O termo de confidencialidade para proposta comercial é um documento que formaliza a proteção de informações sensíveis e confidenciais reveladas por uma empresa para outras partes.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um termo de confidencialidade na proposta comercial é uma parte do documento que visa garantir que as informações compartilhadas no contrato não sejam divulgadas para terceiros.
- Este tipo de acordo pode ser usado em várias situações, como propostas de parceria ou vendas e contratação de funcionários ou de serviços.
- Fazer um bom follow-up ajuda a alinhar os termos do acordo de confidencialidade, garantindo que todas as partes estejam de acordo e conheçam as regras estabelecidas no documento.
- O termo de confidencialidade é apenas um dos elementos de uma boa proposta de vendas. Aproveite para conferir nosso modelo de apresentação comercial grátis e personalize conforme as necessidades do seu negócio!
E compreender a importância deste contrato é fundamental para empreendedores. Afinal, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e agressivo, e manter seus segredos com máxima proteção para evitar vazamento de dados e estratégias é um passo essencial para garantir sua vantagem competitiva.
Por esse motivo, dependendo do tipo de parceria que sua empresa irá firmar, é necessário incluir um termo de confidencialidade em suas propostas comerciais para que seu negócio não seja prejudicado com a divulgação das informações que fornecer.
E para te ajudar, neste artigo você entende como e quando incluir este termo na sua proposta, bem como aprende a criar um e ainda confere um modelo para se inspirar. Boa leitura!
O que é um termo de confidencialidade na proposta comercial?
Também conhecido como NDA — Non Disclosure Agreement, ou Acordo de Não Divulgação em português —, um termo de confidencialidade é um documento utilizado para garantir que as informações reveladas por uma empresa não sejam divulgadas por outros envolvidos em um acordo.
Por exemplo: se uma empresa que presta o serviço de consultoria empresarial divulgar os dados de um determinado cliente, descumprindo o termo de confidencialidade presente na proposta comercial firmada por ambos, sofrerá consequências fundamentadas na lei.
Conheça 5 dicas para fazer uma proposta comercial de sucesso:
Para que serve um termo de confidencialidade?
O termo de confidencialidade presente nas propostas comerciais serve para proteger:
- dados;
- processos;
- pesquisas;
- informações de produção;
- transações;
- serviços;
- negociações;
- ideias;
- projetos.
Portanto, para preservar qualquer tipo de informação, empresas podem incluir um termo de confidencialidade em seus acordos com a segurança de que se este termo for desobedecido, a parte que divulga esses dados receberá penalizações jurídicas.
Este contrato legal pode ser utilizado por qualquer pessoa (seja ela física ou jurídica), em qualquer tipo de situação. No entanto, é mais presente nas seguintes situações:
- na contratação de funcionários;
- quando uma empresa tem interesse em comprar outra;
- em propostas comerciais de parcerias;
- em propostas comerciais para a contratação de consultorias;
- na apresentação de dados para possíveis investidores.
Quais são os tipos de termo de confidencialidade?
Existem três tipos de termo de confidencialidade, que são:
- unilateral;
- bilateral;
- multilateral.
Confira as diferenças entre cada tipo logo abaixo!
Unilateral
O termo de confidencialidade unilateral é aplicado em uma proposta comercial para proteger apenas uma das partes.
Quando uma empresa presta serviço para outra e precisa de dados ou informações sensíveis sobre a mesma, o termo de confidencialidade na proposta comercial garante que o negócio que revelar seus dados, não terá suas informações divulgadas ou utilizadas de maneira imprópria.
Por exemplo, uma empresa que presta consultoria e precisa coletar informações sobre o cliente. Neste caso, o termo proíbe a prestadora de serviços de usar esses dados para benefício próprio ou divulgá-los para terceiros.
Bilateral
Quando duas empresas estão formando uma parceria e precisam se assegurar que ambas as partes precisam manter os dados que trocam em segredo, devem assinar um termo de confidencialidade bilateral.
Assim, ambas as partes se comprometem a não divulgar nenhuma informação sensível, ficando as duas resguardadas pela lei, caso uma delas quebre o que foi acordado.
Multilateral
O termo de confidencialidade multilateral oferece proteção para todas as partes envolvidas, com diferentes graus de comprometimento. Ou seja, pode ser que uma das partes tenha maiores “proibições”, dependendo da natureza do contrato.
Quais os benefícios do termo de confidencialidade na proposta comercial?
A proteção de dados sigilosos e informações sensíveis das empresas promove muitos benefícios para aquelas que adotam o termo de confidencialidade em seus acordos.
- Traz mais transparência para as relações
- Mostra profissionalismo
- Preserva a imagem da sua empresa
- Estabelece confiança entre as partes
- Reduz erros e gastos
Imagine só a seguinte situação: você tem uma startup que está prestes a lançar um produto altamente inovador no mercado. Para elaborar uma campanha publicitária matadora, você contrata uma empresa de pesquisa e inteligência de dados para compreender mais precisamente seu público-alvo.
Sem um termo de confidencialidade na proposta comercial deste serviço, a empresa que você contratou tem informações preciosas sobre seu modelo de negócio e pode encontrar brechas no contrato para divulgar detalhes da sua inovação e interromper qualquer chance de seu negócio se destacar da concorrência.
Logo, o termo de confidencialidade preserva a sua vantagem competitiva, podendo desencadear processos legais contra a parte que desrespeitou este contrato.
E não para por aí, veja outras vantagens do termo de confidencialidade a seguir!
1. Traz mais transparência para as relações
Independente de ser aplicado em relações de trabalho ou comerciais, o termo de confidencialidade permite que todas as partes exerçam suas atividades com transparência e honestidade, uma vez que têm consciência de que serão devidamente punidas caso contrário.
Além disso, o documento deixa claro o que não pode ser feito. Dessa forma, todos ficam “na mesma página”, sabendo das suas obrigações e deveres.
2. Mostra profissionalismo
Dispensando amadorismo, o termo de confidencialidade promove mais seriedade nas relações, já que propõe condições de negócios baseados na legislação. Assim, demonstra um grau maior de seriedade para as negociações.
3. Preserva a imagem da sua empresa
Com as divulgações controladas, não há riscos de um funcionário ou uma empresa parceira vazar informações do ambiente interno. Isso controla a disseminação de informações sobre sua empresa, conservando sua imagem e suas ideias.
4. Estabelece confiança entre as partes
O combinado não sai caro, não é mesmo? E com um termo de confidencialidade devidamente formulado e presente nas propostas comerciais entre empresas, as partes se sentem seguras em suas relações e passam a ter mais confiança sobre suas parcerias. Afinal, sabem que seus dados estão protegidos.
5. Reduz erros e gastos
Sem um termo de confidencialidade adequado, uma empresa pode ser submetida a vários imprevistos e erros na divulgação de seus dados, o que pode causar uma série de gastos para reparar danos ocasionados pelo vazamento dessas informações.
Voltemos ao exemplo da startup. Sem um termo de confidencialidade, pode ser que aquela ideia inovadora caia nas mãos da concorrência. Desse modo, o negócio perde dinheiro com o lançamento, já que ele não é mais único no mercado.
Como fazer um termo de confidencialidade na proposta comercial?
Reforçamos aqui que um termo de confidencialidade é um contrato com aplicação legal, portanto, quando sua empresa precisar inserir este termo em uma proposta comercial, é imprescindível que um advogado ou uma assessoria jurídica sejam acionados.
Somente assim, será possível elaborar um termo de confidencialidade que promova a devida proteção para as partes, respeitando as condições propostas pela legislação.
Este documento deve conter jurisdição e contar com autoridades no assunto para desenvolver o termo de confidencialidade mais adequado possível é necessário para que não haja falhas ou rachaduras que tornem esses contratos debilitados.
De qualquer forma, um termo de confidencialidade deve ter, essencialmente:
- informações sobre as partes envolvidas no contrato;
- detalhes sobre o que será protegido;
- prazo de validade;
- possíveis formas de descumprimento do termo;
- penalidades;
- jurisdição.
Outro aspecto importante do termo de confidencialidade é a padronização. Quanto mais padronizado forem os termos para cada aplicação, mais fácil será o acompanhamento dos casos.
Uma maneira de realizar essa padronização é utilizar modelos de documento pré-configurados e preenchê-los de forma automatizada. Assim, você evita erros e garante que todos os termos assinados cobrirão os pontos mais relevantes para o seu negócio.
Para fazer essa automação você pode contar com plataformas como a Pluga, que conecta ferramentas web para automatizar fluxos de trabalho. Com ela, você pode, por exemplo, criar um novo documento automaticamente a partir de um modelo cadastrado na ZapSign toda vez que um negócio for ganho no Agendor:
Modelo de acordo de confidencialidade para proposta comercial
Para ficar mais claro, preparamos um modelo de acordo de confidencialidade para proposta comercial que você pode usar como inspiração. Porém, reforçamos que é preciso conferir com o setor jurídico da sua empresa os detalhes do termo para, assim, criar um documento que tenha valor legal e reflita os valores da sua organização.
Dito isto, vamos ao exemplo:
A empresa [nome], CNPJ Nº [número do CNPJ], com sede em [endereço] se compromete por meio deste termo de confidencialidade a não divulgar, sem autorização prévia, as informações ou dados técnicos sigilosos que tiver acesso [ou enviar] por meio desta proposta comercial enviada por [nome da sua empresa].
Em seguida, você pode especificar a natureza dos dados. Em outras palavras, o que constitui as informações que não podem ser compartilhadas, como:
- documentos;
- metodologias;
- estratégias;
- softwares;
- etc.
Depois, determine o que pode ser feito com os dados, para não causar nenhum mal-entendido e, por fim, as punições para caso uma das partes descumpra o acordo. Bem fácil, não é?
Como um follow-up adequado pode prevenir desencontros?
Enviar propostas comerciais sem um follow-up adequado já é um mau sinal do seu processo comercial. No entanto, quando isso acontece com propostas comerciais que possuem um termo de confidencialidade atrelado a elas, é um ato quase imperdoável!
Afinal, em qualquer tipo de negociação, o follow-up é essencial para garantir que tudo o que está sendo alinhado é consentido por ambas as partes, visando evitar desencontros e cobranças desnecessárias.
Por isso, contar sistema de CRM que lhe ajude a controlar facilmente o envio de propostas comerciais, e a agendar follow-ups de maneira descomplicada é indispensável para fechar negociações de sucesso.
Para compreender melhor, o processo de follow-up ajuda a estabelecer os termos do acordo para chegar em uma decisão que ambas as partes concordem. Além disso, ajuda a alinhar todas as expectativas para, mais na frente, ninguém dizer que foi mal-informado.
Para não esquecer dos follow-ups agendados, conte com as notificações de tarefas do Agendor:
Para finalizar, é preciso ter em mente que o termo de confidencialidade é parte vital de uma boa proposta comercial. Contudo, não é o único cuidado que você precisa ter ao fazer esse tipo de documento.
Até porque é necessário que suas propostas sejam atrativas e personalizadas para capturar a atenção dos potenciais clientes e falar diretamente com suas dores e desejos.
Quer arrasar nessa etapa? Então, aproveite para baixar nosso modelo de apresentação comercial para ter acesso a um template grátis e customizável que conta, inclusive, com a parte do termo de confidencialidade!