Não existe apenas um tipo de vendedor. Afinal, nenhuma pessoa no mundo é igual a outra. Portanto, é esperado haver vários perfis de profissionais, que agem de maneira diferente, mesmo que exerçam a mesma função.
Principais aprendizados deste artigo:
- Há vários tipos de vendedores, com características distintas que influenciam como eles agem no dia a dia e quais ferramentas de vendas preferem usar.
- Um dos tipos é aquele ávido de tendências. Esse vendedor está sempre em busca de uma novidade, mas, ao mesmo tempo, tende a ser impulsivo.
- Também existe o vendedor que não tem medo de mudanças organizacionais, mas hesita em tomar a frente, além daquele que prefere fazer as coisas à moda antiga.
- Não importa qual seja sua personalidade de vendedor, as dificuldades enfrentadas costumam ser as mesmas. Por isso, indicamos baixar nosso e-book: desafios de vendas no dia a dia do vendedor para aprender como contornar as mais comuns!
Aliás, muitos vendedores não sabem ao certo onde se encaixam, fazendo que deixem de identificar seus pontos fortes — que devem ser explorados — e os fracos — que podem ser trabalhados e resolvidos.
Para ajudar você, preparamos o conteúdo a seguir. Nele, você confere quais os tipos de vendedor e, ainda, faz um teste rápido para descobrir qual é sua personalidade nas vendas. Vamos lá?
Quais os 3 tipos de vendedor?
Os principais tipos de vendedor são:
- lançador de tendências;
- entusiasta da mudança;
- representante da velha guarda.
Vale destacar que cada tipo tem características distintas, com os próprios pontos fortes e fracos que determinam como o vendedor age frente aos diversos desafios que pode enfrentar no seu dia a dia.
Siga a leitura para conferir cada tipo de personalidade do vendedor!
1. Lançador de tendências
Se existe alguma novidade no universo das vendas, o lançador de tendências quer testar sem perder tempo!
No geral, esse tipo de vendedor é expert em buscar novas oportunidades e, com isso, abrir portas para negócios únicos, contribuindo diretamente para o sucesso do time.
O lançador de tendências também costuma ser autoconfiante, altamente focado e motivado. Com frequência, esse perfil busca se manter atualizado para melhorar constantemente os processos da área comercial de onde trabalha.
No caso, o vendedor que apresenta traços dessa personalidade está sem um passo à frente, seja buscando qualificação constante no mercado ou conhecendo as tendências e tecnologias para se comunicar com o cliente de forma mais assertiva.
Adicionalmente, ele não tem medo de correr riscos. Na verdade, isso o motiva. Porém, esse vendedor pode ser impulso, uma característica que pode gerar riscos desnecessários e até mesmo trazer problemas.
É preciso que ele seja autoconsciente e preste atenção aos detalhes de cada negociação. Além disso, é vital que saiba aproveitar os ciclos de vendas rápidos, mas não se esqueça de cruzar os “Ts” e colocar os pontos nos “Is” para prosperar!
2. Entusiasta da mudança
Se há qualquer mudança que precise ser feita para trazer uma melhoria nas vendas, o perfil do entusiasta está dentro, sem nem pestanejar!
Essa característica o ajuda a acompanhar as evoluções necessárias pelas quais toda empresa passa para garantir a melhora da performance do time.
O entusiasta da mudança costuma ser mais flexível. Ou seja, adaptável às mudanças, o que é fundamental para ter novas conquistas e sempre subir de patamar em relação à carreira.
Em contrapartida, o excesso de adaptação e flexibilidade pode torná-lo um profissional passivo. Então, é interessante praticar a proatividade e não deixar que as mudanças sejam resultado apenas do que já chega pronto até ele. É vital tomar a frente.
Sendo assim, é crucial que esse perfil de vendedor seja inconformado por natureza. Só assim ele consegue entregar um produto e/ou serviço cada vez melhor para seus clientes.
Para completar, é bom acompanhar novos meios de aprendizado e tendências do mercado, já que isso pode ajudar a descobrir novas tecnologias e ferramentas úteis para adotar no seu dia a dia.
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3. Representante da velha guarda
O representante da velha guarda, por sua vez, é uma pessoa que confia apenas nas práticas que já foram consolidadas como bem-sucedidas por gerações de vendedores antes dele.
Esse perfil é um especialista em criar relacionamentos duradouros com os consumidores. Por isso, a tendência é que se destaque no atendimento ao cliente e na descoberta de oportunidades para expandir as contas existentes de maneira orgânica.
O vendedor que tem essa personalidade costuma gostar de tomar decisões com base no que já viu funcionar antes. E isso não é algo ruim. Afinal, a experiência não apenas pode, como deve ser usada como guia para qualquer ação.
Contudo, por ser mais intuitivo, o representante da velha guarda pode se perder nos detalhes de cada negociação. Nesse caso, é importante estar atento às novas tecnologias que podem otimizar sua rotina de trabalho.
Isso porque o propósito dessas ferramentas não é gerenciar cada minuto do dia, mas centralizar informações e agilizar a rotina de compromissos.
Logo, é importante estar aberto às mudanças que podem acelerar as vendas e a produtividade do time. Afinal, são elas que garantem a consistência e a fluidez no relacionamento com os clientes!
Teste de personalidade: descubra qual seu tipo de vendedor!
E você, consegue identificar sua personalidade de vendedor apenas pelas características que citamos acima? Caso ainda esteja na dúvida, responda às perguntas deste teste exclusivo que preparamos e descubra quem é você no mundo das vendas.
O teste está dividido em 5 questões, cada uma com 3 possibilidades de respostas. Basta escolher a que mais se encaixa com sua reação. E não se esqueça de ir anotando, viu?
No final, confira com qual tipo de vendedor suas respostas foram mais alinhadas e, pronto, você saberá sua personalidade no mundo das vendas.
Está preparado?
Pergunta 1: como você gerencia sua carteira de clientes?
A. Em um sistema de CRM integrado a outras ferramentas de vendas, como WhatsApp, e-mail e telefone.
B. Em uma planilha.
C. Em uma agenda física de compromissos e tarefas.
Pergunta 2: como é sua relação com a tecnologia no trabalho?
A. Estou sempre explorando novas ferramentas de vendas para testar suas funcionalidades.
B. Não tenho grandes desafios quando preciso adotar uma nova ferramenta, mas não conheço muitas delas.
C. Tenho dificuldade em adotar novas ferramentas, especialmente quando isso muda processos que já funcionam bem.
Pergunta 3: como você é em relação aos novos aprendizados?
A. Estou frequentemente participando de eventos, fazendo cursos e consumindo conteúdos especializados em blogs, redes sociais e newsletters.
B. Tento acompanhar os temas mais relevantes para o setor e para a área de vendas como um todo.
C. Queria estar mais atualizado, mas minha rotina não deixa tempo para fazer cursos e buscar novas práticas.
Pergunta 4: quando as outras pessoas do time procuram sua ajuda?
A. Para aprender truques e dicas de como usar melhor o CRM, WhatsApp e quaisquer outras ferramentas da empresa.
B. Para tirar dúvidas sobre como funciona o processo de vendas atual e como ele pode ser melhorado.
C. Para receber um histórico mais completo e pessoal das interações com os clientes e do fechamento de negócios.
Pergunta 5: o que você faz quando precisa atingir uma meta?
A. Vou atrás de novas ferramentas para prospectar leads, fazer cadências e acompanhar os indicadores-chave.
B. Converso com outros vendedores e faço benchmarking sobre as melhores estratégias que podem ser implementadas para obter o sucesso.
C. Confio no que já sei que funciona na minha empresa.
Depois de responder todas as perguntas, chegou a hora de calcular seu resultado de maneira bem fácil. Confira:
- caso tenha escolhido mais opções A, seu tipo é o lançador de tendências;
- se escolheu mais opções B, você é um entusiasta da mudança;
- já se optou por mais opções C, seu perfil é o representante da velha guarda.
Não importa o tipo de vendedor: a tecnologia está aí para ajudar!
Não importa em qual tipo de vendedor você se encaixa, a tecnologia pode ser de grande ajuda. Por exemplo, adotar um bom sistema de CRM, como o Agendor, permite monitorar todo o processo de vendas de um só lugar.
Assim, você tem tudo o que precisa para vender mais na palma da sua mão, até porque também temos um aplicativo para celular com todas as funcionalidades do CRM!
E o melhor de tudo é que ele é bem fácil de usar, inclusive para quem é da velha guarda. Para testar, basta fazer o cadastro gratuitamente!