Que tipos de estratégias de marketing você utiliza no seu modelo de negócio?
Basicamente, o marketing se refere a um conjunto de ações que têm como objetivo dar visibilidade para uma empresa e para as soluções que ela comercializa, posicionando como autoridade no mercado em que ela atua.
Principais aprendizados deste artigo:
- O marketing é fundamental para qualquer tipo de empresa, independente do segmento. Por meio de ações assertivas é possível entender as necessidades dos clientes e desenvolver a melhor forma de comunicação.
- Atualmente, as principais estratégias de marketing disponíveis são: outbound marketing; inbound marketing; marketing digital; marketing de Relacionamento; marketing de produto; e endomarketing.
- Nem todas as estratégias são ideais ou devem ser aplicadas na sua empresa. É preciso levar em consideração o perfil do cliente e do próprio negócio.
- O time de marketing deve atuar junto com o de vendas para atrair e fidelizar clientes, mas esse processo não é simples.
Além disso, o marketing é utilizado para atrair novos clientes e desenvolver um relacionamento de qualidade e duradouro com eles.
Existem diferentes tipos de estratégias de marketing às quais uma empresa pode aderir. A escolha das ações mais adequadas vai depender dos resultados que se pretende alcançar, do orçamento disponível, do tipo de produto ou serviço a ser divulgado, do perfil dos clientes e de vários outros fatores.
Assim, para cada modelo de negócio, diferentes estratégias de marketing são indicadas.
Para te ajudar a escolher, elaboramos este conteúdo explicando quais são os 6 principais tipos de estratégias de marketing mais usadas por empresas de sucesso:
- Outbound Marketing;
- Inbound Marketing;
- Marketing Digital;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing de Produto;
- Endomarketing.
Continue a leitura e saiba como fortalecer a sua marca por meio dessas estratégias.
Veja também: Marketing B2B: as estratégias que você precisa escolher para seu negócio decolar
6 tipos de estratégias de marketing para usar na sua empresa
1 – Outbound Marketing
O Outbound Marketing é um tipo de estratégia mais tradicional. É a empresa que vai até os seus clientes de maneira ativa para oferecer seus produtos e serviços.
Dentre os exemplos de estratégia de marketing Outbound mais comuns, podemos citar os anúncios em rádio, TV e veículos impressos. Há também os outdoors e o patrocínio de eventos em que o público é o mesmo que a marca quer atingir.
A principal vantagem do Outbound Marketing talvez seja o maior alcance que as campanhas desse tipo vão ter. No entanto, investir em estratégias tradicionais custa caro, além de ser mais difícil alcançar uma audiência qualificada e que pode, de fato, se interessarem pela proposta da marca.
Veja mais: Outbound Marketing: TUDO o que você precisa saber para aumentar suas conversões
Quem pratica o outbound marketing precisa prospectar clientes, muitas vezes, por meio de ligações frias, isto é, que não foram solicitadas por quem recebe a chamada.
Para isso, dominar técnicas de vendas é fundamental, conheça algumas delas e quando usar:
2 – Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma alternativa ao tipo de estratégia que citamos no tópico anterior. A intenção é fazer com que o cliente venha até a empresa de maneira voluntária.
Também conhecido como marketing de atração, as estratégias de Inbound busca atrair clientes em potencial, nutri-los com conteúdos relevantes e convertê-los em clientes efetivos.
Para isso, utiliza-se estratégias como produção de artigos para o blog da empresa, otimização de busca online (SEO) e publicação de conteúdos nas redes sociais.
Confira em nosso blog: Entenda o que é Inbound Marketing e Sales e conheça 4 estratégias que funcionam
3 – Marketing Digital
O Marketing Digital é um tipo de estratégia que se dá por meio de recursos digitais e pela a internet.
As empresas que fazem uso de Marketing Digital sabem que os potenciais clientes utilizam a internet para pesquisar soluções, pedir recomendações e investigar o histórico das marcas.
Logo, se a empresa não se faz presente na internet, ela dificilmente será considerada como opção de compra.
Como exemplos de estratégia de Marketing Digital, podemos citar a criação de um site, a publicação de anúncios em sites parceiros, os links patrocinados, o envio de e-mail marketing e o uso das redes sociais.
Leia mais: Marketing digital B2B: 7 estratégias de sucesso para conquistar mais clientes
Para saber ainda mais sobre marketing digital, dê uma olhada neste ídeo de nosso canal no YouTube:
4 – Marketing de Relacionamento
No Marketing de Relacionamento, como o próprio nome sugere, o foco está em construir um relacionamento de longo prazo com os clientes a fim de satisfazê-los, fidelizá-los e torná-los promotores da marca.
Com o Marketing de Relacionamento, a empresa consegue se posicionar como autoridade e se diferenciar de seus concorrentes.
Leia também: O que é Marketing de relacionamento e como usar em seu negócio
5 – Marketing de Produto
O Marketing de Produto é um tipo de estratégia com foco maior na divulgação da solução em si.
Geralmente, ele é utilizado quando a empresa quer lançar um novo produto ou serviço. A intenção é agregar valor à solução, aumentar a penetração no mercado e desenvolver um diferencial competitivo.
Vale a pena conferir: Segredos de como definir o mix de produtos de uma empresa
6 – Endomarketing
Por fim, encerrando nossa lista com os principais tipos de estratégias de marketing, temos o endomarketing, uma importante tática de comunicação interna.
Voltadas para o público interno da empresa, o objetivo das ações de endomarketing é aumentar o engajamento, a motivação e a produtividade dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.
Como exemplos de estratégias de marketing interno, podemos citar os eventos especiais e as campanhas de gamificação com prêmios relevantes.
Bom, agora que você já sabe mais sobre os principais tipos de estratégias de marketing, escolha as que combinam melhor com os objetivos do seu negócio.
Saiba mais: 5 estratégias de marketing para vendas que você deveria aprender
Já que você conhece diversas estratégias de marketing, está na hora de colocá-las em prática, captando leads, fazendo sua nutrição, convertendo vendas e fidelizando esses clientes.
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