Já pensou em investir em vendas multicanais? Este é um modelo que tem se provado cada vez mais necessário ao longo dos anos.
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Principais aprendizados deste artigo:
- As vendas multicanais permitem alcançar um público que talvez não fosse possível alcançar utilizando apenas um canal de vendas.
- Vendas multicanal referem-se ao modelo de vendas que se baseia nas preferências dos clientes para definir os canais de vendas que serão utilizados para ofertar produtos e serviços.
- Os canais que podem fazer parte de uma estratégia de vendas multicanais são e-commerces, redes sociais, pontos de venda físicos, e-mail marketing, WhatsApp e telemarketing, por exemplo.
- Integrar os canais de vendas é essencial para proporcionar uma experiência do cliente mais unificada e harmoniosa.
- É preciso monitorar os canais de vendas para avaliar o desempenho dos canais, identificar gargalos nos processos de vendas e aperfeiçoar as estratégias. Saiba quais indicadores acompanhar em: Guia: KPIs de Vendas
Isso porque os avanços tecnológicos e o valor da experiência de compra do cliente trouxeram à tona a importância de estar presente nos canais de vendas preferidos dos seus compradores.
É justamente esse o objetivo das vendas multicanais: diversificar os canais de vendas e oferecer uma experiência de compra mais ampla no que tange suas alternativas.
Em termos simples, as vendas multicanais se preocupam em tornar a compra fácil para o cliente.
Com isso, é possível alcançar um público que talvez você não fosse capaz de alcançar utilizando apenas um canal de vendas, aumentar a satisfação dos clientes, obter melhores taxas de fidelização, vender e, principalmente, expandir o seu negócio.
Quer saber mais sobre vendas multicanais?
Então, continue a leitura do artigo!
O que são vendas multicanal?
Vendas multicanal referem-se ao modelo de vendas que se baseia nas preferências dos clientes para definir os canais de vendas que serão utilizados para ofertar produtos e serviços. Na prática, isso significa que uma empresa pode vender em lojas físicas, e-commerces e pelas redes sociais simultaneamente, oferecendo ao consumidor um leque de possibilidades para realizar suas compras, adaptando-se às suas preferências e necessidades.
Os canais de vendas que podem ser utilizados em uma estratégia de vendas multicanais são:
- e-commerces;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- loja física;
- catálogo;
- WhatsApp;
- rede de afiliados;
- Google Ads;
- marketplace;
- ponto de venda;
- franquias;
- distribuidores;
- telemarketing.
Ufa! A lista é grande, não é mesmo? Mas, percebe como trabalhar simultaneamente com mais de um canal amplia o alcance de mercado da sua empresa?
Para entender melhor, veja como seriam, na prática, as vendas multicanais dentro do universo B2B.
Vendas multicanais e o mercado B2B: como funciona na prática?
Você já pode praticar vendas multicanais sem sequer ter noção disso, sabia?
Veja um exemplo clássico de vendas multicanais no B2B:
Um vendedor atua com vendas diretas para identificar as necessidades dos clientes, encontrar soluções e fechar negócios.
Ainda assim, este mesmo vendedor não deixa de utilizar outros canais para se comunicar com seus clientes, como e-mail, telefone, videoconferências e WhatsApp Business.
Inclusive, pode ser que os clientes deste vendedor tenham dúvidas específicas que precisam solucionar ao longo do dia.
Quando isso acontece, os clientes evitam ligar para os vendedores para dúvidas tão pontuais, e acreditam que mensagens possuem um tempo de resposta do vendedor um tanto imprevisível.
Por se tratar de uma questão rápida, os clientes optam por acionar o chat de atendimento ao cliente da empresa para acessar informações específicas rapidamente.
4 estratégias de vendas multicanais
Apresentamos um exemplo básico de vendas multicanais, mas é claro que os bons resultados de vendas multicanais dependem de uma estratégia bem elaborada.
Conheça, a seguir, 4 estratégias de vendas multicanais para obter ótimos resultados.
1. Conheça profundamente seu ICP
O ICP, seu perfil de cliente ideal, deve direcionar sua estratégia de vendas multicanais.
Com o ICP, você poderá identificar quais são os canais de vendas preferidos dos seus clientes e definir os mais adequados para atingir o público que deseja.
Este é o primeiro passo para começar a vender em múltiplos canais.
2. Integre os seus canais
Imagine ter que fazer a gestão de vendas de cada canal separadamente, ter que cadastrar os mesmos clientes diversas vezes em cada sistema de controle, não ter acesso ao histórico de interações dos clientes completos.
Seria quase impossível alcançar o sucesso em vendas e expandir seu negócio dessa forma, não é mesmo?
É por essa razão que é tão importante integrar os canais de vendas da sua empresa!
Assim, será possível:
- proporcionar uma experiência do cliente mais unificada e harmoniosa;
- centralizar todas as informações dos clientes em um único lugar, como o histórico de compras, preferências, dados de contato etc;
- atualizar rapidamente dados para gestão de estoque, controle financeiro e atendimento ao cliente;
- coletar e acompanhar dados para obter uma visão 360 das vendas;
Para esse fim, é preciso investir em um CRM para centralizar todas as atividades de vendas de um modo prático e acessível.
Veja também 10 dicas de gestão de vendas para aderir em sua estratégia:
3. Padronize seus processos
Preocupe-se com a padronização de processos em cada canal. Esta é a única forma de escalar sua operação e obter resultados significativos nos canais que você definiu.
Por isso, é necessário criar fluxos de trabalhos claros e objetivos para evitar erros, retrabalhos e desperdício de tempo.
Também é importante proporcionar uma experiência de compra consistente nos diferentes canais de vendas, o que torna a padronização de processos ainda mais relevante para o sucesso das vendas multicanais.
4. Monitore os canais de vendas
Monitorar os canais de vendas e mensurar os resultados é uma tarefa indispensável na gestão de vendas multicanais.
A partir deste monitoramento e análise, você poderá avaliar o desempenho dos canais, identificar gargalos nos processos de vendas, aperfeiçoar as estratégias e melhorar a experiência do cliente.
A boa notícia é que se você integrar seus canais de vendas no CRM, será muito mais fácil fazer essa análise!
Certifique-se de consultar os seguintes indicadores:
- taxas de conversão de vendas por canal;
- volume de vendas;
- ciclo médio de vendas;
- ROI por canal;
- canal com maior receita;
- ticket médio.
Basicamente, você deverá fazer a gestão dos resultados de vendas de cada canal utilizando os principais KPIs da área. Depois, compará-los para compreender a performance de cada canal.
Por fim, é essencial que você continue estudando e identificando novos canais de vendas para alcançar seus melhores clientes.
Lembre-se: os avanços são velozes e o comportamento do cliente está em constante mudança e evolução. Oferecer vendas multicanais é uma forma de sobreviver a este novo contexto cheio de desafios e de alta competitividade.
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