Investir em treinamento de comunicação na sua empresa garante ganhos que vão muito além do que simplesmente promover um bom clima organizacional.
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Essa vantagem, em si, já faz muita diferença na rotina dos colaboradores e pode, sim, desencadear vários novos benefícios.
Mas os treinamentos de comunicação possuem um objetivo muito mais profundo. Esse tipo de capacitação garante clientes mais satisfeitos, reduz falhas no trabalho, desenvolve novos líderes, melhora os resultados e eleva a imagem da sua empresa.
Por outro lado, a ausência de atenção à comunicação empresarial pode gerar problemas graves.
Uma pesquisa da revista britânica The Economist aponta que as falhas de comunicação nas empresas modernas podem provocar obstáculos na produtividade, redução das vendas, falhas na conclusão de projetos e, inclusive, para a saúde dos colaboradores.
Afinal, quando é hora de aplicar um treinamento de comunicação na empresa? Como fazer isso? Vamos discutir essas questões ao longo do artigo para que você possa compreender os benefícios deste investimento e introduzi-lo na sua organização. Acompanhe!
O que é treinamento de comunicação?
Um treinamento de comunicação é uma série de conteúdos em formato de aula e exercícios que têm como objetivo aperfeiçoar e praticar a habilidade e competência da comunicação dos colaboradores de uma empresa.
Muitas vezes reduzimos esse tipo de capacitação em somente mais uma ferramenta para tornarmos a rotina mais leve e descontraída que melhora o clima organizacional da empresa e a relação entre os funcionários.
No entanto, o treinamento de comunicação tem um poder muito além daquilo que tange refinar o entendimento das trocas de informações entre os membros de um time.
Isso porque nos esquecemos que a comunicação empresarial não acontece só dentro da empresa, no ambiente interno. Ela também ocorre entre os colaboradores e os clientes, fornecedores e parceiros, em suas interações e negociações.
Portanto, para cada necessidade ou modelo de negócio, existe um treinamento de comunicação mais adequado. Porém, antes de tudo, é preciso fazer uma investigação mais aprofundada sobre esse ponto de dor e buscar o tipo de treinamento de comunicação que é a melhor solução.
São várias as suas vertentes, contudo, os tipos de treinamentos de comunicação mais populares são:
- treinamento de comunicação assertiva;
- treinamento de comunicação interna;
- treinamento de comunicação interpessoal;
- treinamento de comunicação não-violenta.
Entenda mais sobre Comunicação Não-Violenta neste vídeo do Instituto CNV Brasil:
Quais são as vantagens do treinamento de comunicação?
Pense na seguinte questão: se não nutrirmos e exercitarmos nosso corpo, o que tende a acontecer?
Tendemos a ficar doentes, fracos e indispostos. O mesmo acontece com os colaboradores de uma empresa se a comunicação não for nutrida e exercitada da forma correta.
Conflitos podem surgir, a quantidade de erros cometidos aumenta consideravelmente, os clientes são atendidos de maneira inábil e se mostram insatisfeitos e o time fica desmotivado, improdutivo e desengajado.
Logo, os treinamentos de comunicação são uma maratona de exercícios que fortalecem a transmissão de informações e conhecimento entre os funcionários, aprimoram o diálogo entre a equipe e os clientes, e estimulam a empatia e o entendimento em relação ao outro indivíduo.
Esse combo pode gerar:
- reuniões mais breves e objetivas;
- redução de falhas e erros;
- aumento da fidelização de clientes;
- maior retenção de talentos;
- elevação da credibilidade da empresa;
- desenvolvimento de novos líderes;
- alinhamento no discurso de vendedores.
Mas, afinal, como saber quando é preciso aplicar um treinamento de comunicação? Confira a seguir 5 sinais!
Leia também: Treinamentos para liderança: 5 tipos de capacitação para desenvolver líderes e equipes
Quando é preciso aplicar um treinamento de comunicação? 5 sinais!
Você entendeu o que é um treinamento de comunicação, mas ainda não sabe ao certo se deve ou não aplicá-lo na sua equipe? Então dê uma olhada nestes 5 sinais. Caso você se identifique, é recomendável considerar investir nessa capacitação para seus funcionários.
Sinal 1 – excesso de lembretes
São necessárias muitas reuniões e conversas para garantir que todo time compreendeu os processos para atingir os objetivos desejados. Além disso, o progresso precisa ser alinhado constantemente para confirmar que tudo está da maneira adequada;
Sinal 2 – conflitos recorrentes
Os membros do time constantemente apresentam pequenos conflitos e isso acaba dispondo um clima organizacional ruim;
Como resolver conflitos na equipe?
Sinal 3 – equipe desanimada
A equipe demonstra desmotivação e possui muita dificuldade em alcançar as metas estipuladas. São muitos os fatores que podem levar uma equipe a esse cenário. Mas quando um colaborador não assimila seu papel e suas obrigações, é um sinal de falha na comunicação da empresa;
Sinal 4 – rotatividade alta
Alto índice de rotatividade advindos de processos seletivos que não foram realizados de maneira assertiva. Se após realizar uma contratação a empresa percebe que o colaborador não possui fit com o cargo em questão, também é um sinal de alerta para a comunicação da organização;
Sinal 5 – clientes insatisfeitos
Os clientes possuem grande dificuldade em resolver seus problemas, se mostram insatisfeitos e frequentemente abrem reclamações sobre o atendimento.
Se identificou com algum desses sinais? Então veja a seguir como montar um treinamento de comunicação.
Como aplicar um treinamento de comunicação?
Acompanhe o passo a passo para desenvolver um treinamento de comunicação de maneira simples e assertiva:
1. Identifique a necessidade do treinamento
Não se deve aplicar um mesmo treinamento de comunicação para questões de treinamento ao cliente, e para conflitos internos, não é mesmo? Por isso, investigue bem o seu problema para posteriormente entender como remediá-lo.
Confira também: Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? 9 dicas simples!
2. Selecione o material necessário
Como você irá aplicar o conteúdo necessário?
Você pode escolher eBooks, vídeos, workshops, palestras ou, até mesmo, contar com ajuda de empresas terceirizadas que são especializadas no assunto!
Uma dica importante é: para um treinamento mais eficaz, não se limite a um único formato! Faça um combo dos melhores conteúdos para tornar a capacitação ainda mais rica.
3. Faça uma avaliação de treinamento
Para se certificar de que o treinamento foi aplicado com sucesso, deve-se fazer uma avaliação para compreender se o conteúdo foi, de fato, assimilado pelos colaboradores.
Trata-se de um investimento no capital humano da organização. E como todo bom investimento, ele precisa trazer um retorno positivo.
Além disso, é preciso entender também o que pode ser melhorado por parte da empresa para oferecer treinamentos que sejam realmente proveitosos.
Aplicar treinamentos de comunicação é uma excelente maneira que os líderes encontram para aprimorar o gerenciamento de sua equipe. Aprenda mais técnicas de gestão no nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes!