Uma das preocupações de líderes e gestores é a falta de competências necessárias para o colaborador executar as estratégias corporativas. Se essa questão também passa pela sua cabeça, temos uma boa notícia: é possível capacitar equipes de qualquer setor com a trilha de aprendizagem organizacional.
Principais aprendizados deste artigo:
- A trilha de aprendizagem é uma sequência de atividades, dividida por módulos, que oferece um caminho diversificado para o aprendizado integral de um assunto.
- Ela proporciona o ensino de um tema por meio de vários formatos, como videoaulas, artigos, apostilas, vídeos, podcasts, palestras…
- Há dois tipos de trilha de aprendizagem. O linear segue uma determinada ordem e conduz o colaborador a finalizar uma etapa para iniciar as próximas. A agrupada não segue uma ordem determinada e o funcionário pode assistir os módulos na ordem que desejar.
- Ela pode ser oferecida de forma presencial, híbrida ou online. O ideal é entender o orçamento corporativo e as características dos colaboradores para identificar qual delas faz mais sentido aplicar.
- A trilha de aprendizagem organizacional, normalmente, apresenta dois motivos: resolução de problemas e gargalos e aquisição de competências técnicas e comportamentais.
- Para montar a sua trilha, é preciso definir o objetivo, entender o perfil dos colaboradores, planejar o conteúdo, determinar o modelo da trilha, divulgar o treinamento, aplicá-lo e pedir feedback aos envolvidos. Aprimore a sua gestão comercial e aprenda Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas!
As diversas formas de treinamentos corporativos ganham mais espaço no planejamento empresarial. Uma prova disso é o sexto relatório do Linkedin sobre aprendizagem no local de trabalho:
- 72% dos líderes responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento de colaboradores (T&D) afirmam que a área se tornou mais estratégica em 2021;
- 94% foi o aumento da demanda por especialistas em T&D nas empresas até a metade de 2021.
Ou seja, a organização que souber implementar os métodos de capacitação de forma eficiente, fazendo a diferença no trabalho (e na vida) das equipes, sai na frente da concorrência e desenvolve ainda mais o seu diferencial competitivo.
Continue a leitura deste texto e aprenda o que é trilha de aprendizagem, seus benefícios e como montar uma trilha de aprendizagem organizacional adequada.
O que é trilha de aprendizagem organizacional?
A trilha de aprendizagem organizacional é uma sequência de atividades com a finalidade de ensinar algo. Esse método de educação oferece um caminho com conhecimento diversificado, mais fácil, acessível e orgânico, garantindo a assimilação do assunto por diversos formatos de conteúdo.
A trilha é composta por etapas, que se complementam e ensinam sobre determinado tema por meio de videoaulas, aulas ao vivo online e presenciais, apostilas, livros, vídeos, podcasts, palestras etc com o objetivo de oferecer diversas formas de apresentar um mesmo assunto e proporcionar uma melhor aprendizagem.
Quando trazida para o mundo corporativo, a trilha de aprendizagem trata sobre questões internas das empresas. Por isso, ela permite que a corporação invista no desenvolvimento técnico e comportamental dos seus colaboradores.
A sequência de atividades é definida por um gestor da equipe, do setor de RH ou da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e precisa seguir determinados requisitos para que o funcionário evolua dentro do seu aprendizado.
Para que serve a trilha de aprendizagem?
Sua principal finalidade é proporcionar o desenvolvimento contínuo de equipes para que elas evoluam profissionalmente e ofereçam um trabalho ainda mais completo à organização.
Por isso, esse método promove um ensino integral: ele engloba desde a pré até a pós-aprendizagem, oferecendo conteúdo teórico e prático.
Essa metodologia é diversificada e considera que cada pessoa tem uma forma de aprendizado muito particular. Ou seja: ela é uma maneira de ensinar diferente da mais tradicional.
Se quiser entender melhor sobre outros métodos de treinamentos, leia nosso artigos:
- Escolha e saiba montar o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos
- 5 tipos de treinamentos para vendas e 3 dicas essenciais de como implementá-los
Tipos de trilha de aprendizagem organizacional
Existem dois tipos de trilha de aprendizagem, o linear e o agrupado. Entenda a diferença entre eles:
- linear: quando há uma sequência a ser seguida, isto é, o colaborador deve concluir os módulos na ordem determinada e só pode acessar a próxima etapa após finalizar a anterior;
- agrupado: quando não há uma ordem a ser seguida. O funcionário pode escolher qual módulo assistir, sem afetar a sua aprendizagem.
Um exemplo de trilha de aprendizagem linear são as operações matemáticas, físicas ou químicas. Só é possível passar para o próximo nível de conteúdo quando finalizar o de antes. Caso contrário, o aluno não consegue compreender a etapa seguinte. Para aprender multiplicação, é necessário dominar a adição, não é mesmo?
Já a trilha de aprendizagem agrupada oferece uma maior autonomia ao colaborador, já que ele escolhe o que aprender, quando e em qual ordem. Geralmente, os módulos escolhidos primeiro são os que despertam maior interesse, facilitando o processo de assimilação do conteúdo.
Mas, só é possível proporcionar o tipo agrupado caso o assunto abordado possua diversificação, como técnicas de vendas, gatilhos mentais etc.
Importante: antes de definir qual tipo aplicar na sua empresa, entenda qual é o perfil das equipes que vão consumir o conteúdo. Pessoas que são desorganizadas ou sem proatividade podem ter dificuldade com o modelo linear, por exemplo. Por outro lado, quem preza pela sua autonomia e é mais disciplinado não se adapta ao tipo linear.
Formatos da trilha da aprendizagem organizacional
Além dos modelos linear e agrupado, é possível categorizar as trilhas de aprendizagem pelos formatos oferecidos: presencial, híbrido ou a distância (EAD).
O principal ponto aqui é entender o objetivo da trilha de aprendizagem para determinar qual formato seria melhor aproveitado. Além disso, aconselha-se verificar o orçamento disponível, pois aulas presenciais sempre despendem mais tempo e custos do que as on-line.
Com o avanço da tecnologia, a educação a distância tem sido cada vez mais requisitada. De acordo com a 16ª pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, 69% do treinamento corporativo oferecido no Brasil é remoto. Há apenas dois anos, o modelo presencial representava 71%.
Qual a importância da trilha de aprendizagem organizacional?
A trilha de aprendizagem oferece diversos benefícios para o colaborador e a empresa. Ambos saem ganhando com o investimento em educação corporativa contínua.
Vantagens para o colaborador
- maior autonomia e flexibilidade de aprendizagem: o colaborador se torna o protagonista do seu estudo;
- vivência integral de um assunto relevante para a evolução de sua carreira;
- desenvolvimento de competências contínuo.
Vantagens para a empresa
- melhora da produtividade e da proatividade;
- aumento da motivação e do engajamento;
- maior retenção e desenvolvimento de talentos;
- entrega de melhores resultados;
- promoção da cultura organizacional;
- melhor do clima organizacional;
- redução das taxas de turnover e absenteísmo.
Como montar uma trilha de aprendizagem?
A trilha de aprendizagem organizacional, geralmente, segue por dois caminhos:
- conteúdo para solucionar gargalos e necessidades internas que foram descobertos por pesquisas de satisfação, análise de desempenho, reestruturação de processos operacionais, taxas de absenteísmo e turnover etc;
- ensino de competências para os colaboradores devido a implementação de novas tecnologias, como um sistema de CRM ou ERP, novos produtos ou serviços no portfólio corporativo, necessidade de desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, entre outros.
Baseando-se nesses pontos de partida, veja como montar uma trilha de aprendizagem organizacional completa e eficiente.
- Determine o objetivo do treinamento.
- Conheça profundamente o público que vai assistir à trilha: características comportamentais e conhecimentos técnicos.
- Estruture um roteiro com o conteúdo que será abordado e escolha qual modelo de trilha é o mais adequado, o linear ou o agrupado.
- Divulgue a trilha para os envolvidos e peça suporte ao gestor da área para tirar dúvidas e motivar os colaboradores a concluírem o aprendizado.
- Peça feedbacks a quem concluiu o estudo e use as respostas para ajustar as próximas trilhas a serem oferecidas.
Uma dica para quem nunca realizou uma trilha de aprendizagem é começar pela linear e, depois de entender essa metodologia na prática, passar para a agrupada. Mas, claro, entendendo se o assunto abordado permite variar o formato da trilha ou não.
A sua empresa investe na capacitação contínua de funcionários? Os líderes já identificaram questões internas que precisam ser melhor trabalhadas? Gostou de aprender o que é, os benefícios e como fazer uma trilha de aprendizagem organizacional?
Aplique agora mesmo as dicas dadas acima e construa equipes de alta performance! Afinal, quanto melhor o trabalho entregue, melhor será a satisfação dos clientes e, consequentemente, maior será o faturamento da empresa.
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