As empresas não devem esperar que os colaboradores já cheguem prontos, com todas as habilidades necessárias para ter sucesso. Por isso, é fundamental oferecer um treinamento comportamental, para alinhar a equipe e ensinar tudo o que for essencial para um bom relacionamento e desempenho, principalmente nas vendas.
Principais aprendizados deste artigo:
- Treinamento comportamental é um tipo de capacitação que foca no desenvolvimento de soft skills importantes para a execução do trabalho no dia a dia e comunicação com a empresa.
- Um exemplo de treinamento comportamental de extrema importância é de resolução de conflitos, já que ele permite que os próprios colaboradores resolvam suas divergências e não afetem a produtividade do time.
- Outros tipos de aperfeiçoamento comportamental bastante úteis são em habilidades de comunicação interpessoal, gerenciamento de tempo e em desenvolver a capacidade de buscar melhorias por conta própria.
- Quer aumentar a eficácia do seu treinamento comportamental? Então baixe o ebook: como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas e veja como ter mais sucesso!
O principal motivo para isso é que oferecer capacitações que ensinem competências importantes no dia a dia da companhia, cria um ambiente de trabalho que incentiva a comunicação e o equilíbrio.
Como resultado, a equipe fica mais motivada a bater as metas, têm uma melhora da produtividade e, ainda por cima, todos se sentem satisfeitos por ganhar mais reconhecimento no trabalho.
No artigo a seguir, separamos 5 ideias de temas para treinamento comportamental, que focam em habilidades cruciais para o desenvolvimento profissional e criação de uma cultura empresarial positiva. Continue lendo para conferir!
Primeiramente, o que é treinamento comportamental?
Treinamento comportamental é uma capacitação oferecida pelas empresas, visando aperfeiçoar certas habilidades nos colaboradores. Geralmente, ele foca no desenvolvimento das chamadas soft skills, que são competências que trazem benefícios para a vida profissional e realização das tarefas do dia a dia da companhia.
Dois exemplos de soft skills aprendidas em um treinamento comportamental são liderança e gerenciamento de tempo. Entretanto, existem inúmeras outras qualidades que podem ser desenvolvidas com esse tipo de capacitação.
No mais, esse tipo de treinamento tem em vista melhorar o alinhamento entre a companhia e as equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Treinamento comportamental: 5 opções para investir
Conseguiu compreender o que é uma capacitação para aperfeiçoamento comportamental? Então chegou a hora de ver 5 exemplos de treinamentos comportamentais que podem ser muito úteis para o dia a dia da sua empresa.
Confira e decida qual é o mais adequado para alcançar seus objetivos!
1. Comunicação
Comunicação é um tópico bastante amplo, já que abrange diferentes situações e participantes. Naturalmente, ela é vital no trabalho onde as responsabilidades são compartilhadas, como quando funcionários colaboram entre si em projetos voltados para vendas.
Logo, funcionar adequadamente como uma unidade, em vez de ter vários indivíduos com diferentes padrões de trabalho, é uma necessidade.
Além disso, uma comunicação clara é vital para consolidar a cultura e os padrões de uma empresa. Independente de ser uma rotina fixa, em escritório, ou remota, os funcionários devem se adaptar à cultura estabelecida pelo empregador.
Em um estudo realizado pela Universidade Pepperdine, observou-se que qualidades como o nível de ambiguidade e autonomia estão diretamente relacionados à personalidade geral do local de trabalho.
Portanto, todos devem estar informados sobre o tipo de local de trabalho em que estão inseridos. E deve-se encorajar continuamente os colaboradores a falarem sobre suas tarefas e perguntar sobre o que eles não entendem.
Ser receptivo a perguntas, garante que os funcionários não hesitem na hora de esclarecer seus erros e tomem a iniciativa de compreender sua contribuição para a empresa.
Sendo assim, o treinamento comportamental de comunicação melhora a experiência diária da equipe e contribui para criar um diálogo amigável com clientes.
O Agendor preparou um e-book gratuito sobre gestão de equipes, para você aprender como se comunicar com o seu time e se tornar um bom gestor!
2. Resolução de conflitos
Os funcionários têm que conseguir enfrentar a tensão entre si e resolver qualquer divergência. Isso pode ser visto como um desdobramento da comunicação, embora seja uma habilidade distinta e difícil de desenvolver, devido à hesitação e à natureza íntima do local de trabalho.
No entanto, o pior hábito para se reproduzir é ignorar conflitos a ponto deles crescerem e se espalharem como incêndios florestais, prejudicando os relacionamentos e a produtividade dos indivíduos e da equipe.
Mas vale destacar que os empregadores devem permanecer cientes dos conflitos em potencial e serem ativos ao intervir e facilitar essas interações mais emocionais.
Realizar um treinamento comportamental para ensinar ativamente métodos de resolução de conflitos e ajudar os funcionários a desenvolver essa habilidade ajuda a desenvolver um local de trabalho seguro e positivo.
Por exemplo, alguns membros estão usando abordagens de vendas que outro grupo não considera tão eficaz? Ter o tato para reunir todos e conversar para alinhar melhor as estratégias, permite mediar o conflito, evitando que essa divergência respingue nos clientes.
Ensine-os a abordar as divergências de frente e não deixar que as coisas piorem. O treinamento corporativo sobre formas adequadas de lidar com funcionários “ruins” manterá o conflito contido.
3. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Embora os empregadores desejem que seus funcionários dediquem o máximo de tempo possível ao seu trabalho, pressioná-los a trabalhar o máximo possível é a receita perfeita para o desastre.
A fadiga mental e a fragilidade física acompanham programas de trabalho extenuantes, e nenhum trabalhador será tão capaz ou estável nessa condição.
Em vez disso, é melhor cultivar um ambiente de equilíbrio, com uma autoconsciência dos limites, para trabalhar de forma mais eficaz.
Para criar um ambiente equilibrado, incentive os funcionários a não levar o trabalho para casa com eles. Tente restringir e-mails e chamadas relacionadas ao trabalho a determinadas horas.
Além disso, incentive os colaboradores a se concentrar e dar 100% de esforço durante o horário de trabalho e depois permitir que eles foquem na vida pessoal. Isso os ajuda a manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal claro.
Seus funcionários não trabalharão apenas com mais eficiência, mas também poderão apreciar sua posição como algo mais que uma necessidade financeira.
Há muitas maneiras de estimular o equilíbrio, desde permitir flexibilidade de horários, caso tenha um time remoto, até simplesmente incentivar intervalos constantes.
Confiar em seus funcionários para encontrar equilíbrio individual, extrai o melhor da produtividade por vontade própria, em vez de por pressão externa.
4. Gerenciamento de tempo
Um atributo frequentemente subestimado dos funcionários, o gerenciamento de tempo, não se refere à capacidade de um funcionário de cumprir um prazo, mas à organização e execução de seu trabalho para concluir uma tarefa no prazo.
Embora essa seja mais uma das habilidades do trabalhador, você pode ajudar a desenvolver as habilidades de gerenciamento do tempo de seus funcionários durante os atendimentos.
Remover distrações, como telefones celulares e mídias sociais, é uma maneira de garantir que os funcionários foquem nas tarefas. Em casos de trabalho remoto ou sem um espaço de escritório tradicional, você terá que promover boas práticas por meios mais sutis.
Por exemplo, escalonar as tarefas em vários marcos, organizando uma gestão de metas e resultados ajuda a guiar seus funcionários, além de incentivá-los a ver o ritmo adequado para concluir cada uma.
Separar o trabalho nessas micrometas convence seus funcionários a ver determinadas atribuições e tarefas como mais imediatas.
Você também pode criar um programa de treinamento de pessoal na empresa, com dicas de gerenciamento de tempo, como concentrar-se na tarefa mais difícil na primeira hora do dia de trabalho e diluir as mais fáceis ao longo do dia.
Esses checkins regulares são uma ótima maneira de ajudar os funcionários a desenvolver técnicas de gerenciamento de tempo para melhorar seu desempenho ao longo do tempo.
5. Autoaperfeiçoamento
A vida no local de trabalho não deve impor o status quo ou a estagnação, mas sim ter uma necessidade constante de melhoria. A complacência leva a uma percepção de repetição, que é quando um trabalho é percebido como incontestável ou como uma rotina.
Sua equipe deve melhorar sempre para evitar tanto a frustração da inexperiência quanto o contentamento com seu trabalho. Bons funcionários querem crescer e ser desafiados. Nesse caso, aprender novas habilidades é sempre algo bem-vindo.
De início, você pode dar a seus funcionários, as ferramentas e a mentalidade para buscar melhorias, observando seu comportamento, hábitos de trabalho e produção.
A partir daí, forneça comentários e críticas que eles possam usar para beneficiar suas próximas atribuições, como desleixo, atrasos, falta de foco ou participação.
Criar momentos para compartilhar experiências é outra forma de incentivar o aperfeiçoamento comportamental. Os membros mais antigos da equipe de vendas podem trazer suas experiências práticas para dividir com os novatos. Uma iniciativa com custo zero e que ainda incentiva a integração e melhora a comunicação.
Para finalizar, saiba que uma parte essencial de promover melhorias com o treinamento comportamental é deixar claro que o fracasso não deve ser considerado como um obstáculo, mas como um caminho para ter foco em resultados melhores.
Está pensando em contratar uma empresa que colocará seu programa de treinamento empresarial em prática? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido.