Está em busca de caminhos para desenvolver sua equipe e alcançar a alta performance mesmo em meio aos desafios da rotina comercial? É hora de entender como fazer um treinamento de inteligência emocional no trabalho!
De acordo com dados compilados pelo portal Statista, 36% dos executivos acreditam que a inteligência emocional se tornará uma habilidade indispensável nas empresas. Por que será?
A resposta também pode ser encontrada nas estatísticas — e na leitura deste artigo! De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, 86% dos colaboradores acreditam que um funcionário sem inteligência emocional passa a impressão de ser menos profissional.
Além de afetar diretamente a percepção sobre o profissionalismo, a inteligência emocional também impacta na produtividade e no relacionamento com o cliente, dois importantes pilares da rotina de vendas.
Para ajudar a sua empresa a colher os louros de uma equipe equilibrada emocionalmente, preparamos este artigo. Você vai entender um pouco mais sobre o tema e, de quebra, receber 4 dicas para aplicar treinamentos de inteligência emocional no seu time!
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é o nome dado à habilidade de gerenciamento das próprias emoções. Uma pessoa emocionalmente inteligente é capaz de utilizar sentimentos e gatilhos mentais a seu favor, bem como identificar e compreender emoções de outras pessoas.
A inteligência emocional impacta no equilíbrio das relações, na qualidade de vida daqueles que a desenvolvem e no poder de tomada de decisão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBIE), o conceito é fundamentado em 4 pilares:
- autorresponsabilidade;
- percepção das emoções;
- gerenciamento das emoções;
- foco;
- ação.
Conheça algumas atitudes de sucesso para profissionais de vendas:
Por que é importante trabalhar a inteligência emocional no trabalho?
Ao entender o conceito do tópico anterior, fica mais fácil relacionar seus benefícios à rotina de trabalho, não é mesmo?
Vamos ver, a seguir, como os pilares fundamentais do conceito de inteligência emocional se comunicam com os princípios-chave da rotina de vendas:
Autorresponsabilidade
Um vendedor que entende o seu protagonismo em sua relação de trabalho está preparado para assumir as responsabilidades pelos seus atos. Da venda fechada em tempo recorde à perda do cliente fidelizado, saber reconhecer a responsabilidade pelas ações tomadas é o primeiro passo para o crescimento contínuo.
Percepção das emoções
Reconhecer as emoções próprias e de quem está em volta é uma das habilidades do bom vendedor. Dessa forma, é possível criar conexões e enxergar uma situação de forma empática.
Gerenciamento de emoções
Ao ter consciência sobre as reações a determinadas ações, o vendedor é capaz de trabalhá-las e modificá-las em busca de relações mais fluidas e duradouras (com a liderança, a equipe e os clientes). O mesmo vale para você, líder, que precisa administrar emoções para se firmar como uma figura inspiradora para o time.
Foco e ação
As duas habilidades devem andar juntas na rotina comercial. Vendedores capazes de focar em seus objetivos tendem a cumprir ações mais assertivas, pois estão mirando no alvo correto.
Como fazer um treinamento de inteligência emocional no trabalho? 4 ideias + exemplos
Além dos aspectos pontuados acima, saber como elaborar um treinamento de inteligência emocional no trabalho ajuda a criar times mais motivados, equilibrados e produtivos.
Separamos 4 ideias para te inspirar a realizar formações criativas e transformadoras para desenvolver a inteligência emocional em vendas!
1. Conversas inspiradoras
Nossa primeira dica para desenvolver equipes com técnicas como o treinamento de inteligência emocional no trabalho é envolver figuras inspiradoras.
Sabemos que grandes líderes e referências em vendas são, via de regra, exemplos de inteligência emocional e do uso de estratégias pessoais de autocontrole e influência.
Que tal chamá-los para uma conversa transformadora com o seu time?
Veja no vídeo abaixo como Daniel Goleman, uma das grandes referências no tema, aborda a inteligência emocional:
2. Apoio profissional qualificado
Nossa segunda dica para realizar um treinamento de inteligência emocional no trabalho é contar com a ajuda de profissionais qualificados para fazer interferências psicológicas com os colaboradores.
Neste caso, recomendamos buscar clínicas de psicólogos ou profissionais parceiros. A ideia é que eles cedam horários semanais para atender aos colaboradores e propor reflexões e até mesmo atividades que estimulem a descoberta e o desenvolvimento da inteligência emocional.
3. Roda de leituras
O aprendizado coletivo é outro caminho eficaz para o treinamento de inteligência emocional no trabalho. Por isso, criar um clube do livro e realizar rodas de leituras periódicas pode ser efetivo no desenvolvimento da habilidade.
Felizmente, existem inúmeras obras aclamadas que ajudam a encontrar os caminhos da inteligência emocional. Veja uma lista com alguns destes valiosos trabalhos a seguir:
- Inteligência emocional – Daniel Goleman
- Inteligência emocional em vendas – Jeb Blount
- Gestão da emoção – Augusto Cury
- Agilidade emocional – Susan David
4. Dinâmicas diferentes
As dinâmicas empresariais são boas ferramentas para enriquecer o treinamento de inteligência emocional no trabalho. Isso porque simulam situações e estimulam tomadas de decisão que despertam a atenção dos colaboradores a atitudes que devem ser exaltadas e outras que devem ser trabalhadas.
Quando o tema é inteligência emocional, dinâmicas como o “Dicionário de Emoções”, que estimula a definição de termos e sentimentos de diversas complexidades pelo time, e a “Encenação de emoções”, que estimula a equipe a representar a forma como eles sentem determinadas emoções, são bons caminhos para seguir.
Dica de leitura: conheça o Dicionário de Emoções, a Encenação de Emoções e mais duas dinâmicas de inteligência emocional no trabalho para complementar o seu treinamento!
Bônus: inteligência emocional + metas pessoais alcançadas = performance perfeita!
Ter um time desenvolvido em inteligência emocional é um passo importante para obter resultados surpreendentes. Entretanto, adicionar mais uma variável a esta equação pode acelerar os progressos e levar sua equipe à alta performance de forma efetiva.
Estamos falando da possibilidade de aliar à inteligência emocional a realização de metas pessoais ligadas à performance de vendas.
Ao estudar o assunto, concluímos que um dos maiores desafios dos vendedores é a falta de conexão entre seus resultados de vendas e suas metas pessoais. Reconhecendo a potência dessa relação, criamos uma ferramenta que resolve o problema: o Funil dos Sonhos.
O objetivo do funil é justamente relacionar a realização de um sonho (casa própria, carro, viagem, estudo etc) com os resultados de vendas na empresa. Após preencher um breve questionário, o vendedor tem acesso a um dashboard completo, que responde, de forma direta, quantas vendas comissionadas precisam ser feitas para que o sonho pessoal seja realizado no período desejado.
Incrível, não é?
Conheça o Funil dos Sonhos e engaje o seu time agora mesmo!