O mindset é um tipo de configuração mental que determina como uma pessoa pensa e age. Também é importante saber que, no geral, consideram-se dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.
Principais aprendizados deste artigo:
- Mindset é a mentalidade de uma pessoa. É o conjunto de crenças e atitudes que a fazem reagir frente a determinadas situações ou tomar decisões.
- Os dois tipos mais comuns são o fixo e o de crescimento. No fixo, as pessoas acreditam que as habilidades não podem ser aperfeiçoadas. Já no de crescimento, acredita-se que os comportamentos e habilidades podem mudar com perseverança.
- O mindset pode ser usado na gestão do time de vendas, por exemplo, para entender a si mesmo e outras pessoas e, assim, descobrir as melhores táticas para estimular o crescimento da equipe.
- Saber como identificar os tipos de mindset da sua equipe pode ser bastante útil na gestão. Porém, ainda é importante acompanhar os KPIs de vendas, para saber se sua estratégia está no caminho certo!
É importante destacar que cada tipo de mindset tem características próprias. Por exemplo, o fixo acredita que não dá para melhorar, já que suas habilidades já nascem com você. Já o de crescimento diz que sempre é possível evoluir com estudo e dedicação.
Para ficar mais claro, neste artigo, explicamos que é e quais são os tipos de mindset e suas características. Adicionalmente, trouxemos dicas de como usar a mentalidade para ter mais sucesso nas vendas, então, não perca tempo e confira!
O que é mindset?
O conceito de mindset pode ser definido como o conjunto de atitudes e crenças que todas as pessoas têm. É como se fosse uma configuração da mente que as faz agir de determinada maneira frente às mais diversas situações. Em outras palavras, é a mentalidade.
O termo se popularizou bastante após o lançamento do livro Mindset: a nova psicologia do sucesso — disponível em português —, escrito pela psicóloga Carol Dweck. Na obra, ela argumenta que o mindset é influenciado por uma série de fatores, como valores, crenças e até mesmo pelas experiências diárias.
De qualquer forma, esse é um conceito que pode, sim, ser aplicado nas vendas para ajudar os profissionais a desenvolver suas habilidades e crescer no mundo comercial.
Isso porque a mentalidade afeta não apenas a maneira como vemos o mundo, mas também como interagimos com ele e tomamos decisões.
Agora que você já sabe o que é mindset, chegou o momento de ver quais são os principais tipos, com as características e diferenças entre cada um. Basta continuar com a leitura!
>>>> Antes, aproveite para conferir este artigo: como adotar um mindset de vendas campeão? Importância + dicas
Quais são os tipos de mindset e suas características?
Os dois principais tipos de mindset são fixo e de crescimento.
Confira a seguir quais as principais características de cada um!
1. Fixo
Como falamos, um dos tipos de mindset é o fixo. Aqui, acredita-se que não dá para mudar a maneira como alguém pensa ou age.
Por isso, as pessoas que têm esse tipo de mindset costumam não se esforçar muito para melhorar, já que acreditam que ou você consegue fazer algo naturalmente, ou nem precisa tentar, pois nunca será capaz de aperfeiçoar seus talentos.
No geral, essas pessoas têm a crença de que qualquer habilidade é inata, isto é, que nasce com elas. Logo, não há motivo para aplicar qualquer esforço para crescer, uma vez que acreditam que não dá para melhorar.
Nem precisa dizer que esse não é o mindset certo para um vendedor de sucesso, certo? Afinal, é necessário que o profissional de vendas seja capaz de usar seus erros para evoluir e também de entender que ele não nasce pronto, mas precisa se desafiar para ser melhor todos os dias.
2. De crescimento
O mindset de crescimento, por outro lado, é visto nas pessoas que têm a crença de que tudo pode ser melhorado com perseverança. A principal diferença deste para o mindset fixo é o fato de que essas pessoas veem suas capacidades e habilidades como algo sempre em evolução.
Por tal motivo, não se deixam abalar por um momento ruim ou feedback negativo. Na verdade, as situações servem como combustível para que possam melhorar sempre.
No geral, quem apresenta o mindset de crescimento é mais aberto às mudanças e entende que é preciso estudar e treinar para ser melhor em determinada habilidade, como vender bem.
O tipo de mindset mais adequado para aplicar na gestão de uma equipe de vendas é, sem dúvidas, o de crescimento. Mesmo que alguns membros do seu time não apresentem as características apresentadas aqui, é possível trabalhar para desenvolvê-las juntos.
Para isso, você pode seguir as dicas que trouxemos no tópico a seguir. Vamos conferir?
Como aplicar o mindset na sua equipe de vendas?
De qualquer forma, aplicar a teoria do mindset no mundo comercial pode ser bastante útil para incentivar os vendedores a crescer e bater suas metas. Confira algumas dicas para fazer isso logo abaixo!
1. Conheça a si mesmo
O autoconhecimento é crucial porque liderar pelo exemplo costuma ser mais efetivo. Em outros termos, se você quer estimular a adoção do mindset de crescimento na sua equipe, é preciso que essa mudança parta de você, como líder ou gestor de vendas.
Portanto, busque conhecer a si mesmo. Entenda qual seu tipo de mindset e use essa informação para evoluir como profissional.
>>>> Aprenda mais em: o segredo de se conhecer melhor como vendedor
2. Compreenda sua equipe
Após saber quem você é, chegou o momento de entender a sua equipe. Analise cada membro para tentar compreender qual o tipo de mindset de cada um. Eles são abertos às mudanças e usam os feedbacks para crescer ou nem tentam evoluir?
Com a resposta em mãos, parta para a adoção da próxima dica!
3. Incentive o crescimento
Incentive sua equipe a superar os desafios diários sempre. Se um colaborador apresenta um mindset fixo, use todas as armas que estiverem ao seu dispor para ajudá-lo a mudar de maneira natural.
Para tanto, invista em dinâmicas em grupo para incentivar a proatividade, ofereça treinamentos para aperfeiçoar habilidades e dê feedbacks constantes, sempre indicando um plano de ação de como os vendedores podem melhorar.
Inclusive, recomendamos a leitura do nosso material com desafios de vendas no dia a dia do vendedor, para saber quais são os obstáculos mais comuns e receber dicas de como superá-los!
4. Adote uma gestão baseada em dados
A depender do mindset, o vendedor acredita que o resultado de qualquer situação é “aquilo” mesmo e se você precisa se esforçar para mudar, não vale a pena. Porém, isso não funciona em vendas.
Como explicamos, é preciso ter uma mente aberta para procurar oportunidades de melhorias e uma das opções é usar dados para basear todas as suas ações. Por exemplo, você pode incentivar uma mudança de tipo de mindset da sua equipe estimulando-os a estudar com afinco o histórico dos clientes antes de cada negociação.
Assim, os vendedores passam a compreender a importância de saber o que os consumidores desejam com a empresa e podem traçar os melhores planos para, enfim, fechar a tão sonhada venda.
Com isso, mesmo que eles não tenham o mindset de crescimento, podem aprimorar suas habilidades e vender mais.
Acha trabalhoso estudar essas informações? Então, saiba que o que você precisa é de um sistema de CRM. No Agendor, por exemplo, você tem acesso ao histórico completo dos clientes, como pode conferir na imagem abaixo.
Dessa forma, seus vendedores sempre têm em mãos as informações mais importantes sobre seus clientes. Inclusive, esses dados podem ser acessados pelo celular, já que temos um aplicativo, viu?
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