Sabia que o Brasil tem grande vantagem no uso de variados tipos de automação de processos em relação a outros países? Segundo a pesquisa internacional “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, 52% das empresas nacionais já adquiriram tecnologia, enquanto apenas 28% de outras nações adotaram ferramentas inteligentes.
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Principais aprendizados deste artigo
- A automação de vendas representa todos os processos executados de forma automática por sistemas e ferramentas tecnológicas, como preenchimento de cadastro, geração de relatórios e integração de dados.
- Os maiores benefícios da automação comercial são: otimizar processos, reduzir custos, diminuir erros, elevar a produtividade, melhorar o relacionamento com o cliente, reduzir o ciclo de venda e o CAC e tornar a tomada de decisão mais ágil e precisa.
- Alguns tipos de automação de vendas são: prospecção de leads, distribuição de leads, lembretes de follow-up, relatório de vendas, criação de propostas comerciais e histórico de contato e de vendas.
- A melhor maneira de automatizar os processos comerciais é mapeá-los, identificar gargalos, reestruturar suas etapas, implementar o sistema de automação, treinar a equipe, acompanhar os resultados e realizar os ajustes, quando for preciso.
- O sistema de CRM é o mais recomendado para elevar a performance da gestão e equipe comercial, pois automatiza diversas tarefas, como integração com outros softwares, criação e gerenciamento de vários pipelines, relatórios personalizáveis em tempo real, monitoramento do desempenho do time e muito mais.
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A pesquisa OTRS Spotlight, realizada com 600 executivos no Brasil, na Alemanha, nos Estados Unidos, no México, na Hungria e em Cingapura, constatou ainda que os maiores benefícios dos negócios que usam tecnologia e automação são: economia de tempo, crescimento corporativo mais ágil e redução de custos.
Em paralelo, outras vantagens envolvem: diminuição de erros de dados, maior satisfação dos clientes e desenvolvimento da capacidade de se adaptar às mudanças.
Se quiser fazer parte dessas estatísticas, acompanhe a leitura e confira quais os principais tipos de automação de vendas para empresas B2B potencializarem seus resultados. Ainda, veja dicas indispensáveis para ter sucesso na escolha e implementação de novos sistemas e ferramentas!
O que é automação de vendas?
A automação de vendas se refere aos processos realizados de forma automática por tecnologias, eliminando a necessidade de tarefas manuais e repetitivas feitas por agentes humanos.
Ela pode ser aplicada em todos os setores da empresa, pois oferece diversas facilidades aos gestores e colaboradores, como: preenchimento automático de contratos e documentos, organização de dados, geração de relatórios, cálculo de métricas e indicadores e muito mais.
Benefícios da automação da força de vendas
A automação da força de vendas é indispensável para quem deseja crescer de forma escalável e sustentável a longo prazo, otimizar processos, reduzir custos, elevar a produtividade e orientar suas tomadas de decisão por dados em tempo real.
E olha que esses são apenas alguns benefícios da automação comercial. Confira os principais logo abaixo!
- Aumento da produtividade: os vendedores param de perder tempo com registros de dados, que são feitos de modo automático. Logo, o time pode focar no que realmente importa: vender.
- Melhora da satisfação e do relacionamento com o cliente: a comunicação com o cliente se torna mais personalizada e estratégica, pois a equipe tem tempo para se dedicar à pesquisa sobre o lead, com acesso ao histórico de contatos e hábitos de consumo em um só sistema, como o CRM.
- Reduz o ciclo de venda: com maior produtividade dos vendedores, o ciclo de vendas será ainda menor, afinal, eles terão mais tempo para prospectar, negociar e fechar contratos.
- Diminui o CAC: o Custo de Aquisição de Clientes é reduzido, visto que, mesmo com poucos colaboradores, é possível captar leads com processos ágeis e simples.
- Evita desistências e cancelamentos: a automação comercial proporciona a organização de tarefas, como o follow-up, para não perder nenhuma negociação por esquecimento.
- Melhora a tomada de decisão: com criação de relatórios em tempo real e visualização completa do negócio em um dashboard, o gestor acompanha os resultados e realiza melhorias de maneira precisa e rápida.
- Otimiza processos: a otimização de processos acontece devido à chance de identificar gargalos e erros operacionais, corrigindo-os em tempo.
6 tipos de automação de vendas B2B
Saiba que sua empresa B2B pode se beneficiar de todas as vantagens citadas com diversos tipos de automação de vendas, que atuam desde a prospecção e qualificação de leads até o fechamento do contrato e pós-venda.
E o melhor é que a tecnologia possibilita a integração entre sistemas, que facilita a análise de dados em um só local. O software de CRM em nuvem do Agendor, por exemplo, pode ser integrado a várias ferramentas de automação de marketing e prospecção.
Por sinal, essa ferramenta de gestão de relacionamento com os clientes ainda automatiza várias tarefas, como preenchimento de cadastro com informações provenientes da Receita Federal, criação e gerenciamento do funil de vendas, armazenamento de contatos entre o consumidor e a marca e muito mais.
Confira a seguir os principais tipos de automação comercial e como usá-los a seu favor!
1. Prospecção de leads
A automação pode ser feita durante a prospecção de leads. Se for ativa, basta preencher o CNPJ que o sistema de CRM completa o resto. Caso seja passiva, a ferramenta utilizada é integrada ao CRM e, assim, os leads entram automaticamente no funil de vendas.
Adicionalmente, é possível priorizar leads e definir critérios para o sistema qualificá-los, facilitando essa atividade manual do vendedor pré-vendas, como o SDR ou BDR.
Leia mais: Como automatizar a prospecção: 5 passos para escalar sua operação
2. Distribuição de leads
Depois de entender quais leads têm o perfil do cliente ideal da empresa, eles são automaticamente encaminhados aos vendedores para que iniciem a abordagem e negociação.
Ou seja, o gestor não precisa mais distribuir os leads manualmente, perdendo horas e horas de trabalho diário.
3. Lembretes de follow-up e compromissos
Há também a vantagem de automatizar o processo de follow-up com o software de CRM, sabia?
O sistema do Agendor, por exemplo, viabiliza o agendamento de tarefas, além de utilizar a inteligência artificial para indicar o melhor momento de retornar a ligação, o e-mail ou a mensagem do cliente.
Veja mais: Guia: o que é follow-up de vendas e como fazer
4. Relatórios de vendas
Imagine obter todas as métricas e os indicadores de desempenho necessários apenas com poucos cliques? Pois é, a automação comercial permite a customização de relatórios e painéis do negócios (dashboards) e a geração de dados em tempo real.
Isso facilita – e muito – a eficiência da gestão e o alcance dos resultados. Afinal, se houver gargalos ou problemas identificados, o líder pode tomar decisões de forma mais precisa e rápida.
Continue aprendendo: Como funciona a automação de relatórios de vendas? + vantagens
5. Criação de propostas
Sabemos que as propostas comerciais são únicas, pois acompanham as particularidades de cada negociação. Porém, isso não quer dizer que não possam ser padronizadas e automatizadas.
A automação acontece no preenchimento de certos dados sobre a empresa, além de preservar as partes indispensáveis que devem constar em todas as propostas enviadas aos clientes.
6. Histórico de contato
Chega de preencher uma planilha toda vez que conversar com algum lead ou cliente! A automação de tarefas do CRM inclui a coleta, o armazenamento e a organização dos contatos realizados com os clientes.
A plataforma guarda todos os e-mails e as conversas por WhatsApp, por exemplo. E, após uma ligação ou reunião, é possível adicionar dados para deixar o histórico ainda mais completo.
Depois, basta usar alguns filtros e acessar tudo o que foi falado para, então, prosseguir a negociação.
Leia também: Automação de CRM: exemplos na prática para ganhar produtividade
Como automatizar seu processo de vendas?
Ficou animado e quer logo automatizar seu processo comercial para alavancar os resultados? Para isso, não se esqueça de alguns passos:
- mapeie todos os processos atuais e identifique os gargalos;
- reestruture as etapas do processo comercial e defina os objetivos da automação;
- adquira um bom software de automação, como o sistema de CRM do Agendor em nuvem;
- treine a equipe;
- acompanhe os resultados;
- faça ajustes, se necessário.
Agora que já aprendeu todas as possibilidades que os tipos de automação comercial propiciam, é hora de testar na prática como esse processo funciona! Cadastre-se e faça uma demonstração gratuita do CRM do Agendor, que inclui:
- automação de tarefas;
- criação e gerenciamento de múltiplos funis de venda;
- integração com diversas ferramentas;
- relatórios personalizáveis em tempo real;
- gestão de todas as etapas da jornada do cliente;
- visualização completa do negócio com dashboard customizável;
- mensuração do desempenho dos vendedores;
- acesso a todo histórico de contatos e compras de leads e clientes.
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