para 2024, que tal iniciar o próximo ano com o pé direito, contando com uma solução de gestão de vendas orientada por inovação e pela experiência do cliente?
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